X Close
Your Cart
Keep Shopping
O Que Fazer Quando Meu Jogo Para De Funcionar No Jiu Jitsu?

O Que Fazer Quando Meu Jogo Para De Funcionar No Jiu Jitsu?

Todos nós sabemos que desenvolver um jogo sólido dentro do Jiu Jitsu não é uma tarefa fácil... imagine quanto tempo Bernardo Faria, por exemplo, passou desenvolvendo seu jogo de meia guarda até que ele o tornasse imbatível?

Consolidar um jogo, seja ele qual for, de meia guarda, de guarda de la riva, de passagem de guarda, qualquer que seja é uma tarefa árdua que exige além de persistência muita inteligência para que você saiba lidar com as frustrações.

 

Como assim frustrações?

Quando você começa a se especializar em algum estilo de luta dentro do jiu jitsu deseja ele qual for, você começa a ganhar segurança naquela posição e assim utilizá-lo sempre que vê uma situação de perigo, utilizando-o como um trunfo, uma carta coringa que sempre funciona nos momentos de perigo.

Entretanto, com o passar do tempo o seu jogo vai ficando conhecido dentro da academia e seus parceiros começam a desenvolver defesas e contra ataques partindo sempre daquele ataque que você antes considerava seguro, é nessa hora que você tende a desacreditar de si mesmo e começa a se frustrar....

 

Leia Mais Sobre Thomas Lisboa...

Thomas Lisboa, é um craque da academia Alliance, um especialista em guarda de gancho. Recentemente em uma conversa conosco ele nos disse que para desenvolver um jogo tão eficaz primeiramente precisou aprender a lidar com as frustrações, e não desistir daquele que se tornou seu principal arsenal de ataques dentro do Jiu Jitsu.

Esteja preparado para lidar com as frustrações, uma vez que nenhum começo é fácil. Se teu parceiro de treino passou tua guarda, entenda isso como parte essencial no processo de aprendizagem e continue se esforçando e curtindo a jornada." Disse Thomas.

Após ter a tranquilidade para aprender a lidar com as frustrações Thomas comentou também que buscar nossos recursos será sempre o ponto chave para que você possa desenvolver um jogo solido. Aprendendo que dentro do Jiu Jitsu quando alguém cria novas saídas você deve sempre acompanha-lo buscando novos recursos, sem perder a essência de toda base já construída.

Busque detectar como o teu parceiro de treino está passando a sua guarda, e tente não cometer um erro que pelo menos eu cometi no meu processo de aprendizagem. Lembro de treinar com um dos meus primeiros professores, Daniel “Cabelinho”, e teve uma época que eu estava conseguindo fazer muito bem uma transição da guarda de gancho para a guarda X. Acontece que ele começou a desenvolver algumas maneiras de defender minha entrada e meus ataques, e aos poucos aquilo foi me frustrando. Ao invés de buscar novas respostas para evoluir minha entrada e meus ataques, eu acabei trocando para um outro tipo de guarda. Fazendo isso, a sua capacidade psicológica e técnica fica limitada e você perde uma grande oportunidade de colocar sua guarda de gancho (ou qualquer outro tipo de guarda que você esteja aprendendo) em um outro nível. Como você acha que campeões como Fernando Tererê, Marcelo Garcia, Robson Moura, Bruno Malfacine, ou Léo Santos, fizeram para desenvolver uma guarda de gancho tão eficaz? Eu não acredito que eles tenham trocado para uma guarda aranha no primeiro problema que tiveram. Eles buscaram novas respostas para aquele problema específico, e é assim que desenvolveram essa guarda tão bem.” Completou o professor da Alliance.

Thomas é um perfeito exemplo de que a persistência aliada a inteligencia são importantes atributos que devem guiar a vida de um praticante de Jiu Jitsu, não só para aqueles que gostam de competir mas principalmente para  todos nós que somos apaixonados pela arte suave.

Abandonar determinado jogo dentro do Jiu Jitsu significa jogar fora tudo aquilo que está sendo construído, e começar a fazer um novo jogo é um novo desafio a se começar do zero. Por isso, nunca deixe de lado aquilo que um dia ja funcionou para você, caso isso não esteja funcionando mais como antes, busque incrementar e aprender novos recursos para retomar o sucesso.

Thomas Lisboa é prova viva de que tudo isso que ele mesmo falou e nós ratificamos, de que insistir e trabalhar buscando novas saídas será sempre a melhor opção.

 

 

Thomas insistiu no poderoso Jogo de  Guarda de Gancho e tornou-se um expert no assunto. A partir da Guarda de Gancho desenvolveu um jogo extremamente eficiente tornando-se uma referência nesse tipo de guarda visto por muitos como complexo. Quando o assunto é Guarda Borboleta, todos da Alliance sempre vão buscar alguma dica com Thomas, sendo ele sempre lembrado por ser um dos melhores nesse tipo de Guarda.

Acabamos de lançar um curso com essa fera! Adquira já e aprenda os segredos da guarda de gancho de Thomas Lisboa

GUARDA DE GANCHO DO BÁSICO AO AVANÇADO COM THOMAS LISBOA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

Marcadores

Produtos recentemente vistos