X Close
Your Cart
Keep Shopping
Trabalhe Suas Defesas No Jiu Jitsu, Você Nunca Sabe Quando Precisará Delas!

Trabalhe Suas Defesas No Jiu Jitsu, Você Nunca Sabe Quando Precisará Delas!

Nós estamos sempre focados em aprender novas posições de finalização, raspagens mirabolantes e passagens monstruosas, isso tudo é muito importante, porém existe uma coisa que poucas academias dão a devida importância que são as DEFESAS!!

Ah mas tem sempre aquele velho papo de que a melhor defesa de um golpe e não deixar encaixar, me fala uma pessoa que gosta de ser finalizada? Pois é ninguém gosta e se encaixou é porque não teve jeito, estar sempre atento para não encaixar ajuda, porém isso nem sempre vai funcionar e saber como se defender das mais variadas posições pode deixar você mil passos a frente de seus oponentes.

E melhor jogar no ataque do que sempre ficar na defensiva! Toda vez que for lutar em um campeonato ou treinar mais forte procure sempre se antecipar, sair na frente é sempre o segredo de dominar a luta, lhe dando mais tempo de pensar e executar as posições com mais calma, pois que estará na pior será seu oponente então para se manter dominante espere que ele erre, pois se você se afobar demais poderá perder excelentes posições.

Você é um cara sinistro ninguém te finaliza você “bate” em todo mundo, nada nem ninguém te supera então quer dizer que as defesas são inúteis para você? Óbvio que não, seu caminho pelo Jiu Jitsu é longo e para alcançar o topo do pódio você precisa antes vencer alguns atletas e por mais que tenha alguns deles que você já conheça o jogo é difícil saber exatamente o que virá do outro lado!

Imagine só, você se preparou durante meses, comeu bem, treinou mais que todo mundo, se alimentou bem, treinou parte técnica, passagens, raspagens, finalizações maravilhosas,e então você acha que não há nada mais que possa fazer, pois já fez tudo o que precisava ser feito.

Então chega no dia da luta, você tem sua estratégia “vou quedar, passar, montar e finalizar”, ótimo tudo perfeito porém chega na hora da luta, você e seu adversário fazem as suas pegadas e enquanto você se prepara para quedá-lo e colocar seu plano perfeito em prática acontece o improvável ele pula num lindo e preciso arm lock!!

Aí bate aqui desespero num milésimo de segundo “ e agora o que vou fazer não sei como sair daqui?” É meu amigo, você planejou tudo perfeitamente, o plano era realmente bom porém você esqueceu de dar uma pequena atenção as defesas de possíveis golpes que poderiam surgir durante a luta.

Com e exemplo acima você consegue enxergar que pois mais que estamos preparados física e tecnicamente todos os pontos precisam ser trabalhados, pois uma falha pode ser fatal. Quer dizer que as defesas funcionam 100% da vezes? Não! Até porque no Jiu Jitsu lutamos contra pessoas e não contra bonecos então dificilmente algo será 100% eficaz, haverá algumas vezes que dará errado.

Então o que você prefere saber as defesas e ao menos tentar sair do golpe ou posição perigosa com técnica e consciência, errar algumas vezes porém aumentar suas chances de êxito, ou se debater igual ao louco, não fazer nada, se cansa e ainda correr o risco de se lesionar ?

Acredito que a maioria de vocês decidiu pela primeira opção! A clássica frase “É sempre melhor saber e não precisar do que precisar e não saber”, se encaixa perfeitamente nessa situação. Então vamos descobrir porque as defesas podem ajudar a se tornar um campeão.

Poucos atletas tem a habilidade de transformar posições desfavoráveis a ele em posições favoráveis, imagine só você está sob o ataque de um arm lock com o citado acima, de repente você faz a defesa correta utilizando a técnica, sai do ataque e ainda passa a guarda de seu oponente, é para lidar com essas situações e lidar chance de reverter o resultado de uma luta que as defesas existem.

As defesas realmente funcionam?

Claro que sim! Como já dito haverá vezes que você não terá escolha a não ser desistir da luta e dar os três tapinhas, até mesmo para preservar sua integridade física e evitar lesões graves, mas como tudo no Jiu Jitsu a prática leva a perfeição, você deve dar atenção a todos os módulos no Jiu Jitsu: aquecimento, alongamentos, repetições, ataques, raspagens, quedas, passagens e claro as defesas.

Seguindo esses passos você se tornará um lutador mais completo e esse é o objetivo do bom lutador, ele quer dominar todas as áreas e assim é difícil que alguém o coloque em uma situação ruim que ele não saiba reverter ou então que alguém o surpreenda o colocando em uma posição em que ele não saiba trabalhar.

Sempre batemos na mesma tecla, mas nunca é demais repetir... Busque sempre ampliar o seu conhecimento nas mais diversas áreas da Arte Suave. Não estamos dizendo que você precisa treinar só defesas o dia inteiro e esquecer do resto, pelo contrários o segredo para o sucesso e dividir e sempre aperfeiçoar um pouquinho de cada área.

Não é surpresa para ninguém que Bernardo Faria é um dos melhores lutadores de todos os tempo do Jiu Jitsu, ele é um exemplo perfeito de um lutador completo ele faz guarda como ninguém e também tem uma passagem de guarda fabulosa capaz de destrinchar qualquer guarda que aparecer na sua frente. Além disso desenvolveu um perfeito manual de defesas onde ele aproveita as investidas do adversário para reverter a luta a seu favor.

Não é a toa que Bernardo tem em sua carreira 5 títulos mundiais, as vezes ele estava em uma situação difícil e pouco tempo depois já tava enrolando a vida dos adversários. E não era instinto, isso é fruto de muito trabalho e estudo.

Leia Mais Sobre Bernardo...

Toda arte suave se baseia em técnicas, tem técnica para quedar , passar, raspar, finalizar e não seria diferente nas defesas, se você quiser sair de um golpe no arranco, fazendo movimentos descoordenados e sem efetividade e bem provável que você perca a luta.

Se não gosta de aprender as defesas, mude o conceito que você tem sobre elas. As vezes um pequeno erro pode te colocar em uma situações de risco então você precisa estar preparado para lidar com o elas.

E a equipe do BJJFANATCIS vai te ajudar!! Preparamos para você juntamente com a fera Bernardo Faria um curso completo com as mais variadas defesas até mesmo daquelas situações terríveis como montada e pegada de costas.

Quanto mais completo for mais na frente você estará!!

O MANUAL DAS DEFESAS COM BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

 

Marcadores