X Close
Your Cart
Keep Shopping
Por Que Todos Os Praticantes De Jiu Jitsu Devem Usar Protetores Bucais?

Por Que Todos Os Praticantes De Jiu Jitsu Devem Usar Protetores Bucais?

Não importa se você é um praticante de Jiu Jitsu que treina ocasionalmente por diversão ou um atleta profissional, todos nós corremos risco de sofrer impactos nos dentes ou maxilares e as consequências disso são terríveis!

Os protetores bucais são indicados para qualquer um que pratique Jiu Jitsu e preza pela sua saúde. Não importa o nível, iniciante ou avançado, todos estão expostos ao risco. Para evitá-lo, é aconselhável se equipar bem e adequadamente.

Um protetor bucal é um aparelho que se encaixa nos dentes para protegê-los de qualquer tipo de impacto e devem ser usados sempre que a pessoa participa de atividades esportivas que envolvam a possibilidade de quedas, contatos físicos bruscos ou choques, como no caso do Jiu Jitsu. Funcionando como amortecedores, distribuindo as forças durante o golpe e prevenindo maiores traumas.

Como atuam os protetores bucais?

Os protetores bucais são a melhor forma de se prevenir cortes labiais, problemas de ATM, ou até mesmo perda de um ou mais dentes. Ele atua protegendo o usuário absorvendo impactos como de joelhadas e cotoveladas que acontecem mesmo que involuntariamente muitas vezes durante uma luta de Jiu Jitsu de forma a evitar fraturas na mandíbula, ferimentos na língua, lesões cerebrais e das juntas do queixo, além de também proteger a coluna cervical de forma indireta.

Desde quando os lutadores começaram a usar protetores bucais?

Na década de 40 os protetores começaram a ser utilizados por pugilistas de forma a absorver os impactos das pancadas provenientes das lutas e treinos de Boxe. Antes da criação dos protetores, esses lutadores utilizavam de materiais com algodão, lã e até mesmo pedaços de maneira na boca para de alguma forma absorver o impacto dos socos.

Um médico Inglês chamado Woolf Krause, que desenvolveu os protetores e juntamente com seu filho Phillip, que era dentista e amante do Boxe. Dessa forma os dois desenvolveram aquele que foi o primeiro protetor bucal da história e a partir de então, esse acessório passou a integrar o conjunto de equipamentos dos lutadores de Boxe, e com o passar dos anos passou a compor também o conjunto de equipamentos de outros tipos de esporte como o Jiu Jitsu.

Quais são os tipos de protetores?

É muito importante que você utilize o tipo de protetor adequado, para que ele encaixe perfeitamente em sua boca e não prejudique a sua respiração durante os treinos. Muitos atletas pecam na escolha do protetor e acham que qualquer um deles oferecerá a mesma segurança, o que de fato não acontece.

Existem diferentes tipos de protetores bucais que variam de preço e de qualidade, por isso é muito importante analisar qual deles será o modelo adequado para a sua necessidade.

Pré-Fabricados

Esses protetores são os mais fáceis de ser encontrados e podem ser adquiridos em lojas de materiais esportivos. O grande problema desse tipo de protetor é a qualidade e encaixe. Pelo fato de já virem pré moldados eles não se encaixam perfeitamente a boca do praticante que pode por muitas vezes sentir-se sufocados com estes protetores, além do encaixe na boca não ser tão bom quanto os que veremos a seguir. Possuem um preço baixo.

Termo-Ajustáveis

Esses protetores são feitos em silicone e vendidos em um único tamanho, entretanto eles podem ser moldados de acordo com a arcada dentária do usuário, após serem banhados em agua fervendo. Esses protetores possuem um melhor encaixe do que os anteriores, mas ainda apresentam algumas brechas que podem incomodar o atleta durante a sua utilização.

Esses protetores também são vendidos em lojas especificas de produtos esportivos. O que mais incomoda nesse tipo de protetor é que durante a prática do esporte o atleta deve manter a boca fechada, caso contrário ele pode cair, já que não é o molde perfeito. Possuem um preço médio.

Personalizados

Esses protetores são os mais confortáveis, pois são feitos por um cirurgião-dentista sob medida com um encaixe perfeito para a arcada dentária, proporcionando conforto e trazendo grande proteção ao dentes, língua e mandíbula.

Eles são chamados de personalizados pelo fato de serem feitos de acordo com o desejo de seu dono que pode escolher cores, imagens, imagens, letras que podem ser inseridos neles. A espessura do protetor bucal pode variar de acordo com a necessidade de cada um e também depende do esporte que ele pratica. São considerados os mais caros.

Muito mais do que estética o uso do protetor garante sua segurança durante os treinos, lábios, língua e dentes, podem lhe trazer gastos e muito transtornos caso você sofra alguma lesão nessas áreas. Cuide de seus dentes e de sua saúde para que possa continuar praticando Jiu Jitsu até o final da sua vida!

O BJJ Fanatics acompanha diariamente tudo que acontece no universo do Jiu Jitsu e traz pra você através de nosso Blog as melhores novidades! Continue acompanhando nossas postagens! Além disso, nosso site disponibiliza o maior acervo de cursos online com os maiores atletas da atualidade!

Já imaginou aprender com aulas particulares e exclusivas desses caras? Sim, isso é possível! Nosso site possui cursos com atletas como Leonardo Saggioro, Bernardo Faria, Cláudio Calasans, dentre outros. Não deixe de conferir nosso conteúdo!

 

RASPE TODO MUNDO POR LEONARDO SAGGIORO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

OMOPLATA TODO MUNDO COM BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

 

COMPRE AQUI

MATADOR DE GIGANTES POR CLAUDIO CALASANS (ACESSO ONLINE)

 

COMPRE AQUI

 

Marcadores

Produtos recentemente vistos