X Close
Your Cart
Keep Shopping
O Trash Talk No Jiu Jitsu

O Trash Talk No Jiu Jitsu

Trash Talk é um termo norte americano que traduzido ao pé da letra para português significa, “Conversa fiada”, esse termo ganhou muito espaço nos esportes americanos como o Basquete e o Futebol American, onde antes das partidas os jogadores de times adversários se provocavam de maneira a promover o evento e também alfinetar seus oponentes.

No Brasil o Trash Talk é muito utilizado no futebol, esporte mais popular do país e mesmo sem saber que estavam praticando isso muitos jogadores e técnicos fazem Trash Talk quando desafiam algum time, dizem que seu time é superior e dão aquela alfinetada sem perder a esportividade.

Nos Estados Unidos esse termo também pode ser confundido com o “Rage”, que caracteriza-se por ofensas gratuitas e anti-esportivas como racismo, sexismo, e qualquer outro tipo de descriminação comportamentos condenados socialmente. O trash talk é muito utilizado para promoção de eventos, inclusive dentro do próprio UFC, o presidente Dana White adora quando algum lutador dá aquela provocada em seu adversário, pois dessa forma a luta ganha um tempero a mais e as vendas em Pay per View naturalmente disparam.

Muito se discute até que ponto o Trash talk é saudável ao esporte, pois se tratando de uma disputa os nervos já estão a flor da pele e essa provocações quando não são levadas na esportivas ou então são exageradas se transformando em “Rage” podendo levar um evento ao fracasso total e a sérias condenações aos praticantes.

Há alguns meses atrás tivemos um grande evento em São Paulo de Jiu Jitsu e durante toda a fase anterior as lutas o Trash Talk esteve presente entre os lutadores, que através de suas redes sociais ficavam se provocando e até mesmo durante a pesagem mantiveram a postura de instigar seus adversários. Como a maioria das pessoas sabem, o evento que reuniu alguns dos melhores lutadores do mundo terminou de uma forma lamentável. Não se sabe ao certo o que aconteceu, mas existem suspeitas que as brincadeiras promovidas pelo Trash Talk se extrapolaram e desencadearam uma confusão generalizada.

A barreira entre o Trash Talk e o Rage é algo muito próxima, e fica difícil de mensurar até que ponto o Trash Talk é válido para a promoção de um evento. Principalmente tratando-se de artes marciais milenares como no caso do Jiu Jitsu que muito antes dessa onda de provocações nos ensina a ética e o respeito ao próximo.

As lições aprendidas e ensinadas pelos grandes mestres de Jiu Jitsu e de todas as artes marciais vão totalmente contra essa filosofia de ficar com muita falação e provocações durante o pré luta. Aos olhos de quem não conhece os verdadeiros princípios do Jiu Jitsu pode achar que nossa arte é meramente uma forma de se ensinar “porrada” sem ensinar os verdadeiros valores de um artista marcial.

Outra camada que é atingida negativamente pelo Trash Talk são as nossas crianças e os atletas jovens que não tem uma mente formada. Ao ver pessoas que elas têm como referência dentro dos tatames, provocando e tirando sarro dos outros elas tendem a se comportar da mesma forma e se tornar crianças mais rebeldes, o que também vai totalmente contra a ideia da arte marcial.

Uma premissa não só do Jiu Jitsu, mas de todas as artes marciais é que não devemos amar a todos, mas devemos respeitar a todos, mesmo que você não seja o melhor amigo do seu adversário você deve respeitá-lo, pois assim como você ele treina duro e deseja ser campeão então o respeito mútuo é fundamental.

No fim das contas a única parcela que pode levar alguma vantagem com essas provocações todas é o dono do evento que irá vender mais ingressos e mais Pay Per Views, entretanto como no episódio citado anteriormente, nem o dono do evento se deu bem, pois o evento terminou de uma forma catastrófica.

Nessas horas, um velho ditado se faz muito verdadeiro “Cale a boca e treine”, a única coisa que te fará ser um campeão é a sua qualidade técnica e o seu Jiu Jitsu, ficar com muita falação vai totalmente contra as premissas das artes marciais! Treine duro para que na hora do combate você seja coroado como um verdadeiro campeão dentro dos tatames!

O Verdadeiro artista marcial procupa-se em vencer seus adversários com ações dentro da area de luta, através de técnicas apuradas ao invés de ficar incitando e desrespeitando seus semelhantes. Um verdadeiro campeão peocupa-se em treinar duro para que chegue na competição e consiga alcanar a vitória lutando!
Por isso é tão importante que você se preocupe em treinar duro adquirinhdo novos conhecimentos para que sempre tenha uma carta na manga para surpreender seus adversários!

Nosso site possui a mais completa plataforma online de vídeo aulas com os maiores nomes da atualidade! Atletas e professores consagrados gravaram vídeo aulas incríveis nos contando todos os seus segredos construídos ao longo de muitos anos dentro dos tatames...

Que tal aprender novas técnicas, aprimorar aquelas que você já conhece e assim derrotar seus adversários dentro dos tatames?

Adquira Um De Nossos Cursos E Melhore O Seu Jiu Jitsu Agora!

 

ATAQUES DE PERNA POR CIMA OU POR BAIXO COM CRAIG JONES (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

O TUTORIAL DO TRIÂNGULO COM RODRIGO CAVACA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI


TUDO SOBRE O LOOP CHOKE COM ALEXANDRE VIEIRA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

Marcadores