X Close
Your Cart
Keep Shopping
Pare De Sofrer Nos 4 Apoios Dentro Do Jiu Jitsu!

Pare De Sofrer Nos 4 Apoios Dentro Do Jiu Jitsu!

Vira e mexe, mesmo tentando evitar dar as costas para o oponente chega um momento que é a melhor opção, ou talvez o único recurso disponível para evitar uma possível passagem de guarda ou então como uma forma de se fechar e se defender dos ataques de seu oponente.

O que muitos não sabem é que está posição pode oferecer a você meios de se livrar de posições perigosas e ao mesmo tempo permitir ataques fatais sobre seus oponentes.

O quatro apoios inicialmente era uma posição apenas de defesa onde aquele que estava por baixo, buscava o tempo inteiro se proteger e tentava arranjar um  forma de repor a guarda, para t tentar trabalhar com mais tranquilidade.

Ficar de costas para o seu adversário expõe você há alguns riscos! A princípio essa posição só acarretará pontuação ao adversário caso ele esteja fazendo guarda inicie um movimento de raspagem e controle você nos quatro apoios atrás da linha de seu ombro. Nessa situação seu adversário computará 2 pontos ao seu placar,pois será considerada como raspagem. Em outro ângulo se a posição advier para evitar uma possível passagem de guarda só será dada uma vantagem pela “quase” passagem de guarda.

De qualquer forma o maior perigo e se ele conseguir grampear suas costas e a vulnerabilidade de seu pescoço e ataques que você ficará sujeito se estiver neste quatro apoios.

No entanto como já dissemos várias e várias vezes o Jiu Jitsu é uma arte que está em constante evolução e volta e meia aparecem novas posições e novos ataques que parecem improváveis, mas quando você analisa a fundo observa como eles são eficientes e podem acrescentar muito dentro do seu jogo, dando a você vantagem sobre seu oponente com o elemento surpresa.

Esse é o caso da posição de quatro apoios! Apesar de não ser considerada um guarda para fins de pontuação ela é denominada por muitos como GUARDA TARTARUGA.

Como citado acima essa posição era usada com o principal intuito de se defender, ou então como uma forma de repor a guarda ou um recurso para os mais espertos e mais fortes dominar um dos braços e capotar o adversário ao solo, vale ressaltar que esta possível capotagem do adversário não valeria dois pontos, visto que não existe uma guarda para fazer uma raspagem, essa capotagem seria considerada apenas uma inversão.

Mas alguns praticantes começaram a estudar esta posição e utilizá-la de forma ofensiva, assim como uma verdadeira guarda. O segredo para vencer seu oponente é nunca deixar ele gostar do jogo! Se deixar que ele dite o ritmo da luta as coisas poderão ficarão bem feias para você. E é muito melhor sair na frente do que sofrer e ter que correr atrás do prejuízo, lutando contra o adversário e contra o tempo.

Um cara fabuloso que passou a estudar essa posição e inseri-la dentro do seu jogo como forma de ataque foi Eduardo Telles. Esse cara com seu jogo diferenciado e muito eficaz traz em sua carreira inúmeras vitórias utilizando essa guarda improvável e ao mesmo tempo certeira.

Com um grande leque entre as raspagens e ataques sorrateiros, Eduardo Telles mostra que estar de costa, no quatro apoios só será perigoso se você não souber como atuar a partir daquela posição. O segredo do Jiu Jitsu é sempre estar um passo a frente dos seus adversários, se você consegue transformar uma posição que é considerada por muitos como desfavorável, em benéfica, você já está na frente. Muitos estão acostumados com o tradicional e isso atrapalha um pouco, pois começa a existir um choque entre os jogos, já que os ataques são previsíveis.

Conheça a fera Eduardo Telles

 Eduardo Telles Moreira nasceu em 1976 na cidade de São Paulo. Começou a praticar Karatê quando ainda era um adolescente em sua cidade natal. Telles conheceu o Jiu Jitsu quando esteve em um passeio juntamente de sua família na cidade do Rio de Janeiro onde foi apresentando a Arte Suave. Telles integrou a academia de Fabio Gurgel onde conheceu Fernando “Tererê”, com quem se tornou muito amigo.

Com seu Jiu Jitsu considerado “diferente” ele fez seu nome e revolucionou essa posição dos quatro apoios, tornando-a ofensiva e colocando medo em seus adversários, pois já sabiam o perigo que corriam quando cresciam o olho para pegar ás costas de Telles.

Ele tem muitos títulos importantes dentro da Arte Suave. Na faixa preta, Telles foi 3 vezes Vice campeão Brasileiro ( CBJJ ) ( 2001,2005 e 2006 ), três vezes medalhista de bronze do Pan Arms (IBJJF), (2002 em sua categoria e no absoluto e 2004 na sua categoria), 2 vezes Vice Campeão do Pan Arms (IBJJF) (2005, 2006).

Pan Arms (IBJJF)(2007), 2 vezes vice campeão Mundial (IBJJF) (2008 e 2010) e o título Mundial Sem Kimono (IBJJF) em 2015.

Leia Mais Sobre Telles...

Nós estamos muito acostumados com coisas tradicionais, isso nós torna pessoas e atletas limitados. Sem o básico não somos absolutamente nada, ele é nossa base no início e será nossa fortaleza até o fim. Porém nada te impede de sair da zona de conforto e aprender novas coisas e explorar novas posições.

A beleza do nosso amado Jiu Jitsu está em exatamente não ser um esporte plástico, a todo o momento as pessoas enxergam as posições de uma maneira particular e começam a inserir traços de sua personalidade a uma posição simples que a partir daí tem novas pegadas, detalhes, variações e ajustes.

As pessoas começam a ficar afobadas quando se encontram no 4 apoios, para acabar com isso você precisa estudar e enxergar o Jiu Jitsu como  Eduardo Telles enxergou! Transformando algo que para muitos eram o fim, numa bela reviravolta.

É muito melhor estar preparado para a guerra do que contar com a sorte e não ter armas para lidar com o inesperado! Prepare-se da melhor forma que puder, estude, aprenda, erre ,tente novamente só não desista facilmente.

E para aprender tudo sobre essa guarda revolucionária você poderá contar com a ajuda do BJJFANATICS! Aqui você encontrará tudo o que precisa saber sobre esta guarda e poderá aprender como encaixá-la no seu jogo e surpreender todos os seus oponentes!

Venha conferir e se torne também um campeão!!

TUDO SOBRE A GUARDA TARTARUGA COM EDUARDO TELLES

COMPRE AQUI

 

 

 

 

Marcadores

Produtos recentemente vistos