11 Coisas Que Lutadores Nunca Devem Fazer Em Um Treino De Jiu Jitsu

11 Coisas Que Lutadores Nunca Devem Fazer Em Um Treino De Jiu Jitsu

Todos sabem que o Jiu Jitsu é um esporte que preza o respeito e a disciplina e se espera que os lutadores se comportem de maneira adequada principalmente quando se diz respeito a área de treinamento.

O tatame é um local sagrado para os Jiujiteiros e por isso deve ser respeitado. Existem muitas coisas que devem ser evitadas na área de treinamento, tanto para manter a ordem a higiene e principalmente a boa convivência entre os presentes.

O Jiu Jitsu é uma arte marcial que nos ensina bem mais do que técnicas de lutas e de defesa pessoas, ela traz uma série de benefícios para a nossa saúde tornando a nossa vida mais leve e mais feliz também. Além disso ajuda na formação de nosso caráter e melhora não só o convívio familiar, mas também o social.

Por isso as regras são tão importantes, nossa vida é rodeada de regras e no tatame não podia ser diferente, as regras praticadas ali dentro refletem na nossa vida fora do tatame, melhorando não só a nossa, mas também a vida daqueles que fazem parte do nosso cotidiano.

Mas sem mais “delongas”, o post de hoje tem por objetivo exemplificar as principais regras do nosso esporte e também as regras adotadas nas academias afim de proporcionar aos praticantes mais saúde e mais leveza na sua vida e na vida daqueles que também são fanáticos pelo nosso esporte e dividem o tatame com a gente:

Desrespeitar o professor

Alguns consideram isso ultrapassado mas a nossa arte é tradicional e os seus princípios devem ser preservados! Uma das coisas mais importantes que o Jiu Jiteiro precisa saber é que ele deve respeito ao seu professor, não só como pessoa, mas também como aquele que irá lhe ensinar os princípios e as técnicas dentro do Jiu Jitsu. A experiência de seu professor ajudará na sua formação e consequentemente irá refletir no seu sucesso no BJJ.

Por mais que não concorde com o seu professor, jamais o questione na frente dos demais, se alguma duvida pairar na sua cabeça, espere um momento oportuno e fale com ele, sempre com muito respeito.

Conversar durante o rola

Algo que é muito comum mas é extremamente desagradável para todos os envolvidos e o tal de conversar durante os treinos. Se as pessoas tivesse a noção do quanto que os treinos são importantes para o seu crescimento dentro do esporte elas lhe dariam ainda mais valor.

Conversar durante o rola atrasa o seu desenvolvimento e atrapalha também o desenvolvimento dos seus parceiros de treino. Hora do treino é para treinar, deixe para conversar, discutir posições em outro momento. Aproveite cada segundo do seu treino, eles são extremamente valiosos.

Isso se torna ainda pior quando é feito com o intuito de se livrar de alguma posição perigosa. Muitos atletas recorrem a esse artifício para não serem finalizados ou vencidos por seus colegas de treino. Mas se fez isso saiba que você já perdeu. E o pior de tudo perdeu para si mesmo, que é o maior adversário que você encontrará na sua vida.

Treinar com kimono sujo

Antigamente as coisas eram diferentes, mas mesmo assim o kimono sempre foi muito respeitado pelos praticantes de Jiu Jitsu afinal eles são a sua armadura e seus fieis escudeiros, pois o acompanham em todo treino e em toda a competição, perdendo ou ganhando ele estará sempre com você. Porém muitas pessoas se esquecem disso e insistem em treinar com o kimono sujo ou rasgado.

Isso é um grande desrespeito com você, seu professor e principalmente com os seus colegas de treino. Além de ser falta de educação é um perigo para a sua saúde e para a saúde de seus companheiros. Com o tempo é bem provável que as pessoas evitem treinar com você por esse motivo.

O melhor é lavar o seu kimono após cada treino e de preferência ter ao menos dois kimonos para que você possa intercalar as lavagens e não passar por esse tipo de situação.

