Para Ser Passador Você Deve Exercer Pressão Sobre Seu Adversário

Para Ser Passador Você Deve Exercer Pressão Sobre Seu Adversário

Assim como fazer guarda, saber fazer uma passagem de guarda correta é muito importante para progredir nas lutas. Muitos tem a falsa impressão de que estar por cima na hora do combate é mais fácil, e é aí que eles se enganam uma vez que bons guardeiros podem atrapalhar muito a vida de um passador.

Objetivo do passador é transpor a guarda do seu adversário e conseguir o domínio lateral, para que assim possa progredir para posições melhores. Lembrando que a passagem de guarda se caracteriza sempre que houver uma guarda a ser passada e neste caso será computado os três pontos referente à mesma.

Pontuação da passagem de guarda

É muito importante saber diferenciar a passagem de guarda e a posição do 100 kilos, pois esta última não necessariamente valerá os 3 pontos, por exemplo quando o atleta executa uma queda e já cai na lateral de seu adversário. Poderá haver casos de pontos acumulativos também, quando o passador consegue passar a guarda e cai na posição da montada serão computados 3 pontos de passagem mais quatro pontos referentes a montada.

Abrindo a guarda

O primeiro passo para ser um bom passador e aprender como abrir uma guarda fechada, não adianta você saber todas as movimentações de passagens se não souber como abrir uma guarda quando se encontrar nela. O ideal é procurar saber no mínimo umas três aberturas de guardas diferentes para surpreender seu oponente.

Geralmente os passadores são maiores, mais pesados e mais fortes e na maior parte das vezes são eles ditam o ritmo da luta. O que também não é uma regra já que temos exemplos como Bruno Malfacine que apesar do tamanho é um excelente passador. 

Leia Mais Sobre Malfacine...

O que um bom passador deve ter 

Agilidade

O passador deve ser ágil, ele não pode dar tempo aos reflexos dos guardeiros, ele deve ser mais rápido que o contra ataque do adversário e já tem que estar de olho no segundo passo que deve ser tomado.

Um Jogo Justo

As posições realizadas por que está por cima devem ser bem justas, a passagem de guarda não pode ser dada de forma solta, todo pegada feita deve ter o objetivo de segurar todos os movimentos de quem está em baixo. 

Pressão

Passador se resume a pressão, ele tem que o tempo todo buscar incomodar o guardeiro, fazer com que ele prefira ceder a passagem do que ficar segurando na guarda. A pressão deve ser constante, mas usada com medidas para que não o desgaste.

Você deve saber como usar seu peso corporal da maneira correta, com cuidado para não ficar leve e facilitar a vida do guardeiro. Uma boa opção e buscar abraçar a cabeça do adversário assim você consegue utilizar seu ombro rente ao pescoço exercendo assim uma enorme pressão no cara que está por baixo. Essa pressão deve ser precisa e contínua para que seu oponente sinta incomodado e você consiga passar a guarda ou até mesmo conquistar a meia.

Para uma boa guarda é preciso utilizar pernas e quadris, então se você consegue neutralizar esses dois pontos do guardeiro, facilitará sua vida, evitará ataques e com paciência você efetuará sua passagem sem grandes dificuldades e ainda terá minado seu oponente devido a pressão que você exerceu.

Não há como citar passagem de guarda e não falar de Lucas Lepri, Lucas Alves Lepri, conhecido como Lucas Lepri, nascido em 19 de setembro de 1985 em uma cidade no interior de Minas Gerais chamada Uberlândia. Lepri é Hexa Campeão Mundial com kimono e Tri Campeão Mundial NOGI pela IBJJF, ele é considerado um dos melhores pesos leves da história do Jiu Jitsu.

Lepri representa a forte equipe da Alliance, ele é conhecido por seu forte sistema de passagens de guarda que é tão eficiente que em 2016 e 2017, ele venceu todos os campeonatos sem ter tomado nenhum ponto.

Muito talentoso e hábil desde a faixa branca, Lucas é um dos grandes atletas da atualidade, ele tem sua própria academia em Charlotte, no estado norte americano da Carolina do Norte, que é filiada da grande e forte equipe Alliance.

Principais Títulos de Lucas Lepri

  • Campeão Mundial da IBJJF ( 2007/2014/2015/2016/2017/2018 )
  • Campeão mundial sem kimono da IBJJF (2009/2010/2011)
  • Campeão Mundial Pro UAEJJF (2015)
  • Campeão Nacional Brasileiro CBJJ (2014)
  • Campeão Pan-Americano da IBJJF (2009/2011/2013/2014/2017)
  • Campeão Europeu da IBJJF (2011)
  • Campeão Pan-Americano Sem Kimono da IBJJF (2009)
  • Vice campeão do ADCC (2017/2015)
  • Vice campeão mundial da IBJJF (2007/2012)
  • Campeonato Mundial Sem Kimono da IBJJF (2008)
  • Campeão do Campeonato Pan-americano da IBJJF (2008/2012)

Seu jogo de passagem e simples, preciso e muito eficaz principal passagem é cruzando o joelho. Não importa a guarda aranha, de la Riva, meia guarda Lucas encara e consegue passá-las com maestria.

Ser passador requer tanto estudo como muita dedicação, é preciso dar ênfase em posturas, pegadas, saber onde a pressão e maior e como não ficar leve ao fazer as posições.

Pressão, equilíbrio e base são os principais pontos que o passador deve dar atenção e Lucas Lepri juntamente com a equipe do BJJFANATICS irá te ensinar todos os seus segredos de suas passagens para que assim como ele você se torne um grande passador.

Se você quer melhorar sua passagem de guarda você não pode deixar de conferir esse curso com um dos melhores passadores da história do Jiu Jitsu. Venha revolucionar seu jogo e surpreenda seu adversários e transponha qualquer guarda que cruzar seu caminho.

Venha adquirir logo o seu e se torne uma fera nas passagens de guarda!!!

A CIÊNCIA DA PASSAGEM DE GUARDA COM LUCAS LEPRI (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

 

 

Marcadores