X Close
Your Cart
Keep Shopping
O Conhecimento De Regras Poderá Alavancar Seus Resultados Nas Competições De Jiu Jitsu

O Conhecimento De Regras Poderá Alavancar Seus Resultados Nas Competições De Jiu Jitsu

Uma das coisas mais importantes no Jiu Jitsu é o conhecimento e entendimento de regras. Não só aqueles que gostam de competir, mas todo mundo que está inserido nesse meio da arte suave, deve de tempos em tempos se atualizar sobre as regras de nossa arte.

É obvio que se você é um faixa branca que treina há um mês dificilmente entenderá perfeitamente tudo aquilo que está escrito no manual de regras da IBJJF, afinal de contas o texto desse manual utiliza uma linguagem muito específica que somente com um certo tempo você começará a entender, porém saber algumas coisas básicas como os golpes permitidos e os não permitidos, se faz essencial desde o primeiro dia dentro da academia não só para o seu desenvolvimento dentro do Jiu Jitsu, mas também para que você não se machuque e nem machuque seus parceiros de treino.

Muitos atletas de Jiu JItsu, tem uma técnica muito refinada e treinam duro para os campeonatos. A gente sabe que quem disputa um campeonato deve estar pronto para uma verdadeira batalha, e para enfrentar essa batalha você deve dominar perfeitamente todas as normas estabelecidas.

É muito comum que pessoas altamente talentosas e preparadas que simplesmente negligenciam o conhecimento das regras acabe perdendo para um oponente muito menos técnico e talentosa do que ela.

Lembra aquela história que sempre escutamos no futebol, “eles entraram com o regulamento debaixo do braço”, no Jiu Jitsu isso se faz cada vez mais presente... É obvio que a essência do Jiu Jitsu é a finalização e muitas pessoas da mentalidade Old School condenam o Jiu Jitsu esportivo justamente por conta disso, acreditando que as regras fazem com que as lutas se tornem cada vez mais amarradas e menos atrativas.

De fato, ver uma luta onde um dos atletas “passa o carro” no seu adversário é muito mais bonito de se assistir do que aquela luta morna em que os dois atletas ficam com receio de errar e a luta acaba empatada sem nenhuma efetividade em nenhum dos lados. Mas o que devemos entender é que a cada dia que se passa o nível técnico geral tem se elevado bastante, além de que a quantidade de praticantes e competidores também se eleva na mesma proporção, o que torna cada ver mais difícil “passar o carro” em todas as lutas.

Imagine a seguinte situação: “Você é um faixa azul de 21 anos, pesa 75 Kilos e vai lutar o Campeonato Mundial”. Meu amigo, a única coisa que eu tenho para te dizer é SEJA INTELIGENTE! Como assim inteligente? Caso você queira ser campeão, treinos duros, preparação física, alimentação balanceada, descanso e tudo aquilo que a gente já sabe pode não ser o suficiente se você não entender o mínimo de regras.

Supunha que ainda nessa situação, você tenha que vencer 7 lutas para sagrar-se campeão e você é um cara super talentoso que costuma finalizar rápido seus adversários. Você já venceu 3 lutas por finalização e está na sua 4ª luta, praticamente metade do caminho, seu oponente te amarra numa guarda 50/50 e pra piorar enrola a lapela na sua perna e fica ali amarrando o jogo, você no ímpeto de se livrar daquela guarda acaba cruzando seu pé de fora para dentro e é imediatamente desclassificado. Adeus sonho de ser campeão mundial, pelo menos dessa vez já era, você pôs tudo a perder por um erro infantil. Talvez se você tivesse o conhecimento das regras, conseguiria se comportar de uma maneira ofensiva e seu adversário acabaria sendo punido e você sairia vencedor dessa luta.

Acreditar que você irá finalizar todas as lutas e dar um show em todos os campeonatos é uma grande ilusão. É obvio que todos nós treinamos para isso, entretanto o nível técnico está cada dia mais elevado e além disso, o desgaste físico de tantas lutas pode comprometer a nossa performance.

Outra coisa importante de se observar é que a falta do conhecimento das regras pode gerar um desconforto muito grande dentro de uma competição, confundir uma inversão com uma raspagem e ficar cobrando 2 pontos do árbitro é algo corriqueiro nos campeonatos. De fato os árbitros podem errar e assim influenciar negativamente em uma luta, mas para que você cobre alguma coisa do árbitro é necessário que você saiba exatamente do que está reclamando.

Não para por aqui... Muitas são as diferenças nas regras entre as diversas federações de Jiu Jitsu pelo mundo á fora, é papel do atleta está sempre ligado nessas diferenças para que não seja prejudicado durante a luta por desconhecimento de alguma regra.

O BJJ Fanatics está sempre ligado em tudo que acontece no universo do Jiu Jitsu trazendo as principais notícias para você através de nosso Blog, continue acompanhando nossas postagens!

Além disso nosso site possui um acervo de conteúdo técnico disponibilizado através de incríveis cursos com os maiores atletas e professores da atualidade!

Dentro de nossa plataforma você encontrará o mais exclusivo e completo conteúdo com os melhores lutadores da atualidade, atletas como Jake Mackenzie, Leandro Lo e Bruno Malfacine, dentre outros nos mostram seus segredos e ajustes de suas posições favoritas em cursos inéditos e totalmente em Português!

 

O MANUAL DA MEIA GUARDA INVERTIDA COM JAKE MACKENZIE (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

A GUARDA LO E A PASSAGEM MATRIX POR LEANDRO LO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

COMO LUTAR CONTRA O ADVERSÁRIO MAIOR, MAIS FORTE E MAIS PESADO: GUARDA BY BRUNO MALFACINE (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

Marcadores

Produtos recentemente vistos