X Close
Your Cart
Keep Shopping
Quantos Kilos Eu Devo Abaixar Pra Lutar E Vencer Meu Primeiro Campeonato De Jiu Jitsu?

Quantos Kilos Eu Devo Abaixar Pra Lutar E Vencer Meu Primeiro Campeonato De Jiu Jitsu?

Hoje nós vamos falar desse assunto tão importante na trajetória daqueles que sonham em se tornar competidores de Jiu Jitsu e além de campeões na vida, também campeões nos torneios de Jiu Jitsu!

Todos nós que praticamos o Jiu Jitsu somos completamente apaixonados por nosso esporte e mesmo aqueles que não tem um espírito competitivo tão aflorado quanto aqueles que parecem ter nascido para competir, em algum certo momento tem ao menos a curiosidade de um dia participar de um campeonato de Jiu Jitsu.

Em contrapartida aqueles que tem o espirito competitivo aflorado não nasceram dentro de uma competição, um dia tiveram a sua estreia, e nesse dia também tinha milhares de dúvidas em relação a esse desafio, em relação ao peso, a preparação e tudo aquilo que envolve uma competição.

O principal fator em xeque dentro de uma competição é a adrenalina, esta pode te levar ao êxito, mas também te levar ao fracasso, controlar essa adrenalina é algo muito complexo e só com o tempo nós conseguimos ter esse auto controle e estarmos mais maduros para competições.

O tempo de treino e a quantidade de treinos necessários para que tenhamos a maturidade de entrar em uma competição é algo que nosso mestre poderá nos ajudar, dando dicas em relação a nossa preparação e dizendo se estamos habilitados a lutar ou não.

A nossa alimentação também é um fator importante que deve ser observado. Todos nós sabemos aquilo que nos faz bem e que o nosso corpo responde melhor ou não. Comer comidas pesadas como feijoada, hambúrguer, refrigerante e etc, não é uma boa opção por isso devemos optar por comidas mais leves e que estejamos acostumados a consumir.

Mesmo sabendo que a alimentação é um fator de suma importância no desempenho de um atleta, muitas pessoas falham neste requisito, muitas vezes se alimentando mal ou as vezes não se alimentando adequadamente durante a fase de preparação para uma competição.

Isso acontece justamente porque algumas pessoas ficam preocupadas em perder ou ganhar kilos faltando pouco tempo para as competições, o que é um grande erro, principalmente para aqueles que nunca competiram.

Aqueles que nunca disputaram um campeonato muitas das vezes não sabem nem ao certo o seu peso real vestindo um kimono, então se inscrevem naquela categoria que acha que conseguirá bater o peso, sem ao menos se pesar para verificar quanto está pesando naquele momento. Depois de se inscreverem é que vão procurar saber qual é o seu peso real vestindo o kimono e muitas vezes são surpreendidas por estarem muito acima do peso que imaginavam estar e aí começa toda uma briga em cima da hora para chegarem ao peso no qual elas estão inscritas.

Como dissemos anteriormente, um campeonato é um grande desafio em que muitos atributos irão dizer se você irã vencer ou não. Um desses fatores é a adrenalina e este fator é algo que é difícil de ser controlado, ou seja esse já é um problema que dificilmente podemos evitar...

Quando você se inscreve em uma categoria de peso abaixo do seu peso atual, você cria um novo problema a ser resolvido e que poderia ser evitado caso você se inscrevesse naquela que se enquadra no seu peso atual, ainda mais tratando-se de sua estreia em competições. Vale lembrar que uma vez que você subiu na balança e não bateu o peso da categoria, automaticamente você estará eliminado da competição.

Um campeão não nasce da noite para o dia e muitos testes devem ser feitos até que se consiga chegar no ponto máximo de performance. A sua primeira competição deve ser feita como um teste para que você veja se realmente tem vocação para competir, tentando sempre minimizar os problemas antes da luta.

Depois que você já tiver lutado seu primeiro campeonato de Jiu Jitsu você terá o mínimo de experiência para ver se naquela categoria de peso que você se inscreveu condiz com a sua melhor forma física ou não. Além disso, fazer uma dieta desregrada e sem uma orientação adequada, certamente te levará ao fracasso, pois você não terá forças suficientes para aguentar suportar ao menos a primeira luta.

Utilize essa competição como aprendizado e não queira logo de cara apresentar nela o maior desempenho de sua vida, vá construindo sua história aos poucos pois quando criamos muita expectativa e não alcançamos o êxito almejado temos um forte incentivo a desistirmos e nos sentirmos para baixo.

Aproveite seus treinos na academia e procure sempre aprender novas técnicas pois na hora das lutas, é a qualidade técnica que irá prevalecer. Um lutador que tem a qualidade técnica elevada consegue lutar bem em qualquer categoria de peso que ele se enquadra, pois dentro do Jiu Jitsu o conhecimento técnico é o principal fator que irá fazer a diferença!

O conhecimento técnico e a repetição deste, certamente é a chave do Sucesso dentro do Jiu JIisu. O BJJ Fanatics disponibiliza o maior acervo de cursos online com os maiores atletas da atualidade! Então, o primeiro passo fica por nossa conta, basta acessar nosso conteúdo e a partir daí repetir exaustivamente...até que tudo se torne natural, e o seu Jiu Jitsu ficará muito mais sólido!

Em resumo... aprenda conhecimento técnico e treine Jiu Jitsu, não tem como dar errado, se estiver dando errado, acredite no seu esforço e continue insistindo que vai dar certo!

Nosso site possui cursos com atletas como Jake Mackenzie, Marcos Tinoco e Fabiano Scherner.  Não deixe de conferir nosso conteúdo! 

 

O MANUAL DA MEIA GUARDA INVERTIDA COM JAKE MACKENZIE (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

O ESPECIALISTA DA GUARDA LASSO (GUARDA LAÇADA) COM MARCOS TINOCO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

DERRUBOU, PASSOU & FINALIZOU SEM KIMONO COM FABIANO PEGA-LEVE SCHERNER (ACESSO ONLINE)

 

COMPRE AQUI

 

 

Marcadores