Você Precisa Estar Preparado Para Lidar Com Lesões No Jiu Jitsu!

Você Precisa Estar Preparado Para Lidar Com Lesões No Jiu Jitsu!

Esse não é um dos melhores assuntos para se tratar, mas precisa ser abordado. As temidas lesões, por mais que cuidemos de nossa saúde, de nosso corpo, vira e mexe aparecem para incomodar nossa vida e nos afastar dos tatames.

Porém um soldado quando vai a guerra sabe muito bem dos riscos que corre e você também precisa estar ciente que Jiu Jitsu é um esporte de contato e que além das lesões causadas pelo desgaste e excesso de treino, também podem ocorrer acidentes nos treinos e também nas competições.

Só não está sujeito a machucar aquele que não treina, então ou você prepara sua cabeça e lida com o perigo ou se afasta dos treinos fica a arquibancada que pelo menos no Jiu Jitsu você não se machucará. Mas até parece que alguém vai deixar de treinar a arte suave pelo simples fato de “poder” vir a se lesionar, principalmente nós que somos fanáticos pelo nosso esporte.

O esporte de contato tem essa particularidade, hora ou outra alguém se machuca por um pancada inesperada, ou por um golpe mal realizado ou por uma defesa incorreta, isso ocorre e na maioria das vezes aquele que causou a lesão não teve culpa e também não teve a intenção de lesionar o companheiro de treino o u o adversário de luta, pelo menos é isso que se espera, visto que o respeito pelo outro é fundamental para qualquer lutador da arte marcial.

Lesão? E agora?

O primeiro passo a ser tomado é analisar a gravidade da situação, se a pessoa está consciente, se houve fratura exposta, sangramento e afins. Logo depois verificar a necessidade de encaminhar a pessoa a um hospital ou solicitar a ajuda de socorristas no local. É claro que os casos de lesões mais graves dentro do Jiu Jitsu são raras, mas não podem ser descartadas. Por esse motivo que sempre deve haver um faixa preta preparado e por isso exige-se o curso de primeiro socorros para os graduados, dessa forma eles saberão como lidar com esse tipo de situação que pode ocorrer a qualquer momento.

Após esse passo o atendimento médico determinará as providências que devem ser tomadas, pontos, cirurgias, ou apenas repouso. Um médico deve ser sempre procurado em caso de lesões um pouco mais sérias, a avaliação de um profissional e indispensável para que você faça o tratamento correto, não tenha seqüelas e principalmente que possa retornar aos treinos o mais rápido possível.

Se afastar do tatame

Essa é parte mais dolorida para o fanático pelo Jiu Jitsu, mil lesões não se comparam a dor de não poder treinar, mas existem casos que esse afastamento é necessário para que a recuperação proceda da maneira correta e ele possa retornar as suas atividades normais o mais rápido possível.

Ninguém quer parar de treinar correto? Mas quando for necessário, nunca deve desobecer as ordens do profissional seja um médico ou fisioterapeuta. A intenção dele é te ajudar a retornar o mais rápido possível e não atrapalhar o seu desenvolvimento no esporte, por isso siga sempre as recomendações do médico, dessa forma você melhora mais rápido com segurança e quando menos esperar já estará de volta.

O que fazer para evitar as lesões?

Existem algumas maneiras de prevenir certas lesões, não quer dizer que elas não aparecerão porém pode diminuir a sua incidência e também auxiliar na recuperação do atleta e também no seu retorno!

Musculação

A musculação é um excelente aliada na prevenção de lesões uma vez que oferece o fortalecimento da musculatura, ossos e articulações, garantindo um corpo forte com menos propensão a se lesionar.

Tenha consciência do que está fazendo

Ganhar não é tudo dentro do Jiu Jitsu, não saia pulando igual um doido, fazendo movimentos desordenados, concentre-se e tente realizar os movimentos da maneira e assim você alcançará o objetivo pretendido e poderá evitar futuros acidentes.

Cuidado com as quedas

Toda posição tem os seus perigos, porém as quedas são grandes causadoras de lesões, primeiro porque muitos de nós não são judocas e não temos especialidade em fazer quedas elaboradas de quadril, por exemplo, tentar esse tipo de queda sem o devido conhecimento, pode realmente causar um lesão tanto em quem aplica e também em quem está sofrendo a mesma.

O retorno aos treinos

Essa parte da lesão também não é nada fácil! Dependendo da situação a volta pode ser mais difícil do que foi o começo na arte suave. Quando você retorna o gás já não é o mesmo e o ritmo também não. Por isso é muito importante ter paciência e entender que logo tudo voltará ao normal e vai ser como se você nunca tivesse nem afastado dos treinos.

Deixe seu ego de for, entenda que seus companheiros de treinos continuaram firmes quando você parou então a evolução deles não pode ser desconsiderada. Então tenha calma e não desista pois o tempo é o melhor remédio para voltar ao que era antes!

Mantenha seu nível técnico em dia!

Já dissemos aqui e vamos dizer novamente! A técnica é a base do Jiu Jitsu e quanto mais técnica você tiver menos lesões você estará sujeito, por saberá exatamente o que está fazendo e se por algum acaso acidentes vierem a acontecer você está com sua técnica apurada então o seu retorno e adaptação serão menos dolorosos.

Então nunca negligencie sua técnica, quanto mais técnico for melhores serão seus resultados e menos riscos você correrá!

Então não espere mais! A equipe do BJJFANATICS está preparada para ajudá-lo a turbinar o seu jogo e alavancar suas técnicas! Aqui você aprenderá as melhores técnicas  com os maiores nomes da história do Jiu Jitsu!

Eles ensinarão a você todo os segredos e ajustes de suas posições prediletas para que você se torne um verdadeiro campeão na arte marcial! Aqui você aprenderá com feras como Alexandre Viera, Thomas Lisboa, Júlio César e muito mais!

Não perca tempo e venha logo adquirir o seu curso e se tornar uma fera do BJJ!

 


TUDO SOBRE O LOOP CHOKE COM ALEXANDRE VIEIRA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

GUARDA DE GANCHO DO BÁSICO AO AVANÇADO COM THOMAS LISBOA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

OS SEGREDOS & TRUQUES DAS PASSAGENS DE GUARDA DA GFTEAM JULIO CESAR PEREIRA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

 

 

Marcadores