Por Que Cuidar Dos Joelhos É Tão Importante Para Os Praticantes De Jiu Jitsu?

Por Que Cuidar Dos Joelhos É Tão Importante Para Os Praticantes De Jiu Jitsu?

Certamente você já teve ou conhece várias pessoas que tiveram algum tipo de lesão no joelho. Não importa se você é um competidor ou pratica por Hobby, se você é guardeiro ou passador, se você gosta de atacar leg locks ou não, o seu joelho é um bem muito precioso para que você possa treinar e desenvolver-se dentro do Jiu Jitsu.

O joelho é uma das maiores articulações do nosso corpo, é formado pelo fêmur, tíbia e patela. Tudo isso ligado por estruturas como o menisco, tendões musculares e ligamentos Como é propenso a lesões diretas e indiretas, além de ser bastante exigido em um esporte de contato como o Jiu Jitsu, o joelho é uma das áreas que mais sofrem com lesões.

 

Veja mais sobre os Leg Locks...

 

Quando estamos treinando ou lutando, a todo momento colocamos nosso joelho á prova, seja fazendo uma guarda aranha e suportando a pressão do passador, seja quando você está de joelhos tentando passar a guarda do seu oponente, ou então nas mais diversas situações de luta, haja visto que a mobilidade das pernas é algo fundamental para o desenvolvimento de um rola de Jiu Jitsu.

As ocasiões que podem gerar problemas nos joelhos são muitas, como traumas, desgaste devido ao excesso de treinos ou até mesmo pela postura incorreta. Listamos abaixo algumas  lesões mais comuns nos joelhos dos lutadores de Jiu Jitsu.

1 - Rompimento do LCA (Ligamento Cruzado Anterior)

2 - Rompimento do LCP (Ligamento Cruzado Posterior)

3 - Luxação Patelar

4 - Condromalácia Patelar

5 - Artrose

6 - Tendinite Patelar

7 - Síndrome do Corredor ou Lutador

8 - Lesão no Menisco

Sabendo da importância da saúde dos joelhos, fomos até um médico especialista no assunto, e conversamos com o Doutor Gustavo Asmar, Ortopedista consultor da SJJSAF e da Confederação Brasileira de MMA Desportivo (CBMMAD) que é um especialista em assuntos esportivos e principalmente ligados as lutas e artes marciais.

O médico dos lutadores nos falou um pouco sobre a importância dessa importante articulação do corpo humano e nos deu algumas dicas de como manter nossos joelho sempre saúdáveis para realizarmos a nossa amada pratica do Jiu Jitsu. Veja o Parecer do Dr. Gustavo:

O joelho é uma das articulações mais lesionadas no jiu jitsu. O clássico mecanismo de entorse gera mais comumente as lesões do menisco medial e do ligamento cruzado anterior, ambas com indicação de tratamento cirúrgico via artroscópica (por vídeo).

Um trabalho do mês passado (Maio) da conceituada revista de medicina esportiva British Journal Sports Medicine relacionou a relação destas lesões com o risco do desenvolvimento de artrose do joelho.

O risco de artrose após a lesão do ligamento cruzado anterior foi cerca de 4 vezes maior e da lesão meniscal com ou sem a lesão associada do ligamento cruzado foi 6 vezes maior que pessoas sem estas lesões.

Isso mostra que mesmo se bem operados os atletas com estas lesões tem um risco maior de desenvolverem artrose do joelho e se não operarem e terem uma instabilidade da articulação a evolução da destruição da cartilagem articular é ainda mais catastrófica.

Com estas informações orientamos sempre os lutadores:

1 - O melhor tratamento sempre é a prevenção e a preparação física eficaz! Fortalecimento muscular e trabalhos visando a estabilidade articular ajudam a prevenir as lesões traumáticas do joelho

2- Em caso de lesão articular, procurar atendimento ortopédico especializado de forma precoce. A brevidade do início do tratamento pode mudar a evolução natural da doença degenerativa articular

3- Lutadores operados por estas patologias ou que já apresentam degeneração articular dos joelhos devem ser acompanhados. Muitas são os tratamentos que podem postergar a destruição da cartilagem do joelho entre elas podemos destacar a infiltração com ácido hialurônico.

Se você quer realmente ter saúde e longevidade não somente dentro do esporte mas em sua vida, deve cuidar de seu corpo sempre no intuito de prevenir lesões. Nas lesões de joelho no Jiu Jitsu, não é diferente, a melhor forma de atuarmos no tratamento destas lesões e garantir a longevidade do esporte principalmente em alta performance é na sua prevenção e na elaboração do treinamento de forma específica de acordo com as peculiaridades de cada atleta. E sempre procurar médicos especialistas o mais rápido possível quando houver alguma lesão.

Cuide bem do seu corpo pois sem ele você não conseguirá fazer aquilo que nós mais amamos, que é treinar e lutar Jiu Jitsu!

Nossa plataforma está sempre antenada em tudo que acontece no universo do Jiu Jitsu e traz através de nosso Blog o mais completo conteúdo para os Fanáticos pelo Jiu Jitsu! Além disso nosso site também possui os mais diversos cursos online com os maiores lutadores e professores de Jiu Jitsu do mundo!

Se algum dia na vida você for treinar com um legk locker sinistro como Craig Jones ou Dean Lister é bom que você conheça todos os ataques desse cara para você não ferrar com seu joelho, não é mesmo? Nosso site possui 2 cursos exclusivos com esses casca grossas que irão te ajudar e entender perfeitamente o funcionamento dos sistemas de ataques desses caras!

 Não deixe de conferir!!!

ATAQUES DE PERNA POR CIMA OU POR BAIXO COM CRAIG JONES (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

O SISTEMA K.A.T.C.H DE ATAQUES DE PERNA COM DEAN LISTER (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

 

Marcadores