X Close
Your Cart
Keep Shopping
Dificuldades Em Finalizar No Triângulo Nos Seus Treinos De Jiu Jitsu? Descubra Como Aprimorá-Lo

Dificuldades Em Finalizar No Triângulo Nos Seus Treinos De Jiu Jitsu? Descubra Como Aprimorá-Lo

Um dos golpes mais tradicionais do Jiu Jitsu é o triângulo. Um golpe com extrema eficiência que se foi bem ajustado meu amigo, é difícil se livrar dele. No entanto muitos atletas que gostam de utilizar esse golpe acabam o perdendo por não saberem como ajustá-lo corretamente ou então aplicá-lo de forma fatal.

Mas para entender como funciona perfeitamente esse golpe que é um dos golpes mais básicos e mais tradicionais do Jiu Jitsu, e preciso pontuar algumas questões. Como por exemplo, como esse golpe surgiu e como encaixá-lo no seu jogo.

Para quem ainda não está habituado com as nomenclaturas dos golpes dentro do Jiu Jitsu, o triângulo é um golpe básico ensinado logo nos primeiros dias de aula onde o praticante é um estrangula o oponente usando suas pernas e a cabeça e o braço do próprio oponente para executá-lo.

Como surgiu esse golpe?

Ao que tudo indica o triângulo não foi uma invenção do Jiu Jitsu Brasileiro, muitos apontam que esse golpe era muito usado pelos judocas. Na arte marcial Japonesa criada e difundida por Jigoro Kano este golpe recebe o nome de sankaku jime, ou “estrangulamento através do triângulo” na tradução.

De acordo com a história, presume-se que o inventor do golpe foi o Mestre Tsunetane Oda. Há inclusive vídeos que demonstra ele executando a técnica por volta de 1954 onde apresenta inclusive inúmeras variações da mesma técnica.

O Mestre Tsunatane Oda nasceu no ano de 1892 e em 1909, quando tinha apenas 17 anos começou a praticar Judô. Em 1911 conseguiu o 1° Dan de Judô pela Kodokan. Todos sabem o Judô é mais focado para a parte de quedas ou o jogo de projeção denominado pelos japoneses como Nage- wasa, principalmente pelo grande Jigoro Kano e a principal escola de Judô a Kodokan. Porém Oda gostava de estudar e explorar a luta que solo, que eles denominam como técnicas de ne-wasa. Ao invés de frear seu aluno Jigoro Kano o influenciou a continuar estudando e aprendendo mais sobre a luta de solo, e com isso Oda passou a ensinar o Judô em varias universidades no Japão.  

Algum tempo depois o Mestre Oda se juntou com Isogai Hajime e passou a ensinar o método “Kosen” Judô, que era na época um método de ensino de Judô com regras competitivas diferentes e uma ênfase maior em luta de solo.

Confira abaixo um vídeo mostrando Oda executando triângulo e suas variações

Há relatos que o golpe surgiu com Yaichibei Kanemitsu e seu aprendiz Masaru Hayakawa, em uma competição do kosen judô no Japão, em 1921, não podemos afirmar de fato qual a origem do golpe, mas estas são as duas correntes em relação ao surgimento do mesmo.

O Triângulo é basicamente um estrangulamento realizado com as pernas. Onde  você forma um número quatro com as pernas, pendendo a cabeça e um braço do seu oponente nesse pequeno espaço entre suas pernas.

“O objetivo do triângulo é obstruir o fluxo de sangue para o cérebro, restringindo através de compressão as artérias carótidas. Isto será feito comprimindo a carótida de um lado por uma das pernas do atacante e do outro lado pelo braço da pessoa que se encontra dentro do triângulo.”

O triângulo deve estar sempre bem ajustado, caso contrário não trará incomodo ao adversário podendo o mesmo conseguir até se livrar do golpe. Muitos atletas fecham o triângulo nas costa do seu oponente, e assim fica mais difícil estrangular além de dar brechas para o adversário resistir ao golpe.

A maneira correta de encaixar perfeitamente o triângulo no adversário e garantir que o seu posterior de coxa esteja bem posicionado em direção ao pescoço do oponente, e assim ao fechá-lo com a outra perna a pressão será tão grande que não há muitos meios de se escapar deste golpe fulminante.

As variações dos triângulos são inúmeras. As mais comuns são partindo da guarda e também o triangulo invertido, que muitas das vezes e utilizado para atrapalhar a vida do passador de guarda quando o mesmo consegue ganhar a lateral.

Mas é possível dar triângulo partindo dos cem kilos, da montada, das costas, da guarda fechada, do pé no bíceps, da guarda lasso, da meia guarda... enfim! Se você entende a mecânica do movimento e entende como se executa o golpe vai sair dos lugares que você menos espera.

Muitos acham que para se dar bem utilizando o triângulo é preciso ter pernas longas e hiper flexíveis, mas na verdade o segredo deste golpe está nos detalhes da posição e do ajuste correto. E a partir dali surgem inúmeras possibilidades! Você pode finalizar no triângulo através do tradicional estrangulamento, mas também você pode raspar, finalizar com uma chave de braço, ou de ombro além de abrir brecha para aplicar a querida e ao mesmo tempo odiada mão de vaca.

Fazendo dessa maneira você vai conseguir surpreender seus colegas de treino e seus futuros adversários.

Um dos maiores especialista em triângulos da história do Jiu Jitsu é a fera Rodrigo Cavaca. Ele ficou conhecido mundialmente pelos seus títulos, mas também por ser o professor do maior campeão de mundiais da história, estamos falando de Marcus “Buchecha” Almeida, que aprendeu desde a Faixa Branca, todos os ensinamentos de Cavaca.

 Leia Mais Sobre Cavaca...

 Com um jogo justo e eficiente, Rodrigo Cavaca busca sempre acreditar em suas posições fortes e ajustá-las ao máximo e da melhor maneira possível enrolado assim a vida dos seus adversários.

O triângulo dessa fera é fatal, com uma guarda fechada extremamente efetiva e ofensiva e certo de que pode surgir um triângulo de onde menos se espera. E por isso agora você tem a chance de se tornar um especialista no triângulo assim como Rodrigo Cavaca!!

Esse casca grossa juntamente com a equipe do BJJFANATICS preparou para você um curso completo sobre o triângulo, onde você aprenderá detalhes ajustes e muitas mas muitas variações. Além do manual do triângulo você encontrará em nossa plataforma um imensa variedades de técnicas que irão turbinar e alavancar seu Jiu Jitsu!!

Não fique de fora e adquira já seu!!

O TUTORIAL DO TRIÂNGULO COM RODRIGO CAVACA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

 

Marcadores