X Close
Your Cart
Keep Shopping
Se Está Cansado Demais Para Treinar Jiu Jitsu Descanse E Volte Mais Forte!

Se Está Cansado Demais Para Treinar Jiu Jitsu Descanse E Volte Mais Forte!

As vezes nós atletas levamos nosso corpo ao limite! Treinamos demais, descansamos pouco, nem sempre nos alimentamos corretamente, isso faz com que nosso corpo entre num estado de fadiga extremo, consequentemente ficamos desanimados, desmotivados e sem foco para treinar aquilo que tanto gostamos.

Não será a falta de um treino que deixará você fora de forma, onde você esquecerá tudo o que aprendeu, as vezes esse "um dia" que você tira para descansar é suficiente para recarregar as suas energia e voltar mais forte.

É muito comum nos sentirmos cansados e indispostos após um longo dia de trabalho ou de estudos, poucos atletas de Jiu Jitsu vivem para treinar, então a maioria tem que conciliar vários estilos de vida, por exemplo social, familiar e profissional com os treinos de Jiu Jitsu.

O maior problema é quando você está tão exaurido que a falta de energia e o cansaço começam a prejudicar nas atividades diárias e principalmente nos treinos. É claro que existem vários tipo de cansaço, e ele vai se manifestar de maneira diferente em cada pessoa, variando principalmente levando em consideração a vida que o atleta leva e também seus hábitos.

Esse cansaço pode ser mental ou físico, e devido a ele nota-se uma considerável queda no rendimento do atleta, ele se sente fraco, não consegue realizar com entusiasmo atividades simples e tem dificuldades para responder estímulos.

Esse cansaço que estamos nos referindo é diferente de preguiça, a preguiça em nosso corpo é como um motor de carro frio, ele demora a pegar, mas quando pega rende o dia todo! Ela é aquela vontade de ficar um pouco mais na cama, depois de uma noite bem dormida você não quer treinar para não se cansar, porém a fadiga é diferente mesmo você se desdobrando e vencendo a preguiça, parece que seu corpo não responde aos seus comandos, você até tenta se esforçar, chega ao treino faz o aquecimento correto, porém não liga aquele botão que te deixa animado para treinar como se você fizesse força e seu corpo não entendesse o que é para ele fazer.

Provavelmente você já identificou esses sintomas alguma vez na sua vida de atleta! Nós que somos fanáticos pelo Jiu Jitsu não suportamos ficar nem um dia sem treinar, as vezes queremos fazer mais de um treino por dia, manter nossa rotina de trabalho ou estudos normais, dormir pouco e voltar no outro dia e fazer a mesma coisa de novo.

Entretanto meu amigo, isso pode durar por um tempo, mas tendo essa rotina diária e pouco descanso o seu corpo enfraquece assim como seu sistema imunológico deixando você mais frágil e mais propenso a doenças.

Esse seria o famoso Overtraining, ele se dá quando o atleta treina em excesso, não respeitando seu descanso e indo muito além ao limite do seu corpo. Muitos praticantes da arte suave acham que só ficaram bons se fizerem treinos pegados todos os dias, em parte isso é verdade, porém treinar certo rende mais frutos do que treinar demais.

Como identificar o Overtraining

O Overtraining não é aquele cansaço comum que  passa após um noite bem dormida, quando entra nesse estágio o seu corpo começa a dar sinais que você está exagerando e precisa colocar o pé no freio para manter seu rendimento e sua saúde principalmente.

Sonolência

É normal de vez em quando sentirmos certa sonolência durante o dia, principalmente se acordamos muitos cedo, porém se isso é algo recorrente no seu dia a dia, fique atento que pode ser sinal de Overtraining.

Mudança brusca de humor

Você se estresse facilmente, fica sem paciência e não sente mais prazer em fazer as coisas que gosta.

Falta de rendimento nos treinos

Você era o famoso rato da academia, vai todos os dias, treina com todo mundo com os grandões e com os ligeirinhos, fazia todos os rolas, malhava, fazia funcional, voltava para treinar e ainda tinha gás para fazer tudo novamente. Porém você sente que seus treinos já não são os mesmos, você já não consegue mais segurar mais seus companheiros de treinos e acaba levando amasso que antes não levava.

Esses são apenas alguns sintomas que o corpo pode apresentar, quando você treina em excesso, lembre-se sempre que se o cansaço estiver exagerado a ponto de atrapalhar sua vida e suas atividades não hesite em procurar um médico para avaliar sua saúde.

Todos nós não queremos passar por isso! O desejo é treinar todos os dias pelos restos de nossas vidas, por isso é muito importante ter um planejamento de treinos, escolha dias para treinar mais forte, outros para dar ênfase na posições e nos seus ajustes e outros dias para melhorar sua movimentação e agilidade.

Você não precisa se matar a cada treino, até porque o Jiu Jitsu desenvolvido pela família Gracie tem o intuito de usar mais as alavancas do que a força, o que subentende-se que não é necessário se desgastar demais para treinar Jiu Jitsu e sim ser inteligente e fazer as posições corretamente.

Mas mesmo assim você sente que precisa de descanso físico e aí vem o desespero? Como posso descansar se preciso treinar?

Calma não é só nos rolas e na academia que você aprende Jiu Jitsu. Hoje em dia com a globalização e com os avanços tecnológicos tornou-se possível aprender Jiu Jitsu em qualquer lugar. Você pode ficar em casa descansando o corpo assistindo Netflix ou assistindo posições em casa e melhorando seu Jiu Jitsu com a equipe do BJJFANATICS.

Por mais técnico que você seja sempre haverá algo para aprender, ou então um detalhe diferente para dar mais ajuste a uma posição que você já sabe e domina. Ficar em casa descansa não é sinônimo que você não está treinando, pelo contrário você está recuperando a sua ferramenta de trabalho e turbinando a sua mente aumentando o leque de posições para volta ainda mais forte!!

Por isso venha aprender com os melhores a plataforma do BJJFANATICS tem tudo o que você precisa no quesito técnicas aqui você aprenderá com os maiores campeões da atualidade a ter um Jiu Jitsu refinado! Feras como Thamires Aquino e Rodrigo Cavaca estão esperando por você para te ajudar a revolucionar o seu Jiu Jitsu e se tornar um campeão!

Não fique de fora e se torne um grande lutador!!!

OS TRUQUES DA GUARDA ARANHA COM THAMIRES AQUINO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

O TUTORIAL DO TRIÂNGULO COM RODRIGO CAVACA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

 

Marcadores

Produtos recentemente vistos