A Importância Das Pegadas No Jiu Jitsu

A Importância Das Pegadas No Jiu Jitsu

O Jiu Jitsu é uma arte marcial complexa, baseado em um jogo de alavancas, onde sem dúvidas, o principal atributo para um bom atleta é o conhecimento técnico. Porém, existe um conjunto de fatores que colaboram para a melhor performance e desempenho, força, flexibilidade, cárdio, precisão dos movimentos, biótipo, alimentação, descanso, etc... e principalmente, a PEGADA!

Uma luta, ou rola, sempre se inicia com os oponentes se cumprimentando e logo em seguida realizando suas pegadas, isso é obrigatório. Uma pegada firme já logo determina o  domínio inicial da luta, sendo a pegada é uma importante arma no tatame. Fortalecer sua pegada vai lhe ajudar em todos os aspectos do jogo.

Os músculos do antebraço são os responsáveis pelos movimentos do punho para cima e para baixo e para os lados, eles também fazem os movimentos de pronação e supinação do cotovelo, auxiliando o movimento dos dedos.

Uma boa pegada envolve não somente os músculos do antebraço, mas também a musculatura dos dedos e mão, não basta ter resistência nos antebraços e  dedos frouxos que  possibilitam  que os adversários estourarem facilmente suas pegadas.

Um lutador com boa pegada certamente terá maior controle da luta, não só na troca de pegadas em pé, mas também no decorrer da luta ao chão. Os treinos de pegada são fundamentais para o fortalecimento das mesmas e devem ser executados regularmente.

Quais são os melhores exercícios para fortalecer sua pegada?

Os exercícios pode ser executados em academias de musculação,  academias de jiu jitsu, ou até mesmo em casa... Aqui vai uma série de exercícios que você pode fazer para ficar com aquela pegada MONSTRA!

Barras com o Kimono – Pendure seu kimono em uma barra e faça diversos exercícios. Mude a posição da mão diversas vezes, dê triângulo na própria barra, faça aquela força, diversifique  e e aproveite ao máximo este exercícios.

Flexão com os dedos – Os dedos também precisam ser fortalecidos, faça uma flexão normal mas ao invés de colar a mão planta no chão, distribua também o peso do seu corpo nos dedos.  Caso esteja muito pesado, você pode se ajoelhar para aliviar o peso, mas com o passar do tempo você pode tentar fazer as flexões apenas com os dedos, fortalecendo incrivelmente sua pegada.

Balde com areia ou arroz – Mergulhe suas mãos em um balde com areia ou arroz, abra e feche as mãos repentinamente, no inicio pode parecer fácil, faça várias vezes até suas mãos se cansarem, com o passar do tempo suas mãos  vão engrossando e os dedos vão se fortalecendo. 

Bíceps invertido – Este exercício apesar de focar no bíceps, pega bastante o antebraço.

Treino com o kettlebell – O Kettlebell proporciona diversos exercícios que contribuem para pegada, um deles é feito no banco, apoie o braço em um banco , realize a pegada no kettlebell e faça movimentos de rotação de punho. Outro exercício bacana é pegar o kettlebell de ponta cabeça, na parte redonda pressionando com a mão e caminhar sobre o tatame até a fadiga.

Além desses exercícios o professor Pedro Jordano demonstra outros que  podem ser feitos na academia com este mesmo foco. 

Leonardo Saggioro “Cascão” é um peso pena casca grossíssima, Bi Campeão Brasileiro (IBJJF), campeão do World Pro e King of Mats(UAEJJ)  e 2  vezes Vice Campeão Mundial (IBJJF),  que certamente tem uma das melhores pegadas de sua categoria, Cascão treina pegadas pelo menos 3 vezes na semana e garante que esse é um dos segredos do seu afiadíssimo jogo de meia guarda.

Através de suas pegadas ascão consegue impor seu Jiu Jitsu sobre seus adversários, realizar as mais belas raspagens, além de um excelente controle por cima,  impulsionado pelo domínio que exerce através de suas firmes pegadas.

Saggioro, nos revelou todos os detalhes de sua meia guarda em um de nossos cursos, totalmente em português, e de maneira super prática de acessar, não deixe de conferir e aprender com esse grande talento do Jiu Jitsu atual! 

 

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