Por Que Os Treinos De Jiu Jitsu Entre Crianças, Iniciantes, Adultos E Competidores, Devem Ser Diferenciados?

Por Que Os Treinos De Jiu Jitsu Entre Crianças, Iniciantes, Adultos E Competidores, Devem Ser Diferenciados?

Com a profissionalização do Jiu Jitsu competitivo e com a crescente popularização da nossa arte marcial, surgem algumas questões em relação à complexidade e ao nível de exigência dos treinamentos.

Como todos nós sabemos, desde o início da difusão do Jiu Jitsu por Hélio Gracie, nosso esporte nunca fez distinção de idade, sexo, ou porte físico, sendo considerado um dos esportes mais democráticos do mundo, proporcionando integração aos mais diferentes tipos de pessoas das mais variadas classes sociais e estilos de vida.

Entretanto, todos nós sabemos que cada pessoa é única e também, cada pessoa se matricula nas aulas de Jiu Jitsu devido a algum objetivo, podendo este mudar ao longo do tempo, mas de maneira geral cada pessoa necessita de um tipo de treino.

Aqueles que ainda são crianças, até 15 anos certamente devem ter treinos voltados para uma parte mais social e lúdica, enquanto aqueles que são iniciantes, devem frequentar treinos direcionados ao seu desenvolvimento técnico, já os que frequentam a academia simplesmente como atividade devem frequentar treinos “comuns”, aqueles tradicionais onde o grau de exigência dos treinadores é menor em relação aos competidores que devem frequentar treinos direcionado á alta performance.

Separar as pessoas de acordo com as suas necessidades é algo comum nas grandes equipes de Jiu Jitsu, veja no vídeo abaixo o que Leozinho Vieira, um dos líderes da academia Check Mat pensa a respeito disso.

Como vimos essa é uma tendência do Jiu Jitsu moderno, separar as turmas não significa afastar as pessoas, mas sim atender a necessidade de cada praticante de acordo com a sua demanda dentro da Arte Suave.

 Além disso, deve ocorrer uma flexibilidade dentro das academias, onde as pessoas possam ter a livre escolha de poder optar por um treino ou pelo outro, respeitando sua condição física e sem prejudicar o treino das outras pessoas.

Uma pessoa de 45 anos que pratica o Jiu Jitsu por Hobby e frequenta a academia duas vezes por semana pode ter o mesmo nível de exigência de um treinador do que um garoto de 19 anos que faz dois treinos por dia? É obvio que não... Prova disso é que as competições para aqueles que já ultrapassaram os 30 anos (os Masters) possuem divisões especificas onde essa turma se enfrenta em duelos também competitivos, entretanto com tempo reduzido em relação a classe adulta...

Uma pessoa que frequenta a academia utilizando meramente o Jiu Jitsu como uma atividade esportiva pode até treinar em uma turma de competidores, desde que essa pessoa tenha ciência do maior nível de exigência dessa aula, não só tecnicamente, mas principalmente na hora dos rolas... Um treino voltado para as competições de maneira geral não tem muita conversa fiada, durante os rola é “selva total”, então se você não estiver com esse espírito é melhor nem ir neste treino pois irá se frustrar além de prejudicar o treino dos atletas de sua equipe.

Da mesma maneira, um competidor pode frequentar os treinos “comuns”, mas este deve estar ciente que o “estranho no ninho” da vez é ele, e não deve treinar com a mesma intensidade empregada durante os treinos de competição, pois neste caso ele estará treinando com pessoas, relativamente mais tranquilas que não tem o mesmo objetivo do que ele. Esse treino pode ser utilizado como uma ótima maneira de se testar novas posições e também se arriscar em posições nas quais você não tenha tanta habilidade...

Independente de qual tipo de treino você esteja buscando dentro de sua academia, o conhecimento técnico é fundamental para que ocorra desenvolvimento do seu Jiu Jitsu, independente se você sonha em se tornar um grande campeão ou então mudar de faixa mais rápido.

A técnica determinará quem é você dentro dos tatames, se você é um cara realmente bom de Jiu Jitsu, ou apenas um cara que veste kimono sua e se diz praticante de Jiu Jitsu! Esteja sempre evoluindo tecnicamente e buscando conhecer novas técnicas e posições!

Nós do BJJ FANATICS temos o maior acervo de vídeo aulas digitais do mundo! Onde os principais atletas e professores nos revelaram através destas aulas todos os seus segredos para se tornarem grandes referencias dentro do Jiu Jitsu!

Que tal aprender com Leandro Lo, Eduardo Telles ou Bruno Malfacine?

Aproveite nosso cupom de páscoa e adquira todos esses cursos com um SUPER DESCONTO de 40%!

APROVEITE!

A GUARDA LO E A PASSAGEM MATRIX POR LEANDRO LO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

TUDO SOBRE A GUARDA TARTARUGA COM EDUARDO TELLES

COMPRE AQUI

COMO LUTAR CONTRA O ADVERSÁRIO MAIOR, MAIS FORTE E MAIS PESADO: GUARDA BY BRUNO MALFACINE (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

Marcadores