Quer Ser Um Bom Guardeiro No Jiu Jitsu? Invista Nas Reposições De Guarda

Quer Ser Um Bom Guardeiro No Jiu Jitsu? Invista Nas Reposições De Guarda

O primeiro passo para ser um bom guardeiro é ter a ciência de que o bom guardeiro não é aquele que tem inúmeros ataques da guarda, ou sabe milhões de raspagens, a melhor guarda no Jiu Jitsu é aquela que ninguém passa!

Antes de se preocupar em saber todas as variações de todas as posições que partem do atleta que se encontra por baixo na hora do combate, você precisa estar afiado com suas reposições de guarda.

Muitos atletas negligenciam os movimentos específicos para repor a guarda por acharem que eles não são tão importantes assim. Mas é nesse momento que eles se enganam, por mais que você tem um leque de posições a partir da guarda, não significa que ninguém pode chegar a lhe oferecer perigos de passar ou talvez quase passar sua guarda!

Estamos sempre batendo na mesma tecla: você sempre precisa trabalhar com o inesperado, uma luta não pode ser prevista integralmente é claro que cada atleta tem uma predisposição a fazerem certo jogo, mas você não pode afirmar com 100% de certeza que ele sempre fará o mesmo jogo e o mesmo movimento, afinal o Jiu Jitsu é isso, uma arte que está em constante evolução e os atletas a cada dia que passa estará com um arsenal maior de técnicas.

Suas pernas são suas armas

Então se você quer ser um bom guardeiro precisa entender que suas pernas são como soldados na linha de frente, eles devem estar sempre ativas durante o combate, sempre desequilibrando, atrapalhando e causando desconforto no oponente, lembrando que quando mais desconfortável eles estiver mais afobado ele ficará e menos pensará, facilitando a sua vida e a imposição do seu jogo sobre ele.

 Pegadas Corretas

Essas não podem faltar para os guardeiros de plantão! Um pegada forte sempre incomoda os adversários, pois antes de se preocuparem em executar uma passagem deve pensar nas pegadas se elas estão lhes oferecendo riscos, então se quer aprender como fazer um guarda bem feita, sempre se preocupe em ter pegadas firmes, fortes e certas.

Ataques combinados

Para ser um grande guardeiro, precisa estar afiados a ataques combinados, sempre mostrando uma coisa querendo outra. Não entendeu? Calma que vamos esclarecer

Por exemplo, você finta uma raspagem, com o intuito de ir para o triângulo, mas querendo o omoplata. Você já sabe que Jiu Jitsu é o xadrez humano montar sua estratégia e ser inteligente deixará você sempre a frente do seu adversário, onde enquanto ele se preocupa em defender o primeiro ataque você já está preparado para o segundo.

A arte da Reposição

Você pode ter tudo acima, porém se não souber como repor perfeitamente uma guarda meu amigo, sinto muito mais provavelmente você estará acabado. Por mais que você seja um grande guardeiro saiba raspar bem e até berimbolar magnificamente como os Irmãos Miyao, mas não sabe buscar de novo a guarda caso sua estratégia falhe, de nada adiantará sber mil posições.

Os Irmãos Miyao são os guardeiros mais cabulosos do Jiu Jitsu atual, eles tem uma incrível habilidade de trabalhar na guarda e conseguir enrolar a vida de qualquer passador mesmo sendo pequenos e não serem tão fortes assim.

Mas a todo o momento eles estão com suas pernas ativas impedindo que o passador ganhe a lateral , mas se por ventura isso acontecer eles sabem exatamente como proceder para recuperar sua posição favorita.

Leia Mais Sobre os Miyao...

Lembre-se sempre você não pode deixar o passador chegar em uma posição de supremacia, brigar para repor a guarda pode garantir sua vitória dentro da luta.

O melhor é que nunca ninguém transponha sua guarda certo? Porém às vezes poderá acontecer, a verdade é que se quiser dá para correr atrás do prejuízo e reverter o jogo. É muito importante que você aprenda desde o começo como se repõe uma guarda e carregue esse ensinamento por resto de sua vida dentro da arte suave.

Trabalhe sempre movimentos específicos de reposição no aquecimento. Aquela famosa fuga de quadril que muitos odeiam fazer é uma arma poderosa que te salvará na hora do sufoco, então da próxima vez que for treinar faça fuga de quadril da melhor forma que puder!

Como melhorar e trabalhar minha reposição de guarda?

Já falamos acima da famosa fuga de quadril. Essa movimentação não está ali somente para atrapalhar sua vida e atrasar os rolas, ela tem um propósito muito importante, que é fixar o movimento em sua mente para que você a tenha no automático e a utiliza na hora que precisa sem ter que pensar muito para fazê-la.

Faça guarda

Como você quer ficar bom de guarda se você não faz guarda? Treine nesta posição até que se sinta confiante de usá-la em seus treinos mais duros e até mesmo na competição, quando mais guarda fizer melhor ficará e você mesmo criará estratégias para se proteger da passagem do oponente que está por cima.

Abra o jogo  

Não tenha medo de perder, se teste, coloque-se em situações de riscos. Se quer aprender como repor corretamente uma guarda se coloque nesta situação algumas vezes conseguirá repor, outras não. Mas se seu ego falar mais alto você nunca aprenderá.

A partir daí você deve investir em conhecimento. Não se esqueça: CONHECIMENTO É PODER! Quanto mais conhecimento tiver, melhor você ficará, um guardeiro bom sabe como raspar o melhor sabe uma infinadade de técnicas e também repor a guarda como ninguém.

Quer ser um grande guardeiro?

Se você quer aprender como fazer guarda você está no lugar certo. A equipe do BJJFANATICS tem um conteúdo completo de guarda feito especialemente para você! Aqui você aprenderá o segredos dos melhores guardeiros da atualidade como Thamires Aquino, Marcos Tinoco, Jake Mackenzie e muito mais...

Além de tudo nossa promoção de carnaval foi estendida por tempo limitado e agora você pode adquirir todos esses cursos com um SUPER DESCONTO!!

Todos os cursos com 40% de DESCONTO!!

O que está esperando? Venha logo adquira o seu e surpreenda seus adversários!!

OS TRUQUES DA GUARDA ARANHA COM THAMIRES AQUINO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

O MANUAL DA MEIA GUARDA INVERTIDA COM JAKE MACKENZIE (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

O ESPECIALISTA DA GUARDA LASSO (GUARDA LAÇADA) COM MARCOS TINOCO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

 

Marcadores