Por Que As Mulheres São Mais Técnicas Que Os Homens No Jiu Jitsu?

Por Que As Mulheres São Mais Técnicas Que Os Homens No Jiu Jitsu?

Você já parou para perceber que de um modo geral as mulheres são mais técnicas do que os homens dentro do Jiu Jitsu? Isso não é uma verdade absoluto, lógico, entretanto se formos analisarmos mais profundamente podemos chegar a essa conclusão.

Desde os primórdios da história do Jiu Jitsu, ele sempre foi um esporte mais praticado pelos homens, isso se dá sobretudo por ter sido criado para a defesa pessoal e utilizado por samurais (homens) na antiguidade, os anos se passaram, o Jiu JItsu se tornou uma arte marcial completamente daquela inicial e Hélio Gracie juntamente com a sua família readaptou e reinventou essa arte, foi aí que o Jiu Jitsu começou a ser amplamente praticado e as mulheres começaram a ter interesse para também se tornarem lutadoras de Jiu Jitsu.

Desde a época de Hélio Gracie, a essência do Jiu Jitsu é a técnica em detrimento da força bruta, porém até hoje existem pessoas que ainda não entenderam muito bem essa máxima do nosso esporte. Hélio Gracie era o mais franzino dos irmãos e por isso ele precisava estudar e desenvolver muitas técnicas para supera-los nos treinamentos e também vencer os adversários (Sempre mais fortes e mais pesados) durante os desafios nos quais participava.

Retornando a pergunta inicial dessa portagem e voltando a falar sobre as mulheres, o que acontece é basicamente o que acontecia com Hélio e além disso é uma característica muito forte entre as mulheres serem extremamente atentas e detalhistas fato esse que colabora com que essas se preocupem em aprender e desenvolver uma técnica mais refinada do que os homens.

Homens e mulheres são fisiologicamente diferentes, o corpo dos homens naturalmente mais forte e musculoso dá a eles poderes que nem todas as mulheres têm, por um lado isso os ajuda a conseguirem fazer mais força e ter mais pressão sobre os seus adversários, entretanto a ausência de corpos musculosos e pesados obriga tanto homens quanto mulheres a aprender uma técnica mais refinada, caso queiram permanecer nos treinos de Jiu Jitsu.

Bruno Malfacine é um grande exemplo disso, na época em que começou a treinar com apenas 12 anos ele era a única criança, naquele tempo o Jiu Jitsu ainda tão difundido e era difícil encontrar tantas crianças praticando a arte suave, por isso as turmas infantis eram raras de se encontrar, então Bruno começou a treinar em uma turma de adultos desde muito cedo.

“Desde criança eu estou acostumado a treinar com companheiros de treinos maiores que eu. Esse foi o principal motivo o qual eu tive que desenvolver um jogo que eu seria capaz de aplicar minhas técnicas com qualquer um, independentemente do seu tamanho.” cita Bruno.

Bruno ainda era uma criança com biótipo franzino e fraco, foi um período difícil, muitas pessoas poderiam desanimar porque na teoria os amassos seriam inevitáveis, porém sempre se testou contra adversários maiores e mais pesados do que ele, fazendo com que desde essa época fosse obrigado a desenvolver um jogo eficiente que pudesse ser feito contra os brutamontes...

 “Sempre gostei muito de treinar com caras mais pesados, era uma maneira de testar meu Jiu Jitsu e me fazer evoluir para lutar nos campeonatos. Acredito que se você não se sente confortável treinando com um adversário mais pesado do que você, há algo errado com o seu Jiu Jitsu e sugiro que reavalie seus conceitos sobre a arte.” Encerra Bruno Malfacine.

 

Leia Mais Sobre Malfacine... 

Outra coisa muito comum para as mulheres é que assim como Bruno não encontrava muitas crianças dentro dos tatames para parear peso e força com ele ainda existem muito mais homens do que mulheres nos treinos. Devido a isso algumas meninas, por falta de identificação com o esporte acabam abandonando e somente as mais dedicadas é que conseguem dar continuidade e como são obrigadas a quase sempre treinarem com pessoas mais fortes e pesadas desenvolverem um jogo altamente técnico.

As características da personalidade feminina também as ajudam a ter um desenvolvimento técnico mais rápido. Você já ouviu aquela história que as mulheres conseguem fazer várias coisas de uma só vez enquanto os homens tem de fazer uma por vez? Essa história não é somente para provocar a classe masculina, mas sim outra valência das meninas, que conseguem ter um maior potencial de aprendizado e combinação dos golpes do que os homens!

Viva o legado de Hélio Gracie, treine Jiu Jitsu para que ele seja eficiente e técnico, músculos e força um dia irão se atrofiar, mas o conhecimento técnico ninguém irá te tomar!

Nosso site conta com as melhores vídeo aulas de Jiu Jitsu do Mundo! Os atletas de mais sucesso estão aqui prontos para te ensinar todas as suas técnicas e te ajudar a se tornar um lutador muito mais completo! Aprenda agora com a inteligentíssima Thamires Aquino todos os segredos de sua poderosa Guarda Aranha e com Bruno Malfacine tudo aquilo que ele sempre utilizou para Superar os Gigantes dentro dos tatames!

 

OS TRUQUES DA GUARDA ARANHA COM THAMIRES AQUINO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

COMO LUTAR CONTRA O ADVERSÁRIO MAIOR, MAIS FORTE E MAIS PESADO: GUARDA BY BRUNO MALFACINE (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

 

Marcadores