X Close
Your Cart
Keep Shopping
Saber As Regras Do Jiu Jitsu É Essencial Para O Sucesso Como Competidor!

Saber As Regras Do Jiu Jitsu É Essencial Para O Sucesso Como Competidor!

Todo mundo gosta da luta em si, a adrenalina que envolve a inteligência a estratégia, o medo de errar e perder, porém muitos atletas se esquecem de um ponto crucial dentro do Jiu Jitsu que muitos gostando ou não, sendo favorável ou contra está aí disponível para ajudar a vencer suas lutas mesmo sem conseguir finalizar! Estamos falando das regras!

As regras existem por centenas de motivos que vamos listar logo abaixo. Porém, temos que ter a consciência que hoje o Jiu Jitsu se tornou uma modalidade esportiva muito respeitada, e toda modalidade esportiva deve ser norteada por regras próprias. Existem aqueles que são mais conservadores dentro do esporte que acham que a regram veio para tirar o foco principal do Jiu Jitsu que é a finalização, de certo modo essas pessoas não estão totalmente equivocadas, uma vez que independente de pontuação ou não finalizou a luta acaba, isso é o Jiu Jitsu.

Mas os tempos são outros o esporte se encontra em outro patamar e precisamos nos adequar a essas mudanças para que nós tiremos proveitos delas e também para que venhamos a conseguir que as próximas gerações se beneficiem delas.

Por que regras existem?

Imagine nossa vida atualmente sem o nosso ordenamento jurídico? Provavelmente o caos já teria se instalado de maneira quase irreversível, não que dizer que está a mil maravilhas uma vez que o nosso sistema é falho, mas sem sombra de dúvidas com toda a certeza sem ele seria muito pior. E dentro do Jiu Jitsu as regras tem a mesma função, trazer ao esporte uma regulamentação e proteger os direitos e deveres dos lutadores naquele âmbito.

Para enaltecer as conquistas dos lutadores

Se você é um fanático por Jiu Jitsu assim como nós tem a ciência do quão difícil é concretizar uma passagem, efetuar uma bela raspagem isso sem falar da pegada de costas e a montadas. Claro que o objetivo de todos os nós é garantir um finalização, mas por mais técnico que você seja, não é tão fácil assim finalizar outra pessoa, principalmente o atletas de ponto com que temos nos deparado nos campeonatos independentemente de faixas. Então era necessário atribuir um valor para as conquistas dos atletas durante um combate, para poder definir as lutas que acabaram sem finalização.

Se você não é muito familiarizado com as regras do Jiu Jitsu, aconselhamos a você que estude-as isso pode fazer toda a diferença dentro de uma luta! E por isso vamos mostrar a vocês as pontuações básicas dentro do Jiu Jitsu:

  • Queda

A queda é o movimento de projeção ao solo realizado por um dos atletas em cima do oponente. Essa conduta angaria ao aplicar 2 pontos no placar.

  • Raspagem

É o movimento realizado pelo guardeiro, onde o mesmo inverte a posição com o passador. Esse movimento de raspagem assim como a queda dá ao aplicador 2 pontos.

  • Passagem de Guarda

A passagem de guarda se caracteriza quando o atleta que está por cima na condição de passador consegue transpor as pernas do guardeiro e conquistar sua lateral. A execução desta técnica equivale a 3 pontos no placar.

  • Joelho na barriga

Este movimento é o controle de um dos atletas sobre o outro onde o mesmo coloca um de seus joelhos na barriga do adversário, havendo o controle correto do oponente essa posição tem o valor de 2 pontos á aquele que o executou.

  • Montada

A montada já e uma posição mais complexa de ser conquistada, apesar de haver algumas variações a montada em sua forma básica é aquela onde um dos competidores monta literalmente em seu oponente e coloca os dois joelhos no chão. Esta posição devido a sua complexidade para ser alcançada atribui ao aplicar 4 pontos no placar.

  • Pegada de costas

Assim como a montada essa também é um posição de supremacia onde o atleta pega as costas do oponente e aloca seu pés na parte interna de sua coxa. Também atribui a aquele que conquistou a posição os 4 pontos.

Os maiores mestres na pegada de costa são os irmãos mais bravos do Jiu Jitsu! Paulo e João Miyao! Os jovens meninos do berimbolo são especialistas em pegar as costas de seus adversários e já venceram muitas lutas a partir desta posição.

Para proteger os competidores

Além de regulamentar as pontuações ela existe como forma de cuidar dos competidores, onde separam técnicas por graduação, idade e também aquelas que são terminantemente proibidas dentro  do esporte.

Já sabemos que por ser um esporte de contado as lesões são inúmeras por esse motivo as regras são grandes aliadas na manutenção das integridade física de todos os  competidores, é claro que acidentes são imprevisíveis e podem acontecer a qualquer momento, porém com a regulação as chances de lesões diminuem.

Jogue com a regra a seu favor

Conhecer a regra virou requisito básico para se tornar um faixa preta, por existirem várias federações dentro do Jiu Jitsu as regras podem varias de uma para as outras, porém sempre tiraremos como base as regras da Confederação Brasileira de Jiu Jitsu!

Hoje ninguém vai se testar nos campeonatos, principalmente nos maiores. O nível dos atletas subiu drasticamente não só nas faixas pretas mais nas coloridas também, então isso nos remete a adversários mais duros e se as regras estão aí por que não usá-las? Quer finalizar? Tente, será ótimo se conseguir! Não conseguiu? Sem problemas! Se garanta nos pontos.

Saber quantos pontos você fez e quantos levou é muito importante para você saber qualquer postura você deve adotar no momento da luta, vai saber se precisa controlar o seu oponente para manter o placar ou então explodir para reverter a luta a seu favor! O atleta que adota essa postura esta a mil anos luz na frente daquele que tem a mente fechada para as regras!

Afie seu técnica e saiba a regra desse modo você estará pronto para os combates que vierem!

Quer ser uma fera no Jiu Jitsu?

Venha aprender com os melhores! A equipe do BJJFANATICS está pronta para te ajudar no que for preciso! Aqui você encontra o mais variado tipos de técnicas para alavancar seu jogo e surpreender seus adversários! Julio Cesar e Alexandre Vieira são algumas das feras que estão esperando por você!!

Não fique de fora!!Venha Conferir!

TUDO SOBRE O LOOP CHOKE COM ALEXANDRE VIEIRA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

OS SEGREDOS & TRUQUES DAS PASSAGENS DE GUARDA DA GFTEAM JULIO CESAR PEREIRA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

Marcadores

Produtos recentemente vistos