X Close
Your Cart
Keep Shopping
Patrícia Lage, Uma Das Primeiras Mulheres A Se Tornarem Faixas Pretas De Jiu Jitsu, Recebe O Seu 6º Grau

Patrícia Lage, Uma Das Primeiras Mulheres A Se Tornarem Faixas Pretas De Jiu Jitsu, Recebe O Seu 6º Grau

Com a evolução do nosso esporte e muito comum ver muitas meninas lutando Jiu Jitsu, mas nós esquecemos que um dia o esporte já foi predominantemente masculinos e não temos ideia de como foi difícil a introdução das mulheres na arte suave.

Mas como sempre existem grandes mulheres que fazem grandes feitos e lutam pela igualdade seja na vida ou no esporte e uma dessas guerreira é Patrícia Lage, representante do academia B9 liderada por Marco Barbosa ela tem um carreira de 38 anos dentro do Jiu Jitsu e 24 somente na faixa preta, onde enfrentou muitas lutas dentro e fora dos tatames, conquistando muitas vitórias para que o esporte chegasse no patamar em que está no que diz respeito ao Jiu Jitsu feminino.

E neste sábado dia 30 de maio essa grande mulher recebeu das mãos do Mestre Joe Moreira  juntamente com Marco Barbosa o seu 6º grau na faixa preta.

 

Leia Mais Sobre Barbosa...

 

Conheça um pouco mais sobre Patrícia Lage

Patrícia de Oliveira Lage nasceu no ano de no dia 7 de abril de 1977, na cidade de São Paulo. A arte marcial estava em seu sangue seu pai Roberto Lage também era um grande amante de Artes Marciais e foi aí o primeiro contato de Patrícia com as lutas. Ao ver seu pai nos treinos de Judô quando ainda era pequena, ela se interessou imediatamente por aquilo que via, no entanto, na época ainda havia muito preconceito com mulheres dentro das artes marciais e ela foi impedida de praticar a arte marcial japonesa.

Foi então que conheceu uma academia de fornecia aulas de Jiu Jitsu para crianças e iniciou seus treinos com o grande mestre Otávio de Almeida, e ali se formou e também competia, seu talento era nítido comprovado pelos resultados que alcançava. Mesmo pertencendo a equipe de Otávio Almeida, ela recebia suas faixas de seu Pai Roberto Lage, inclusive a faixa preta na qual foi graduada no ano de 1995 aos 18 anos de idade.

Quando vemos hoje em dia as competições com as chaves recheadas de meninas não podemos mensurar as dificuldades enfrentadas por Patrícia em sua época, onde o Jiu Jitsu já não era visto com bons olhos quando se tratava de homens praticantes imagine então para uma mulher. Mas ela não desistiu e perseverou. Patrícia conta que muitas vezes teve que competir com outros homens por não haver outra mulheres para que ela pudesse lutar e isso não era empecilho nenhum! Ela lutava mesmo assim e por vezes sagrou-se campeã!

Hoje são outros tempos e é até difícil acreditar que na época inclusive havia uma portaria federal que até o ano de 1979 não admitia a prática de arte marciais por mulheres, por isso é tão importante que essas guerreiras sejam valorizadas, pois o caminho para sua inserção no esporte não foi nada fácil e as pioneiras tiveram que lutar muito para chegar no nível em que chegamos hoje, inclusive em premiações igualitárias em campeonatos importantes como campeonato mundial e campeonato Brasileiro.

O nosso esporte é algo maravilhoso que realmente transforma a vida das pessoas e é muito gratificante ver pessoas como Patrícia que lutaram foram persistente e não desistiram mesmo diante das dificuldades e de tudo que ia contra os seus sonhos e hoje é muito importante ver uma mulher com a história de Patrícia receber o seu sexto grau na faixa mais almejada dentro do Jiu Jitsu onde muitos não conseguem persistir e chegar até ela, essa grande mulher não só persistiu como está colhendo os frutos de suas lutas.

Conhece alguns dos títulos dessa fera

  • 3x Campeã da Copa do Mundo (2007, 2008, 2010)
  • 3x Campeã da Copa do Brasil (2008, 2009, 2010)
  • 3x Campeã Brasileira (2007, 2009 absoluto, 2010 WO)
  • Campeã do Internacional de Masters & Seniores (2010 absoluto)
  • Campeã Brasileira por Equipes (1998)
  • 13x Campeã Estadual de São Paulo
  • Campeã do Grapplers Quest New Jersey (2007 absoluto)
  • Campeã Americana (2007)
  • Medalha de Prata no Pan-Americano (2007)
  • Medalha de Bronze no Mundial (2007)
  • Mulheres que fizeram história no Jiu Jitsu

Além de Patrícia, existem algumas outras mulheres que merecem nossa admiração e respeito por tudo que fizeram dentro do Jiu Jitsu, lutando contra preconceitos e paradigmas para tornar o nosso esporte mais florido e igualitário.

Yvone Duarte

Por um tempo Patrícia Lage foi considerada a primeira mulher a receber a faixa preta dentro do Jiu Jitsu, porém descobriu-se que a primeira mulher a conquistar essa graduação no Jiu Jitsu foi Yvone Duarte.

Yvone começou a treinar no ano em 1978, aos 14 anos. Na sua época os campeonatos eram exclusivamente masculinos. Mas a vontade de lutar era maior então, junto com outras mulheres da equipe do Mestre Osvaldo Alves, começou a pressionar a Federação do Rio para que abrisse categorias femininas.

O ato de Yvone foi tão importante que teve grande impacto para a inserção das mulheres dentro dos campeonatos de Jiu Jitsu que antes era dominado por homens.

Kyra Gracie

Outra mulher de fibra que tem grande importância na história de nosso esporte pertence a uma das famílias mais renomadas dentro do Jiu Jitsu, a família Gracie! Kyra foi a primeira mulher dessa tradicional família a conquistar a faixa preta. Mesmo indo contra muitos integrantes de sua família que não apoiavam seu amor pela arte marcial ela lutou e conquistou seu espaço se tornando uma das maiores referência e maiores inspirações no Jiu Jitsu feminino. Atualmente ela comanda a própria academia no Rio de Janeiro e está ajudando na disseminação do esporte e também ajudando a mudar outras vidas.

Dentro no nosso esporte existem muitas Patrícias, Yvones e Kyras que lutam todos os dias pelo seu espaço e pelo respeito dentro do esporte. O objetivo do Jiu Jitsu é esse, ele não escolhe cor, idade, peso, altura e muito menos sexo. Ele existe para todos aqueles que desejam saúde e um futuro melhor!!

A equipe do BJJFANATICS parabeniza Patrícia Lage, não só pelo seu 6 º, mas por sua coragem e determinação é disso que nosso esporte precisa!

Quer aprender Jiu Jitsu com uma grande lutadora  ter uma guarda impecável?

A equipe do BJJFANATICS em conjunto com Thamires Aquino preparou um curso sensacional onde ela ensinará todos os segredos de sua temida guarda aranha. Com ela você descobrirá como ter uma guarda perigosa e vencer facilmente seus oponentes!

O que você está esperando? Venha logo revolucionar o seu Jiu Jitsu!!

OS TRUQUES DA GUARDA ARANHA COM THAMIRES AQUINO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

Marcadores