X Close
Your Cart
Keep Shopping
Visitar Outras Academias De Jiu Jitsu? Sim Ou Não?

Visitar Outras Academias De Jiu Jitsu? Sim Ou Não?

Com toda certeza essa é uma das maiores polêmicas do mundo do Jiu Jitsu! Um assunto que gera grande divergência entre os alunos e também entre os professores e mestres. O Jiu Jitsu está em constante evolução, muitas coisas estão mudando e para melhor! E nós que somos fanáticos pelo BJJ precisamos nos adequar a essas mudanças e tentar dar uma outra visão a conceitos que estão ultrapassados, para acrescentar ainda mais ao nosso esporte.

Mas antes de alguém questionar o assunto deste post estamos falando de visitas a outras academias e não mudança para outra equipe, esse será assunto para um post posterior! Agora voltando ao tema de hoje eis a questão: Visitar ou não visitar outras academias?

Existem inúmeros pontos que divergem, alguns professores são totalmente a favor dessas visitas e até incentivam esse comportamento de seus alunos e outros são radicalmente contra essa prática e podem até punir aqueles que ousarem adentrar em outro academia.

Há alguns anos atrás, na verdade há muitos anos atrás, o objetivo do Jiu Jitsu era diferente, a rivalidade entre muitas academias era muito comum e extremamente forte, você devia fidelidade extrema a seu mestre e jamais poderia visitar outra academia.

Mas como o passar do tempo e a implantação do Jiu Jitsu competitivo, esse conceito foi caindo por terra e as pessoas foram de descobrindo que essa prática era prejudicial ao Jiu Jitsu, pois a troca de conhecimento e experiência é muito importante para o desenvolvimento do atleta e até mesmo do próprio professor que precisa se manter atualizado para atender as expectativas dos alunos para que eles não encontrem algo melhor lá fora.

Nós já sabemos que algo que não muda dentro do nosso esporte é a conservação da filosofia do esporte que é respeito e disciplina. O respeito é algo que nunca pode faltar, tanto com o seu mestre, quanto com o professor da academia que irá fazer a visita. Por esse motivo sempre converse com ambos, exponha seus objetivos com tal visita e principalmente peça permissão!

Mesmo que seu mestre não se importe com visitas a outras academia a sua obrigação é informá-lo e pedir autorização, assim como fazer o mesmo como o professor da outra academia, isso mostra que você respeita a filosofia da arte e quer apenas novos treinos e novos aprendizados para acrescentar no seu Jiu Jitsu!

Aspectos Negativos de Visitar outras academias

É claro que nem tudo são flores e visitar um outra academia pode não ser simplesmente chegar com o seu kimono lá e dizer que quer fazer um “treininho”! E há alguns pontos que não são tão positivos assim nessas visitas:

1)Você está fora do seu habitat

Por mais que você esteja visitando a academia de algum amigo, conheça as pessoas que estão lá, uma coisa é certa! Algumas delas irão querer mostrar serviço, não para te machucar ou algo assim, mas pelo simples fato de você não pertencer a aquele lugar e elas quererem testar seu Jiu Jitsu como você! Então vá com a mente preparada para isso.

2)Cuidado com lesões

Como dito acima,ou treinos serão mais fortes e você precisar ir com a mente esperta para isso. O que ocorre é que você não conhece todos que estão ali e que irão treinar com você, é principalmente o tipo de jogo que eles estão acostumados a fazer que podem ser chaves perigosos ou grosserias. Muito cuidado para não se machucar ou machucar outras pessoas, lembre que seu objetivo ali é acrescentar e somar para o esporte e não para causar problemas.

3) Não pode atrapalhar seu treinos na sua academia

Lembre-se sempre as visitas devem ser esporádicas, não faz sentido algum você trocar os seus treinos na sua academia, para visitar outra constantemente, além de ser um falta de respeito como o seu mestre é também um desrespeito com seus amigos de treino, pois querendo ou não sua presença faz falta e você desfalca o time da academia.

