O Desequilibrio No Jiu Jitsu É A Chave Para Conseguir Vencer Os Oponentes Maiores

O Desequilibrio No Jiu Jitsu É A Chave Para Conseguir Vencer Os Oponentes Maiores

Muitos se perguntam como caras pequenos conseguem vencer adversários muito maiores do que eles sem muitas dificuldades. Isso é o Jiu Jitsu meu amigo! O sistema de alavanca desenvolvido e aprimorado por Hélio Gracie permite que façanhas como essa aconteçam.

Se você comparar um cara com 70 kilos com outro que tenha 120 kilos, provavelmente o grandão tenha mais força e consiga complicar a vida do mais leve. Por isso é tão importante trabalhar o desequilíbrio no Jiu Jitsu, tanto para quedas como para as raspagens.

No Judô o desequilíbrio é muito utilizado para efetivar quedas perfeitas, considerado um dos pontos mais importantes da luta. O Judô é uma arte bem complexa assim como o Jiu Jitsu que possui inúmeros pontos essenciais de aprendizado e aperfeiçoamento, entretanto a base para todos os outros seria o domínio do próprio equilíbrio e desequilíbrio do adversário.

Na arte marcial criada pelo japonês Jigoro Kano, o desequilíbrio é fundamental e sempre enfatizado pelos professores aos praticantes da arte. Esse desequilíbrio em japonês  leva o nome de Kuzushi, que significa nivelar, rebaixar, destruir ou demolir.

“A base do kuzushi consiste em empurrar e puxar, movimentos que são feitos não só com os braços, mas com todo o corpo. Em geral esses movimentos envolvem mais coisas além de puxar e empurrar. Por exemplo, você também pode puxar e soltar, empurrar e soltar, ou empurrar e depois puxar, ou puxar e depois empurrar. O kuzushi pode ser feito tanto em linhas curvas como em retas e em todas as direções... Para evitar que seu oponente o desequilibre, você deve ceder e depois aplicar seu próprio kuzushi. Quando for empurrado, deixe-se levar pela força do empurrão, mas mantendo seu equilíbrio, e depois puxe. Isso fará com que seu oponente perca o equilíbrio. E quando for puxado, empurre.” Segundo o maior mestre do Judô e criador da arte Jigoro Kano.

Entretanto no Jiu Jitsu esse ponto ainda é pouco trabalhado nas academias, muitos atletas se atentam as alavanca e esquecem-se de desestabilizar seu oponente, quebrando sua postura e o tirando seu centro de gravidade. Tendo essa conduta facilita á imposição dos golpes de atletas menores sobre os maiores.

O desequilíbrio pode ser feito de várias formas: para esquerda, para direita, para frente e para trás. E apesar de um pouco negligenciado no Jiu Jitsu pode ser extremamente eficiente se aplicado da maneira correta.

Um dos maiores desafios dos praticantes da Arte Suave é aplicar quedas. As lutas por iniciarem com os atletas de pé aquele que consegue melhor aplicar o desequilíbrio e tirando a estabilidade do adversário e efetuando uma queda já sai na frente por dois pontos.

No entanto ainda há aquela ideia deturpada que as quedas são difíceis de serem executadas e os atletas de Jiu Jitsu passam a não investir tanto nelas dando vantagem para aqueles jiujiteiros/judocas que aparecem por aí.

Mas o segredo está no Kuzushi , se seu oponente estiver com as duas pernas cravadas no chão como dois troncos de árvores, difícil mente você conseguirá projetá-lo ao solo executando uma queda. Então o primeiro passo para que você melhore seu jogo em pé é deixar seu oponente instável. E como você vai fazer isso? É simples. Você precisar movimentar!! As  suas pegadas o guiaram, com um pegada na lapela perto do pescoço e um pegada na manga do seu adversário, você consegue exercer grande domínio sobre ele, controlando seus movimentos e fazendo ele literalmente “dançar conforme a música”,  pois ele estará seguindo seus passos e fazendo os movimentos que você quer, já que você e quem está no controle da luta.

Nas raspagens segue-se o mesmo fundamento, se seu adversário for um passador mais pesado, dificilmente você conseguirá levá-lo na força. Se ele sentar sobre as pernas dele ficará ainda mais difícil executar uma raspagem. Mas difícil não é impossível!! Continuamos na teoria do desequilíbrio. Jiu Jitsu é um esporte de pessoas inteligentes que estão a todo o momento atento aos movimentos que deve executar e também estudando o que  pode vir do outro lado.

Para lidar com os mais pesados, você precisa o manter o tempo todo desconfortável, o desequilíbrio deve ser usado a todo instante lhe dando brechas para sobressair seus oponentes. Um exemplo clássico de desequilíbrio feito por um guardeiro é na guarda X.

A guarda X é utilizada com o intuito de raspar já que as possibilidades de finalização para este tipo de guarda são escassas. Ao fazer esta guarda o objetivo e trazer umas das pernas do adversário na direção do pescoço, onde deverá abraçá-la, a mão que esta livre deverá ser usada para fazer pegadas de faixa, lapela ou manga.  Ela se caracteriza quando o guardeiro cruza as duas pernas nas pernas do adversário em forma de X, desequilibrando o adversário e abrindo várias possibilidades para raspar.

Essa guarda é muito utilizada pelo Gigante Bruno Malfacine, essa cara tem apenas 10 títulos mundiais, e considerado o melhor peso galo de todos os tempo e que com um biotipo que foge do convencional para um lutador, essa fera bota medo em muitos brutamontes e ainda consegue raspar caras até 2 vezes mais fortes do que ele usando o princípio do desequilíbrio, com muita facilidade.

Não é questão de força é questão de física. Tão importante como estudar o desequilíbrio é trabalhar sua base para que você não sofra esse desequilíbrio ou se caso sofrer saiba como lidar com ele e consiga usá-lo contra seu oponente.

Um lutador completo deve estar a atento a todas as áreas, estudas o corpo, entender os movimentos e saber com tirar a base do seu oponente e requisito indispensável para qualquer lutador.

Leia Mais Sobre Malfacine...

Quer aprender como vencer oponentes maiores com facilidade?

Nós do BJJFANATICS temos o curso perfeito para você!!!!! Bruno Malfacine faz parte desse time e preparou um curso completo muito especial, onde ele ensina a você como surpreender e vencer oponentes bem maiores com extrema facilidade,assim como ele. O curso está incrível e você não pode perder essa oportunidade!!!

Venha revolucionar seu jogo e adquira já o seu!!

COMO LUTAR CONTRA O ADVERSÁRIO MAIOR, MAIS FORTE E MAIS PESADO: GUARDA BY BRUNO MALFACINE (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

Marcadores