A Importância Do Uso De Protetores Bucais Nos Treinos De Jiu Jitsu

A Importância Do Uso De Protetores Bucais Nos Treinos De Jiu Jitsu

Praticar esporte de contato sempre pode desencadear alguma lesão e os atletas sabem disso, no entanto existem algumas formas de prevenir certas lesões no Jiu Jitsu tomando o devido cuidado e até mesmo usando equipamentos específicos para evitá-las. No entanto existe um preocupação com as lesões que podem ocorrer nos dentes e até mesmo na face de maneira geral.

Isso não é algo comum só no meio das artes marciais, pode acontecer com jogadores de futebol, basquete e até mesmo com atletas de esporte individuais, recentemente um skatista teve uma séria lesão nos dentes após uma queda enquanto realizava uma manobra, Ivan Monteiro se lesionou enquanto participava do Mundial de Skate Street, na Arena Carioca 1, além dos dentes quebrados ainda teve 4 pontos nos lábios.

Nós sabemos que reparar um dente quebrado ou talvez até perdido requer custos, sem contar a dor e o trabalho até tudo se acertar. Por isso é muito importante não abrir mão do uso do protetor bucal, além de oferecer segurança para você em relação aos dentes, evita lesões na mandíbula e também na língua, lesões essas  que podem ser muito dolorosas. Principalmente nos treinos e nas lutas de Jiu Jitsu, onde o contato com o oponente é constante.

Escolha o tipo certo de protetor

Muitos atletas pecam na escolha do protetor e acham que qualquer um deles oferecerá a mesma segurança, o que de fato não ocorre! Existem diferentes tipos de protetores bucais que variam de preço e de qualidade, por isso é muito importante analisar qual deles seria o modelo certo para objetivo.

Protetores De Estoque

Esse são os protetores comuns, eles já tem uma forma e tamanhos únicos pronto para uso. Esse tipo de protetores estão longe do que podemos dizer de seguro e confiável. Até porque o formato de um protetor varia de pessoas para pessoa já que as mesmas. São facilmente encontrados em lojas de esporte e é muito utilizados pelos atletas.

Protetores Termo Ajustáveis

Esse podemos dizer que são um pouco melhores do que o tipo citado acima, ele é feito de silicone termoplástico, onde aquele que deseja adquirir o produto precisa esquentá-lo em água quente e moldá-lo em sua boca, porém além de não ficar 100% ajustado o processo pode causar queimaduras. Também são vendidos em lojas especificas de produtos esportivos e são encontrados em tamanhos diferentes. O que mais incomoda nesse tipo de protetor é que durante a prática do esporte o atleta deve manter a boca fechada, caso contrário ele pode cair, já que não é o molde perfeito.

Isso influi no rendimento do atleta, dificultam a respiração na hora dos rolas e a longo prazo podem causar problemas na ATM.

Protetores Personalizados

Esses sem duvida é o melhor investimento que um atleta pode vir a fazer. Ele é moldado perfeitamente com a arcada dentária do atleta proporcionando conforto e trazendo grande proteção ao dentes, língua e mandíbula.

Eles são personalizados pelo fato de serem feitos de acordo com o gosto do atleta, cores , imagens, imagens, letras podem ser inseridos neles. A espessura do protetor bucal pode variar de acordo com a necessidade de cada um e também depende do esporte que ele pratica.

As pessoas se equivocam quando acham que o protetor bucal serve apenas para evitar lesões nos dentes, porém sua função e muito mais do que isso e pode variar muito de acordo com cada atividade a ser realizada.

Qual a função do protetor bucal

O seu maior objetivo é prevenir ou diminuir a gravidade dos traumas pelo impacto.
Segundo a Academia Americana de Odontologia Desportiva o uso dos protetores durante os treinos pode diminuir as chances de traumas em até 80 %.O protetor bucal serve para proteger, sem atrapalhar a performance e respiração do atleta.

No Jiu Jitsu sua função é proteger os dentes, mandíbulas, língua, por exemplo.

Como surgiu o protetor bucal

O uso do protetor bucal iniciou por volta da década de 40 e foi idealizado pelos treinadores dos pugilistas. Antes de sua criação os lutadores utilizavam os mais variados tipos de materiais para tentar prevenir tais lesões, como algodão, lã e até mesmo pequenos pedaços de madeira para tentar minimizar os danos. Um médico de Londres chamado Woolf Krause foi quem desenvolveu o primeiro protetor bucal.

Seu filho Phillip, que também era dentista e um amante do boxe, foi quem elaborou o primeiro protetor reutilizável que ficou famoso em 1921 na boca do campeão mundial dos meios-médios Ted “Kid” Lewis.

A partir de então passou a ser utilizado por diversos atletas em diversas modalidades esportivas e foram se adaptando e sendo aprimorados até os modelos mais modernos encontrados atualmente.

Paulo Miyao e o segredo por trás de seu dente

Sem duvida o maior medo de muitas pessoas é perder um dente e ficar banguela, porém Paulo Miyao parece não se importar com a falta de um de seus dentes.

Muitos tinham curiosidade de saber o motivo que um dos guardeiros mais brabos de todos os tempos e considerado o rei do berimbolo, não tinha um dos dentes da frente. Paulo Miyao ao perder o dente em 2003 disse que não ia arrumar porque senão ficaria sem treinar e não adiantaria nada para melhorar o Seu Jiu Jitsu.

Leia Mais Sobre os Miyao...

Muito mais  do que estética o uso do protetor garante sua segurança durante os treinos, lábios, língua e dentes, podem lhe trazer gastos e muito transtornos caso você sofra alguma lesão nessas áreas.

Então não hesite em procurar um bom profissional e mandar fazer um protetor para você, além de garantir sua integridade física ajudará no seu desempenho também!

Quer aprender mais sobre o Jiu Jitsu, afiar as técnicas e diminuir as lesões?

 Quanto mais técnico for menores serão as chances de lesões, já que você saberá o que deve fazer e também os possíveis movimentos que seu oponente pode vir a fazer. Jpa imaginou sair distribuido berimbolos como os Irmãos Miyao?

Agora isso é possível! Essas duas feras em conjunto com a equipe do BJJFANATICS prepararam um curso sensacional para você, onde contarão todos os segredos para ter um guarda perigosa e um berimbolo perfeito!

Não espere mais, venha logo e adquira o seu imediatamente!

O BERIMBOLO E MUITO MAIS COM IRMÃOS MIYAO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

Marcadores