Pontos Positivos nas visitas a outras academias

É claro que tudo nessa vida terão seus pontos positivos, mas também terá os negativos, mas as visitas podem ser muito benéficas tanto para o seu crescimento quanto para o crescimento de sua academia.

1)Dinâmicas diferentes

Mesmo que as academias tendam a ter o mesmo padrão na sequência de um treino, por exemplo, aquecimento, posições e rolas, cada uma delas terá sua particularidade, uma dará um aquecimento mais forte, outras preferem das ênfases nas posições e algumas já preferem apertar nos rolas. Isso pode ser extremamente positivo para você, uma vez de tirar você da zona de conforto e também do que está habituado a fazer e o que você vê e aprende lá pode falar com o seu professor para que ele proponha outras dinâmicas nos treinos.

2)Testar o seu Jiu Jitsu

Essa sem dúvida é a cereja do bolo de uma visita. Quando se visita uma nova academia e faz novos treinos é como se você estivesse indo para um campeonato lutar com alguém que nunca lutou, só que dessa vez sem a pressão causada pelas competições. Ali você pode simular um luta real, como nós treinamos sempre com as mesmas pessoas é comum nós sabermos o que elas irão fazer e vice e versa. Desta forma a luta começa ficar mais travada e você não consegue imprimir seu jogo forte, pois seu companheiro já está habituado com o que você faz nos treinos.

3)Conhecer novas pessoas

Ampliar nossa rede de contatos é sempre bom, principalmente dentro do Jiu Jitsu, onde nunca sabemos o dia que precisaremos de alguém, mas não serve só para interesse pessoal não e sim para conversar com outras pessoas, aprender novas coisas, fazer novas amizades e assim sucessivamente.

4)Representar sua academia em outras

Quando você sai de sua academia para visitar outra você deve ter a consciência que está carregando a bandeira de sua equipe e deve honrá-la e agir de acordo como os ensinamentos que aprendeu e sempre ser muito respeitoso com os demais mesmo que as vezes tem que perder nos treinos. Você não faz parte daquele ambiente então você deve se adequar e agir da melhor maneira possível.

Por muitos são contra a essas visitas?

Existem muitas teoria, mas a principal é que os professores tem medo de perder seus alunos nessas visitas. Mas a verdade seja dita:

  • se o seu trabalho for bem feito não há o que se preocupar, seu alunos visitarão outros lugares e ainda terão a consciência de que preferem se manter onde estão!
  • Se o aluno quiser mesmo ir para outra academia ela irá, visitando ou não outros lugares e proibi-lo só aumentarão as chances disso acontecer.
  • Quando seu aluno visita outra academia, incentiva você a melhorar sua academia e seu método de ensino e também a ampliar o seu conhecimento para se manter no páreo!

O Jiu Jitsu é uma arte maravilhosa que está em constante evolução e nós precisamos entender que muitas coisas mudarão e devemos nos unir para o crescimento do nosso esporte pois os beneficiados seremos nós mesmos!

Não tem tempo de visitar outra academia?

Não se preocupe você pode aprender mais sobre a arte suave com os melhores professores do universo do Jiu Jitsu e o melhor de tudo sem sair do conforto de sua casa!!

O site do BJJFANATICS contém um conteúdo completo feito especialmente para você que deseja turbinar seu Jiu Jitsu! Aqui você encontrar cursos completos com as mais variadas posições feitas por quem mais entende do assunto, você aprenderá com feras como Thomas Lisboa, Alexandre Vieira, Júlio Cesar e muito mais!!

O que você está esperando? Venha logo adquirir o seu!!

TUDO SOBRE O LOOP CHOKE COM ALEXANDRE VIEIRA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

GUARDA DE GANCHO DO BÁSICO AO AVANÇADO COM THOMAS LISBOA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

OS SEGREDOS & TRUQUES DAS PASSAGENS DE GUARDA DA GFTEAM JULIO CESAR PEREIRA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

 

 

 

 

 

Marcadores