No Jiu Jitsu É Sempre Melhor Sair Na Frente, Do Que Correr Atrás Do Prejuízo!

No Jiu Jitsu É Sempre Melhor Sair Na Frente, Do Que Correr Atrás Do Prejuízo!

Já falamos inúmeras vezes o quanto a estratégia e a inteligência é importante para que o atleta consiga resultados expressivos dentro do Jiu Jitsu. Quando nós pensamos nos nossos atos fica mais fácil executar as posições que queremos deixando o oponente desnorteado facilitando assim nosso trabalho.

Todos sabem ou pelo menos deveriam saber que apesar do fato de que em muitas academias os treinos se iniciam de joelhos por uma questão de otimização de espaço e segurança dos presentes, nas competições as lutas começam em pé e uma distração é o suficiente para deixá-lo atrasado em relação ao oponente.

De acordo com as regras da Confederação Brasileira de Jiu Jitsu as quedas acumulam dois pontos no placar de quem conseguir aplicá-las primeiro, aos olhos de muitos dois pontos não é considerada uma vantagem tão expressiva, mas em uma competição de alto nível iniciar correndo atrás pode ser a causa de sua derrota.

Imagine que você está acostumado em treinar passagens de guardas durante o treinos e essa é a sua estratégia para vencer competição, entretanto se o seu oponente não o puxar para a guarda você precisará quedá-lo primeiro, então se sua parte técnica em relação as quedas não estiver eficiente você tem um grande problema pela frente.

Mas mesmo assim você decide contar com o acaso e espera que o seu adversário faça guarda primeiro, o problema é que você não espera uma reação contrária do outro lado, então ele lhe surpreende lhe quedando, então além de começar a luta perdendo por dois pontos, você estará fazendo um jogo que não era a sua primeira opção e terá que lutar contra o cronômetro, para conseguir reverter a situação.

Nem um de nós vai para um competição par sofrer ou ganhar com dificuldade, nós queremos sobressair nossos adversários, utilizando aquilo que fazemos diariamente dentro de nossa academia e que sabemos que funciona.

Evite Surpresas

Em uma competição tudo pode acontecer, por mais que você pense no que vai fazer, coisas podem fugir do seu controle, mas você precisa estar com a cabeça boa e ter plena consciência do que irá fazer. Você deve traçar um caminho exato, por exemplo, você gosta de fazer guarda e sabe que seu oponente também gosta de trabalhar por baixo, então você sabe o que tem que fazer: puxar primeiro.

A melhor maneira de manter-se afiado é treinando todos os dias, você deve cansar de repetir e quando achar que já está bom o suficiente você volta e faz mais. Não acontecerá o milagre se você não estiver bem preparado.

Nunca entre em uma luta, desmerecendo o oponente, todos estamos ali por um mesmo objetivo, todos queremos ganhar e vamos dar nosso melhor até conseguir, por isso você precisa sair na frente, não deixe que o seu oponente dite o ritmo da luta.

Não entre desligado

A ansiedade e o medo são fatores que podem atrapalha muito a nossa concentração na hora da luta. É natural que nossa cabeça seja tomada por uma série de pensamentos que nós de desconcentram, mas você precisa aprender a controlá-la, cada detalhe importa e será crucial para o seu desempenho na luta, se você conseguir entra dentro do tatame na hora da competição concentrado no que você deve e precisa fazer tenha certeza que dará certo. 

Monte sua estratégia

Já falamos e voltaremos a repetir! Jiu Jitsu é um esporte de corpo e de mente! Não é só o melhor preparado que ganha, mas sim aquele que além de estar bem preparado tem uma estratégia forte e eficaz. Ao montar uma estratégia você não deve focar somente no começo da luta, mas sim no seu decorrer, se na sua categoria são 5 minutos de luta saiba que cada segundo fará diferença no resultado, desde que você tem em mente cada movimento seu.

Quem monta uma boa estratégia não precisará se preocupar com o que a outra parte fará, pois ele está 100 % preparado para lidar com todos os tipo de situações que podem aparecer dentro da luta.

 Correr atrás não é uma boa opção

Não quer dizer que se você já tomou alguns pontos que tudo está perdido, só que ai você precisará utilizar ainda mais seu conhecimentos técnicos e sua calma para conseguir reverter a situação. A luta só acaba quando o juiz apita, então sempre será possível reverter uma luta seja com pontos ou com finalizações, mais tenha consciência que isso torna a luta bem mais difícil.

Saia na frente para ter mais tranquilidade

Veja bem tranquilidade é uma coisa, dizer que a luta está ganha é outra bem diferente! Quando você consegue puxar para guarda rápido, raspar imediatamente e ainda montar você está com uma grande vantagem diante do seu oponente, no exemplo citado seriam açulados 6 pontos ao seu placar o que relativamente é uma vantagem considerável e sabemos que sair de uma montada não é tão fácil assim. Dessa maneira você estaria na posição de superioridade e quem terá de correr atrás é o seu oponente e você não precisará se afobar para reverter a luta, tanto fisicamente quanto mentalmente é bem menos desgastante e no caso de haver mais lutas, é preciso lutar com cautela e precisão, para conseguir imprimir o mesmo ritmo nas demais.

Técnica afiada sempre

Isso é algo que te deixará na frente de muitos sempre!! Muitas pessoas querem ir para a academia e sair rolando que nem loucos sem fazer nada com nada, enquanto outros estão preocupados em aprimorar a técnica e estudá-las para se dar bem nas competições e nos treinos também.

Se quer ser superior aos seus adversário você precisa respirar Jiu Jitsu! E isso você pode conseguir facilmente na plataforma do BJJFANATICS! Aqui você encontrará cursos de extrema qualidade com as melhores técnicas do mundo do Jiu Jitsu com riqueza de detalhes e eficácia garantida!! E o melhor de tudo... Elas serão repassadas a você pelos mais campeões do Jiu Jitsu como Fábio Pinheiro, Cláudio Calasans E Craig Jones!

A decisão de se tornar um fera no Jiu Jitsu está em suas mãos!! Venha logo adquirir o seu curso e comprove!

 

ATAQUES DE PERNA POR CIMA OU POR BAIXO COM CRAIG JONES (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

MATADOR DE GIGANTES POR CLAUDIO CALASANS (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

Marcadores