Respeite Seus Companheiros De Treino, Eles São Fundamentais Para Seu Sucesso No Jiu Jitsu
O Jiu Jitsu não é um esporte individual que você depende única e exclusivamente de seu corpo. É preciso ao menos duas pessoas para que ocorra um treino de Jiu Jitsu e até mesmo para treinar as posições você precisará da ajuda de um companheiro.
É claro que existem milhares de coisas que podem ser feitas sozinho, sem ajuda de ninguém para melhorar sua força, sua flexibilidade, sua agilidade, sua movimentação, seu gás entre outros , mas para partir para a guerra e colocar seu Jiu Jitsu em prática é preciso que alguém que esteja em busca dos mesmos objetivos que você te ajude, emprestando o corpo dele para que você afie sua técnica. E o mesmo serve para você, pois também empresta o corpo para que outros praticantes aprendam e pratiquem a arte suave.
Um dos mais importantes princípios do Jiu Jitsu é o respeito, esse não pode faltar de modo algum nem dentro e nem fora dos tatames, deve-se respeitar os colegas de treinos, mas também o professor, os funcionários da academia, seus familiares e todas as pessoas que convivem com você durante seu dia. Todos os dias nossos mestres e professores nos ensinam a respeitar mesmo que não fale explicitamente a palavra respeito. Isso ocorre, por exemplo, quando ele fala “ cuidado com essa posição, pode machucar seu colega”, mesmo que a gente não perceba, isso vai entrando na nossa mente e nós passamos a nos preocupar em fazer Jiu Jitsu sem machucar o companheiro.
Mas o respeito com os outros transcende a linha de apenas manter a integridade física dos outros, e muito mais do que isso. Significa dar bons treinos para ele, amassá-lo se preciso para que ele fique mais atento, dar um toque quando ele fizer algo que não condiz com as condutas dentro do tatame, etc...
A verdade é que sem os nossos companheiros de treino não seriamos ninguém dentro do Jiu Jitsu, respeitar é além de ajudá-lo a ser melhor e aprender com ele e também não atrapalhá-lo.
Por mais que o Jiu Jitsu não seja um esporte coletivo, nós devemos nos tratar com um time, perder ou ganhar na academia e insignificante, ninguém é reconhecido por ser campeão de academia, o mais importante é dar o seu melhor sempre para promover sua academia e ajudar a seus colegas de treino a ser melhores.
O respeito não tem nada haver com faixas, é claro que devemos ter mais trato com os mais graduados, por causa de sua experiência de tatame, mas o correto é ser cordial com todas as pessoas independe de ser faixa branca ou preta, dentro do tatame ou fora dele.
Não se esqueça que você também é um dos praticantes e se quer respeito também precisa respeitar. Isso pode fazer total diferença nos seus treinos, na sua vida e na vida das pessoas também.
O tatame é um local freqüentado por vários tipos de pessoas, com temperamentos, personalidades e opiniões diferentes, conviver com pessoas diferentes muitas vezes não é fácil, pois pode haver um choque entre elas. Nem todos os dias as pessoas estão bem, nem todo dia a pessoa que treinar forte, as vezes algo que ocorreu no ambiente de trabalho a deixou estressada e qualquer desentendimento pode gerar um problemão.
Se conviver é difícil imagina ter contato corporal quando sem querer pode sobrar uma cotovelada no nariz ou uma joelhada no “pé do ouvido”, não podemos afirmar que nunca é intencional, mas na grande maioria das vezes é, e é preciso entender que esporte de contato tem dessas coisas e levar na boa. Pois ninguém está ali para machucar ninguém.
Se por acaso existir aquela pessoa que seu “santo não bate” é só não treinar com ela, se preciso converse em particular com seu professor e explique a situação que ele saberá a melhor maneira de evitar conflitos dentro do tatame.
Lembre-se sempre que estão todos ali atrás das mesmas coisas e todos podem se ajudar de alguma maneira, isso fortalece não só cada praticante como a equipe inteira.
COMO SER UM BOM PARCEIRO DE TREINO
Além de ter colegas de treino você também é um deles essas dicas podem ajudar a melhorar o convívio dentro do tatame além de fazer com que os treinos sejam mais proveitosos.
1)Não chegue atrasado
Imprevistos acontecem e as vezes você se atrasará um pouco, mas isso não pode ser algo recorrente, pois além de mostrar falta de compromisso e uma falta de respeito com seu professor e companheiro de treinos que chegaram na hora certa. Isso também prejudica você, pois pode vir a perder partes essenciais da aula como aquecimento e as explicações sobre as posições.
2)Não converse durante os treinos e nem durante as posições
Já sabemos que cada segundo dentro do tatame é muito importante para nosso aprendizado, e que mesmo treinando muito o tempo ainda é pouco para aprendermos tudo, por isso valorize seu tempo e de seu amigo também, enquanto conversam vocês se dispersam e não se concentram em fazer a posição que é o principal objetivo do momento
3)Deixe o ego de fora
Haverá dias em que você “ganha” no rola e dias que “perde” , mas ali não é lugar para definir o melhor ou o pior do dia e sim para prepará-los para as batalhas que ocorrem fora das dependências da academia. Não crie rivalidade dentro da academia por causa de treino, acabou o rola, vida que segue.
4)Não resista em posições encaixadas
Seu companheiro e você estão ali para treinar, se deu um mole e a finalização entrou e você viu que não sabe se defender e não a como resistir, bata! É melhor ego ferido, do que o corpo. Pois o ultimo te impede de treinar o primeiro não.
5) Zele por seu companheiro
Isso não é fácil, pois cada um deve cuidar de seu corpo, já que somos os maiores interessado que ele esteja 100 %, mas se por acaso a posição encaixou e ele não quer bater, desista antes que o machuque zelar pela integridade dos outros também faz parte do papel de Jiujiteiro. No campeonato é outra história, vamos deixar essa para depois!
6) Respeito sempre
Esse é primordial, sempre trate todos da mesma maneira que gostaria de ser tratado, isso deixa o ambiente mais leve, todos mais felizes e o Jiu Jitsu mais afiado.
Quer aprender mais sobre Jiu Jitsu?
O site do BJJFANATICS está recheado de posições para que você execute nos seus treinos e nas competições, tudo será passado para você pelos maiores especialistas da Arte Suave. Aprenda todos os segredo da infalível guarda tartaruga de Eduardo Telles e descubra como vencer gigantes com a fera Claudio Calasans.
VENHA LOGO CONFERIR!!!
MATADOR DE GIGANTES POR CLAUDIO CALASANS (ACESSO ONLINE)
TUDO SOBRE A GUARDA TARTARUGA COM EDUARDO TELLES