X Close
Your Cart
Keep Shopping
Os Drills E A Sua Importância Dentro Do Jiu Jitsu

Os Drills E A Sua Importância Dentro Do Jiu Jitsu

Nesse post traremos á você uma visão do que representam os Drills dentro do treinamento da nossa amada arte suave.

Muitas pessoas reclamam de fazer essas sequencias de movimentos técnicos, contudo essa pessoas que não fazem ou reclamam de fazer os Drills perdem uma ótima chance de aprimorar os movimentos técnicos e as sequencias tão importantes do Jiu Jitsu.

Diferentemente de outras artes marciais como o Karatê ou o Judo por exemplo, o Jiu Jitsu não possui um kata e por isso muitas técnicas são ignoradas mesmo por aqueles mais graduados que mesmo com um nível técnico avançado muitas vezes não sabem reproduzir movimentos básicos. Os Drills trazem ao praticante do Jiu Jitsu muitos benefícios, inclusive o de aperfeiçoar a movimentação de golpes básicos, assim como fazem os Katas em outras artes marciais.

Mas, o que são exatamente os Drills?

Os Drills são repetições de movimentos que podem ser curtos ou sequenciados mais longos de golpes ou qualquer que seja a situação da luta(passagem de guarda, passagem de guarda pegandoa s costas e finalizando, reposição de guarda, reposição de guarda com ataque de ar-mlock). Normalmente eles são executados em rounds, que podem variar de acordo com a academia, existem drills de 30 segundos, 2 minutos e até mesmo do tempo de uma luta.

Esses movimentos funcionam de maneira com que o praticante aprimore técnicas já conhecidas de forma que o seu cérebro reconheça durante um rola ou luta oportunidades para executar tais movimentos da forma mais natural possível. Jigoro Kano, o grande mestre do Judô dizia que existem técnicas que não se pensa na hora da luta mas sim se executa.

Quem inventou esse negócio de Drill?

Não se sabe ao certo quem é o criador do termo “Drill” mas desde muito tempo atrás muitas pessoas já praticavam essa sequencia de movimentos, sendo chamados pelos “Old School” de “escolinha”.

Sabe-se também que os Drills também já receberam outros nomes como “movimentação natural” e Oswaldo Alves era um adepto dessas movimentações muito antes destas serem conhecidas como Drills.

Por que eu devo praticar os Drills?

Se você pensa em evoluir tecnicamente e tornar o seu Jiu Jitsu mais técnico e automático, a pratica desses movimentos são indispensáveis.

No drill você realiza as suas repetições mais soltas do que na hora do rola, aprimorando a parte técnica e dispensando a força. Dessa forma você trabalha o seu cérebro de forma automatizar sequencias importantes para quando o “bicho estiver pegando”.

Sendo assim, o seu cérebro juntamente com seus músculos passam trabalhar em conjunto e criam memória de movimentos que se tornarão automáticos com o passar do tempo. O Drill vai evitar que você pare para pensar durante criando um “delay” entre o pensamento e a execução do movimento.

Quando treinamos drills, guardamos informações em nossa mente, nosso cérebro. E assim como os movimentos do nosso cotidiano, como, apagar a luz ao sair de um cômodo da casa, dar descarga ao ir ao banheiro, escovar os dentes, dar a seta quando estamos dirigindo, as movimentações dos Drills do Jiu Jitsu passam a integrar esse sistema em nossa mente e que nós não pensamos para fazer, apenas executamos.

Mas qual lutador de sucesso é adepto dos Drills?

Não podemos generalizar dizendo que 100% dos atletas de sucesso são adeptos dos Drills, mas sabemos que grande parte deles fazem uso desse eficiente método de memorização de aprendizado.

Veja no vídeo abaixo Claudio Calasans explicando um de seus Drills favoritos 

Leia mais sobre Calasans...

 Nesse Drill, Calasans utiliza de uma movimentação bem simples de passagem de guarda, porém esse movimento é rico em detalhes, o que o torna muito eficiente quando aplicado em uma luta ou durante um rola na academia.

Outro adepto dos Drills é Julio Cesar Pereira, o professor, lider e ícone da GF Team certa vez em uma entrevista ao nosso site disse que seus atletas competidores fazem diariamente 2 horas de Drills por dia! Nada mal... 

Leia Mais Sobre Julio Cesar...

 Além de Calasans e Julio muitos outros nomes consagrados do esporte são adeptos dos Drills e desfrutam dos benefícios que essa combinação de movimentos repetidos trazem a nós praticantes da arte suave.

Calasans e Julio fazem parte do nosso time de campeões e eles nos revelaram tudo aquilo que somente quem treina com eles diariamente conhece, seus truques ajustes e pegadas foram revelados através de nossas video aulas organizadas de uma forma super didática e prática, é imperdível!

Confira os cursos dessas lendas vivas do Jiu Jitsu! 

MATADOR DE GIGANTES POR CLAUDIO CALASANS (ACESSO ONLINE)

 

COMPRE AQUI

OS SEGREDOS & TRUQUES DAS PASSAGENS DE GUARDA DA GFTEAM JULIO CESAR PEREIRA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

 

 

Marcadores