Brincadeiras desagradáveis

Entenda uma coisa, o tatame é um local onde o mais variado tipo de pessoas se encontram, ali é o lugar que muitos encontram para espairecer a cabeça e aprender algo novo. Não quer dizer que precisa ser como um quartel general, porém aposte em brincadeiras saudáveis, nada de dar apelidos a pessoas que não gostam. Assim o lugar e o ambiente se tornam ainda melhores, brincadeiras saudáveis sempre serão bem recebidas.

Treinar quando estiver doente

Como já dito o tatame é um local freqüentado por inúmeras pessoas, se você estiver doente nada de ir treinar, as vezes se afastar dos treinos é extremamente necessário tanto para a sua saúde como para a saúde dos demais.

Ficar alguns dias sem treinar não apagará todo o conhecimento que adquiriu! A sua saúde sempre deverá estar entre as prioridades.Procure se recuperar primeiro antes de voltar aos treinos. Principalmente se forem doenças contagiosas.

Pisar descalço fora do tatame

Isso deveria se requisito básico para entrar no Jiu Jitsu “proibido pisar descalço fora do tatame”! O local de treino é o lugar onde todos encostam seus rostos e as mais variadas partes do corpo, sendo um local propicio para pegar alguma bactéria, isso aumenta as chances quando um camarada insiste em ir ao banheiro descalço e ainda te ma cara de pau de dizer “é rapidinho”. Colocar o pé fora do tatame já é suficiente para trazer microorganismos para a área de luta então nem pensar nisso!

Da mesma forma o contrário, o tatame deve ser um local extremamente limpo pisar nesta área com algum tipo de calçado além de falta de educação não é nada higiênico.

 

Falar palavrões dentro do tatame

A filosofia do esporte é a disciplina e o respeito, fazer uso de palavrões na area de treino é totalmente incondizente com a postura de um lutador de artes marciais!Evite ao máximo usar palavrões na área de treino e mude seus hábitos, tente proferir palavras boas e motivacionais no lugar.

Comentar os treinos

Esta deveria estar no topo do topo! Comentar treino deve ser algo evitado ao máximo, pessoas só comentam treino para se vangloriar, pelo menos na maioria das vezes é assim, é claro que vencer um treino é sempre bom, mas devemos nos conter e guardar essa imensa alegria para nós, externar isso pode gerar uma grande confusão e sem nenhum necessidade.

Sempre que quiser comentar um treino, seja positivamente ou não, comente com pessoas totalmente desligadas do seus treinos como seus pais, seus avós, primos, enfim dessa forma você externa o que deseja e não se compromete com ninguém!

Deixar as unhas grandes

No esporte de contato o perigo de lesões é imenso e existem algum comportamentos que podem diminuir a incidência dos mesmo. Cortar e manter as unhas sempre aparadas é algo indispensável. Unhas grandes podem provocar ferimentos em você ou em outros alunos.

Interromper ou fazer manifestações durante o treino de outras pessoas

Deixe seus amigos treinar, a não ser que você seja o professor o este lhe solicite esse papel , mantenha se quieto durante os treinos dos demais, por mais que a sua intenção seja boa as pessoas podem não gostar e se sentirem ofendidas! Para evitar qualquer tipo de mal estar prefira se abster e nunca irá errar se apenas observar.

Reclamar

Um bom atleta não reclama! Os problemas surgem a todos os momentos e reclamar só pioras as coisas! Ao invés disso gaste seu tempo produzindo mais! Aprendendo coisas novas e melhorando na Arte Suave e se quer um conselho acesse a plataforma do BJJFANATICS que temos coisas maravilhosas para lhe oferecer!

Aqui você encontrará os melhores cursos do mundo do Jiu Jitsu com os melhores professores como Lucas Lepri, Rodrigo Cavaca, Fábio Pinheiro e muito mais!

O que está esperando venha logo se tornar um lutador de verdade!

O TUTORIAL DO TRIÂNGULO COM RODRIGO CAVACA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

 

A CIÊNCIA DA PASSAGEM DE GUARDA COM LUCAS LEPRI (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

 

EXORCISTA COM FABIO PINHEIRO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

 

 

Marcadores