Os Três Pilares Do Jiu Jitsu: Defender, Controlar E Atacar
Nos primeiros meses de Jiu Jitsu é normal ficar perdido e achar que não vamos entender aquilo nunca. Mas o fato é que se você persistir não haverá outro resultado senão aprender o que realmente é a arte suave.
É normal que o faixa branca, principalmente, faça muita força durante os rolas. Mas com o passar do tempo ele vai se familiarizando com o Jiu Jitsu e vai trocando a força pela técnica. Serão uma enxurrada de informações, inúmeras técnicas e os mais variados movimentos específicos de luta. Assimilar tudo demandará um pouco de tempo,mas nada que seja impossível. Mais cedo ou mais tarde o BJJ entra na sua cabeça o mais difícil é fazer ele sair, porque depois que descobrimos o que é e o bem que faz a nossa vida não vamos querer abandoná-lo.
O primeiro passo no Jiu Jitsu é aprender a se defender
Não será na primeira aula e nem na segunda, mas depois de um certo tempo você passa a conhecer as posições e os movimentos que seu parceiro de treino irá fazer, com isso você começa a descobrir antídotos para anular os ataques do oponente.
Você levará dezenas de arm locks antes de aprender a sair dele, e mesmo assim haverá vezes que essas defesas serão falhas, mas de qualquer forma aprender a sair dessa golpes fulminantes é fundamental. Em conjunto com essas defesas aprenderá com evitar que seu adversário chegue numa posição de supremacia seja montando uma base diferente, estourando uma pegada, se antecipando e confundindo o outro lado.
Sempre passaremos por situações que precisaremos nos defender, contrariando aquele frase que diz que “a melhor defesa é não deixar o golpe entrar”, nem sempre isso funcionará pode acontecer um pequeno descuido e já era o golpe entrou e ai bate aquele desespero “o que fazer?” Por isso não importante quanto saber executar e aplicar um golpe é conhecer a defesa correta, pois ela poderá te salvar de situações extremamente perigosas.
Todos sabem que Bernardo Faria é um grande mestre da meia guarda, posição que foi essencial para ganhar inúmeros títulos, mas também ele é um excelente estrategista e sabe exatamente como se defender. Mesmo diante de golpes encaixados ele não se desespera, pois é capaz de conseguir fazer as melhores defesas e escapar de qualquer ataque.
Por isso lançou recentemente um curso com todas as defesas e dentro dele á o melhor conteúdo que te ensinará a se defender dos principais ataques, Arm lock, Kimura, Omoplata, Chaves de pé, etc... Você passará, a saber, tudo aquilo que é preciso fazer para se defender de qualquer adversário, mesmo que ele seja mais forte, mais graduado ou mais técnico!
O MANUAL DAS DEFESAS COM BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)
Agora o passo é saber Controlar
Você já aprendeu como se defender das mais variadas posições, o próximo passo agora é aprender a controlar seu adversário. Na sua academia ou na chave do campeonato sempre tem aquele cara duro que te dá muito trabalho podendo ser o “guardeiro chato”, “o judoca sinistro que não dá para trocar em pé” ou “passador rolo compressor”.
Por isso você tem que se impor no início da luta colocando o seu jogo primeiro evitando que seu adversário saia na sua frente. Se você gosta de puxar para a guarda puxe logo ou tente quedar para conseguir os dois pontos e se tornando passador se preferir jogar por cima na hora da luta.
Independente da posição em que você se encontrar você precisa aprender a controlar seu adversário e impedir que ele progrida na luta. Se você e guardeiro utilize a lapela para quebra a postura de seu adversário, também use sua pernas como escudo controlando a distância dele e também tenha pegas firmes e precisar assim você limita os ataques e investidas do passador.
Se você prefere passar guarda, o que precisa saber é que o jogo de um guardeiro se anula nas pernas, sempre atento também as pegadas dele, pois ele sempre pode surpreender com algum ataque. Quando se amarra as pernas e domina o quadril de um guardeiro você dificulta a vida dele, atrapalhando as reposições de guarda e mantendo o controle sobre ele e sobre a luta.
Outra coisa que deve ter em mente e conquistar posições de supremacia e manter o domínio sobre ela. Estabilizar um posição é tão importante quanto saber executá-la, pois é preciso que se mantenha um domínio efetivo por 3 segundos para que os pontos sejam contabilizados.
Lembre-se sempre você deve ditar o ritmo da luta controlando os movimentos do seu adversário.
Hora de atacar!
Defesas em dia, e controle do adversário perfeito e hora de progredir e buscar ataques. Jiu Jitsu é muito mais que finalização então busque sempre estar com um jogo aprimorado para conseguir chegar até elas e obter êxito ao aplicá-las.
Quando você pensa a frente do seu adversário é não dá tempo para que ele possa pensar, já venceu o primeiro passo. Ao deixar ele confuso o jogo virá ao seu favor, pois ao invés de atacar ele estará preocupado em se defender. Isso lhe dará vantagem por um tempo, o que precisa é ter calma para se manter a frente.
Treine ataques combinados, por exemplo, aquela tríade fatal do arm lock para omoplata e do omoplata para o triângulo. Isso lhe dá mais chances de êxitos , estar com os ataques em dia fará com esteja um nível acima daquele que estão mais preocupados só com fazer pontos.
Robson Mau Mau é um cara acima da média que tem uma Kimura de dar medo em muita gente, ele aprimou tanto esse golpe que consegue executá-lo de variadas posições. O ataque é sempre o melhor remédio para evitar que o seu oponente tenha domínio da luta.
O Jiu Jitsu é uma arte perfeita! Então foque na Defesa, No Controle e No Ataque e veja como seu jogo irá fluir.
Quer ampliar seu arsenal de técnicas?
O BJJFanatics possui o melhor conteúdo de Jiu Jitsu, temos um arsenal com muitas posições eficientes que vão deixar seu jogo blindado. Feras como Robson Mau Mau e sua perigosa Kimura e marcos Tinoco com sua guarda intransponível fazem partes desse time de campeões que vão te ensinar tudo sobre Jiu Jitsu sem que você tenha que sair de casa!
Venha logo e adquira o seu!!
O ESPECIALISTA DA GUARDA LASSO (GUARDA LAÇADA) COM MARCOS TINOCO (ACESSO ONLINE)
A KIMURA DO “MAU-MAU” - A KIMURA COMO UM ESTILO DE LUTAR JIU-JITSU (ACESSO ONLINE)