X Close
Your Cart
Keep Shopping
Marcio “Pé de Pano” Cruz Celebra Seus 41 Anos, Conheça A Trajetória Dessa Lenda Viva Do Jiu Jitsu

Marcio “Pé de Pano” Cruz Celebra Seus 41 Anos, Conheça A Trajetória Dessa Lenda Viva Do Jiu Jitsu

Nesta semana, Pé de Pano, completou seus 41 anos de vida. Com uma vida praticamente dedicada ao esporte, 6 títulos mundiais, incluindo 2 absolutos na Faixa Preta e vitórias sobre outras lendas da arte suave como Roger Gracie, Xande Ribeiro, Fernando Augusto "Tererê", Fernando Pontes "Margarida” e tantos outros Marcio Cruz se tornou um grande ícone de respeito dentro do Jiu Jitsu.

Hoje nós do BJJ Fanatics homenageamos essa lenda viva do esporte e falaremos um pouco de sua história, tanto como atleta de Jiu Jitsu como também de MMA, confira!

Em 24 de abril de 1978, nascia na cidade do Rio de Janeiro Márcio Ribeiro da Cruz, conhecido popularmente como “Pé de Pano” apelido este que foi dado por seus amigos de equipe da Gracie Barra, em referência ao cavalo do desenho Pica Pau.

Márcio conheceu as artes marciais aos 12 anos de idade, através do Karatê, esporte esse que praticou durante por pouco tempo, ainda na adolescência ele conheceu o Jiu Jitsu, mas por conta de não existir um local próximo a sua residência para ele treinar ele matriculou-se no Judô, mas desde dessa época já queria praticar o Jiu Jitsu.

Somente aos 17 anos, já na sua juventude, ele se matriculou em uma academia de Jiu Jitsu. Sabendo que havia começado relativamente tarde na arte suave, Marcio se dedicou muito desde o início, pois já estava determinado a se tornar um grande lutador, treinando praticamente todo o tempo em que podia.

Desde o início de sua carreira muitas vitórias e títulos acompanharam sua carreira. Ainda na faixa azul Marcio venceu o Campeonato Brasileiro CBJJ e também o Campeonato Pan Americano IBJJF e ainda beliscou uma medalha de Bronze no Campeonato Mundial IBJJF.

Sem aquele estereótipo de que para ser um lutador casca grossa deve-se ter um corpo musculoso, cheio de tatuagens e orelhas estouradas, Pé de Pano com um corpo magro, porém forte e com pernas muito compridas tornou-se um exímio guardeiro e sua guarda é reconhecida até hoje como uma das melhores da história.

Ainda nas faixas coloridas, Marcio Pé de pano venceu 2 títulos Mundiais IBJJF, um como faixa roxa e um como faixa marrom. Na faixa Preta, Pé de Pano teve a sua consagração após conquistar o ouro duplo no Campeonato Mundial de 2002, quando derrotou os irmãos Saulo e Xande Ribeiro, no ano seguinte conquistou um feito ainda maior vencendo novamente a divisão livre de peso, passando por cima de Fabricio Werdum e o temido Roger Gracie.

Em 2003 Marcio ainda conquistou o ouro duplo no Pan Americano IBJJF, derrotando Fabricio Werdum na final do absoluto e também o ADCC, vencendo novamente Werdum na Final de sua categoria.

No ano de 2005 Pé de Pano conquistou novamente o ouro duplo no Pan Americano e neste mesmo ano fez sua estreia no UFC aplicando uma finalização com 1 minuto de luta sobre o japonês Keigo Kunihara.

Na sua segunda luta pelo UFC Marcio, atropelou Frank Mir, mas logo em seguida sofreu 2 derrotas e foi demitido da organização. Lutando MMA por outras organizações ele ainda fez outras 7 lutas e 6 elas terminaram com vitória para Marcio. Sua última luta de MMA foi em 2012 quando finalizou Joe Yager pelo RFA 4 com um triangulo invertido no segundo round.

Retornando aos tatames ele disputou o Mundial de 2012 e ficou em terceiro lugar, perdendo na semi-final em uma disputa apertada que terminou 2 a 0 para Marcus Almeida, o Buchecha. Em 2013 ele disputou a Pro League da IBJJF e sagrou-se campeão ao superar Ricardo Evangelista e Gustavo Pires. Sua última aparição nos tatames foi em 2017 quando disputou novamente a Pro League mas dessa vez foi derrotado por João Gabriel.

Hoje em dia Márcio mora nos Estados Unidos em Tampa no Estado da Flórida, onde lidera a sua própria equipe e dá aulas de Jiu Jitsu. Com uma carreira brilhante no Jiu Jitsu Marcio já foi considerado o terceiro maior lutador da história do Jiu Jitsu pelo site americano BJJ Heroes.

Se você é fã do Jiu Jitsu Old School de Pé de Pano e de outros grandes nomes do Jiu Jitsu, você precisa adquirir os nossos cursos de Rodrigo Cavaca, onde esta lenda nos ensina e um curso as mais diversas variações e formas de se chegar ao seu poderoso Triângulo, um dos melhores golpes que Pé de Pano mais utilizava, e também o curso de Marco Barbosa onde esse casca grossa nos ensina todos os truques para você esmagar todos os guardeiros de sua academia!

CONFIRA NOSSOS CURSOS!

 

O TUTORIAL DO TRIÂNGULO COM RODRIGO CAVACA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 O MANUAL DA PASSAGEM NA PRESSÃO COM MARCO BARBOSA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

Marcadores

Produtos recentemente vistos