Treinar Excessivamente Perto Das Competições De Jiu Jitsu Pode Não Ser Uma Boa Estratégia!

Treinar Excessivamente Perto Das Competições De Jiu Jitsu Pode Não Ser Uma Boa Estratégia!

O objetivo principal de um atleta é vencer independente do que terá de fazer parte conquistar o êxito no fim de suas lutas! E na maioria das vezes eles fazem o que é preciso para vencer uma competição, treinam corretamente, se alimentam, fazem posições, porém muitos acham que o momento que decidirá o resultado de suas batalhas é o que ele faz nos dias que antecedem a competição.

Sem dúvida esse é um dos maiores erros cometidos pelos atletas, eles acham que nunca estão prontos o suficiente e apertam seus treinos às vésperas das competições. O que faz diferença no seu desempenho diante de uma luta e a soma do que você faz todos os dias e não será nos 45 minutos do 2º tempo que você conseguirá grandes diferenças.

Você não deve treinar para estar preparado para essa ou aquela, um soldado não treina às vésperas de uma guerra, ele se mantém constantemente preparado para quando a hora da guerra chegar ele não tenha duvida de suas habilidades e consiga cumprir com qualidade o seu papel.

E no Jiu Jitsu devemos ter um mesmo pensamento, você deve focar-se em ser um bom atleta o tempo todo e não ser apenas um competidor esporádico. Naqueles dias antes das competições não é o momento de se matar e achar que vai conseguir fazer tudo e aprender o que não sabe em poucos dias.

O segredo para chegar bem em uma competição e estar o que chamamos de “inteiro” ou seja sem dor, sem lesão, com disposição e com qualidade técnica. Já sabemos que os meses anteriores a alguma competição muito esperada são estressantes os treinos são mais intensos e o psicológico também sofre com essa pressão, mais ou menos umas 2 a três semanas que antecedem a competição o atleta deve focar em repetições, lapidar técnicas e detalhes. Não é aconselhável que se matem e treinem em excesso, pois o corpo precisa de um tempo de recuperação adequado para que chegue na competição na sua melhor forma.

O período pré competição varia muito de atleta para atleta, tem alguns que preferem treinar só técnicas e não fazer rolas, outros preferem fazer rolas pesados algumas vezes na semana, outros treinam normalmente como se nem existisse competição.

Cada corpo tem sua individualidade, você deve experimentar o que funciona para você e ir avaliando o que te deixe melhor e  o que te deixa mais desgastado.  Pense bem, sabe aquela semana que você treina exaustivamente e chega no fim dela você percebe que está mais fraco e não está rendendo tanto, a mesma analogia deve ser utilizada antes da competição. Você não pode ficar sentado no sofá esperando a medalha, troféu ou título cair do céu, é óbvio que você precisa estar conectado com o Jiu Jitsu o tempo inteiro, estamos falando de intensidade e não de zerar os treinos.

Você precisa se preparar com antecedência e deixar os dias mais próximos a competição para lapidar seu jogo e treinar mais suave, como já dissemos anteriormente, essa não é a hora de se matar de treinar achando que precisa dar o último gás em cima da hora.

Dicas para se preparar para uma competição

Todo atleta quer competir em alto nível, as principais competições não são fáceis e na verdade ninguém está ali de brincadeira então você precisa estar disposto a pagar o preço para conquistar o que almeja. Listamos alguns pontos importantes que podem ajudá-lo a chegar preparado para uma competição importante na sua melhor forma :

1)Constância

Se você quer ser um competidor a sua preparação para qualquer competição começa no primeiro dia em que você pisa em um tatame! Daquele dia em diante sua preparação para os futuros campeonatos já começou, tudo o que fizer e também o que deixar de fazer terá influência no resultados que virão tanto os positivos quanto os negativos. Se tem um propósito não pare enquanto não alcançá-lo.

2)Planejamento

Todo atleta precisa de um cronograma de treino, para que ele consiga aproveitar seu tempo da melhor forma sem deixar nenhuma fase de sua preparação sem a devida atenção. Defina os dias e horários que você fará os treinos mais duros e se comprometerá a levar seu corpo ao extremo, da mesma forma que encaixará dias e horários para a preparação física voltada para a melhora do gás e também para ajudar na execução dos movimentos, tudo tendo o Jiu Jitsu como prioridade.

3)Descanso

Esse cara não pode faltar no seu planejamento. Ele é tão importante quanto treinar exaustivamente. Defina os horários que você vai tirar para descansar e recuperar seu corpo para voltar com mais disposição para os próximos treinos e começar todo o ciclo novamente.

4)Treine muita técnica

Na semana que antecede e a semana da competição devem ser utilizadas para treinar muita técnica, nesta hora você consegue descobrir suas falhas, concertá-las, deixar os movimentos mais automáticos possíveis e não se desgasta muito, como aconteceria naqueles rolas mais pegados. Chame os mais leves e os menos graduados para rolar, aproveite esse momento para testar as técnicas e se colocar em situações desconfortáveis, isso com certeza lhe trará resultados positivos no seu desempenho.

5)Seja feliz

Não deixe que o medo e a ansiedade antes das competições diminuam a sua paixão pelo esporte! Ali deve ser um momento para que você se divirta, claro que você quer dar o seu melhor, mais o excesso de cobrança pode tirar a beleza e a vontade de competir.

Quer aprender mais técnicas para arrasar nas competições?

Técnicas são o segredo para se dar bem em qualquer competição, quanto mais técnico for e quanto mais treinar melhores serão seus resultados, prova disso são os grandes campeões como Marcos Tinoco e os Irmãos Miyao.

Eles são grandes lutadores e também campeões no nosso esporte, esse fato se deve a dedicação e comprometimento desses caras com a sua profissão de lutadores.

Por isso a equipe do BJJFANATICS preparou em conjunto com essas feras cursos onde eles contarão e ensinarão a você os seus maiores segredos, com todos os detalhes  de suas técnicas favoritas, para que assim como eles você tenha êxito nas competições!!

Pare de perder tempo!! Venha logo e descubra o segredos dos campeões!!

O ESPECIALISTA DA GUARDA LASSO (GUARDA LAÇADA) COM MARCOS TINOCO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

O BERIMBOLO E MUITO MAIS COM IRMÃOS MIYAO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

 

Marcadores