X Close
Your Cart
Keep Shopping
Saiba Mais Sobre O Termo Creonte E Como Lidar Com Isso

Saiba Mais Sobre O Termo Creonte E Como Lidar Com Isso



Todos nós conhecemos algum atleta ou praticante que em alguma fase da sua vida acabou precisando de se mudar de equipe, seja pelo estilo de luta, pela forma de aprendizado ou até mesmo por muitos fatores do dia a dia, como trabalho, faculdade, compromissos pessoais entre outros. Com isso muitos atletas tiveram que tomar a difícil decisão de escolher entre parar de treinar e seguir a vida, justamente para não ser taxado de “Creonte”, ou mudar de equipe e continuar trilhando um caminho dentro da Arte Suave.

Hoje falaremos a respeito desse termo que é tão temido e criticado por muitos atletas, você realmente sabe de onde surgiu o termo “Creonte” ?



Na década de 80, quando o Jiu Jitsu no Brasil estava no auge, alguns atletas também precisaram trocar de academia, e consequentemente foram criticados por muitos e incentivados por outros. Na época o canal de televisão Rede Globo exibia a novela chamada Mandala, onde havia um personagem interpretado pelo ator Gracindo Junior, que se chamava Creonte Silveira. O personagem era totalmente sem caráter, de má índole e traidor, eis que o grande mestre Carlson Gracie começou a chamar e apelidar a todos os lutadores traidores que mudavam de academia, e que por algum motivo não deviam fidelidade a ninguém.

COMO LUTAR CONTRA O ADVERSÁRIO MAIOR, MAIS FORTE E MAIS PESADO: GUARDA BY BRUNO MALFACINE (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI


Esse termo tem como finalidade justificar a fidelidade em que o atleta deve ao seu Mestre, e aos colegas de treino, sendo então o grande princípio de fidelidade entre a relação “Atleta-Academia”, um dos pilares das Artes Marciais é a lealdade, consequentemente os Mestres e Professores cobravam muito esse aspecto dos seus alunos, por isso na época de 80 não se era admitido a troca de academia.

Hoje em dia para nossa felicidade as coisas mudaram, a maioria dos atletas tem a total concepção que podem e devem treinar onde eles quiserem, em um ambiente que os faça se sentir bem. O Jiu Jitsu evoluiu muito e não podemos deixar com que esses pensamentos retrógrados conquistem novamente espaço na Arte Suave.



Esse assunto fica ainda mais claro quando falamos de Jiu Jitsu competitivo, muitos atletas tem o sonho de se profissionalizar e conquistar cada vez mais títulos na Arte Suave, para que isso aconteça eles precisam de uma série de auxílios além do Jiu Jitsu. Muitos lutadores buscam a troca de academia justamente pela fama em competições, uma academia de alto nível tem sempre bons atletas, que mostram bons resultados, e consequentemente as pessoas que também querem esses resultados irão treinar nessa equipe com esses atletas.

Existem muitos fatores que podem influenciar o atleta nessa mudança, como a infraestrutura do local, o método de ensinamento, o material humano para o treinamento, a mentalidade e o propósito das pessoas ali presentes, ou até mesmo a visibilidade de uma equipe grande, agregando valor ao atleta e consequentemente fazendo com que até consiga uma parceria ou patrocínio.

O MANUAL DA MEIA GUARDA INVERTIDA COM JAKE MACKENZIE (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI


Existem também algumas pessoas que precisam e mudam de academia por fatores pessoais e profissionais, a maioria dos praticantes não tem o Jiu Jitsu como objetivo principal na vida, por isso não tem nenhum vínculo remunerado com o esporte, essa questão acaba fazendo com que todas essas pessoas precisem trabalhar além de praticar a Arte Suave.

Por muitas vezes precisam de mudar de cidade para uma melhor oportunidade de emprego, ou até mesmo por conta dos familiares e de sua vida pessoal, interrompendo por completo o desenvolvimento no Jiu Jitsu, por isso nós acreditamos que se uma pessoa muda de equipe, simplesmente por não ter outro caminho, ela não pode ser considerada CREONTE.



Porém se essa pessoa muda de equipe e acaba sendo ingrata com seus parceiros e professores antigos, aí sim ela vira um “Creonte” de fato, devemos sempre aproveitar as oportunidades que aparecem em nossas vidas, mas sem deixar de ter gratidão por todos que nos ensinaram algo durante o percurso, aprendam a cultivar boas amizades, e o respeito pela pessoa individual será maior do que qualquer rótulo de “Creonte” ou algo parecido.

Saiba reconhecer o valor humano de cada pessoa, vinculado ao seu caráter e energia boa que cada pessoa carrega consigo, se você conhece alguém que esteja querendo trocar de academia não imponha pressão psicológica, nem tente fazer com que ele fique para baixo se for treinar em outro lugar.

Tenha postura e mostre as qualidades da sua equipe, dos seus professores, dos métodos de ensinamento e dos parceiros de treino, se mesmo assim ele ainda quiser mudar de equipe não fique com raiva ou chateado, nós não podemos ter posse de uma decisão que não é a nossa, ninguém deve se sentir obrigado a treinar em um local por causa do egoísmo de outras pessoas. Sejam sempre gratos a todos os amigos de treino e a todos os Mestres.


TUDO SOBRE O LOOP CHOKE COM ALEXANDRE VIEIRA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI


E falando em Mestres um dos principais nomes da atualidade é o Grande Mestre Julio César da GFTeam, pioneiro no Jiu Jitsu tem como base de sua equipe um método de treino inovador, onde segue a teoria de que a persistência é o que leva a perfeição, por isso não abre mão de que seus atletas se dediquem firmemente a repetir posições. Os competidores que treinam na matriz da GFTeam treinam 2 horas de Drills todos os dias da semana, para que automatizem as posições em seu jogo e também acostumem seus corpos a responderem os estímulos construídos nesses treinos.

 
Entretanto o treinamento desses atletas não se limita apenas a repetirem posições específicas repentinamente. Julio acredita na grande importância que existem em “rolar”, porque somente através dos rolas o atleta consegue ajustar seu jogo, além de adquirir condicionamento físico para as disputas nos campeonatos.




Nós da BJJFANATICS disponibilizamos um super curso onde o Mestre Julio César ensina com clareza e riqueza de detalhes tudo sobre “Os Truques Da Passagem De Guarda”, não perca tempo e adquira já esse super curso, eleve o seu Jiu Jitsu e seja um grande Passador de Guarda.

OS SEGREDOS & TRUQUES DAS PASSAGENS DE GUARDA DA GFTEAM JULIO CESAR PEREIRA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI


O TUTORIAL DO TRIÂNGULO COM RODRIGO CAVACA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI


EXORCISTA COM FABIO PINHEIRO (ACESSO ONLINE)

 

COMPRE AQUI

 

 

 

 

 

Marcadores

Produtos recentemente vistos