Você Conhece A Guarda Tartaruga No Jiu Jitsu?

Você Conhece A Guarda Tartaruga No Jiu Jitsu?

Muitos não há consideram como uma guarda, pois ela se inicia geralmente após uma defesa de uma futura passagem de guarda, onde o atleta que está por baixo vira de costas para seu oponente ficando na posição de quatro apoios.

Essa posição é considerada realmente como defesa, uma vez que esse comportamento evita que os três pontos referente a passagem de guarda sejam computados, ganhando o passador apenas uma vantagem pela “quase passagem”.

Estar no quatro apoios antes não era visto como uma coisa muito inteligente, pois o atleta que optava por esse recurso deixava suas costas e pescoço expostos. Já sabemos que ao efetuar uma pegada de costas o atleta conquista quatro pontos e ainda, por ser considerada uma posição de supremacia ele pode permanecer ali até um fim da luta desde que com os ganchos devidamente alocados na parte interna da coxa do adversário.

O “quatro apoios” se caracteriza quando a atleta fica de costas para seu oponente com os dois cotovelos e os dois joelhos ao solo. Antes era usada alem de se defender como uma forma de repor a guarda ou dominar um dos braços e capotar o adversário ao solo e essa possível capotagem do adversário não valeria dois pontos, visto que não existe uma guarda para fazer uma raspagem, essa capotagem seria considerada apenas uma inversão.

No entanto essa nomenclatura de guarda começa a fazer sentido quando o praticante consegue efetivar essa defesa fazendo cm que a partir dela ele consiga colocar o oponente em situações complicadas e praticar ataques fulminantes a partir dela.

Desde o começo dos treinos de Jiu Jitsu o atleta aprende que estar de costas para o adversário é um sinal de desvantagem, mas contrariando tudo que aprendemos Eduardo Telles, um cara que é um grande estudioso em luta agarrada e um dos pioneiros do Jiu Jitsu moderno, revolucionou o conceito de guarda e desenvolveu um excelente jogo a partir do quatro apoios que veio a ser intitulado como Guarda Tartaruga.

Eduardo Telles Moreira, nasceu em 1976 na cidade de São Paulo. Começou a praticar Karatê quando ainda era um adolescente em sua cidade natal. Telles conheceu o Jiu Jitsu quando esteve em um passeio juntamente de sua família na cidade do Rio de Janeiro onde foi apresentando a Arte suave.Telles integrou a academia de Fabio Gurguel onde conheceu Fernando “Terere”, com quem se tornou muito amigo, Demian Maia e outras personalidades do Jiu Jitsu.

Leia Mais Sobre Telles...

Eduardo começou a se destacar quando ainda era uma faixa roxa e muitos dos praticantes de  Jiu Jitsu o apelidaram como "Esquijitsu" ("jiu jitsu esquisito"), devido ao seu jogo muito diferente do que era tradicional. Eduardo Telles sempre lutou utilizando seu próprio estilo, fazendo isso nas competições de nível mais alto do esporte.

Com uma grande leque entre as raspagens e ataques sorrateiros, Eduardo Telles mostra que estar de costa, no quatro apoios só será perigoso se você não souber como atuar a partir daquela posição. O segredo do Jiu Jitsu é sempre estar um passo a frente do seus adversários, se você consegue transformar uma posição que é consideradas por muitos como desfavorável  em benéfica, você já está na frente. Muitos estão acostumados com o tradicional e isso atrapalha um pouco, pois começa a existir um choque entre os jogos, já que os ataques são previsíveis.

Quando aparece um cara como Eduardo Telles que vai contra tudo que aprendemos o jogo começa a ficar mais interessante. Uma posição de defesa de repente se torna uma posição ofensiva e muito perigosa para aqueles que ousam a enfrentá-la.

Principais Títulos de Eduardo Telles

Na faixa preta, Telles foi 3 vezes Vice campeão Brasileiro ( CBJJ ) ( 2001,2005 e 2006 ), três vezes medalhista de bronze do Pan Arms (IBJJF), (2002 em sua categoria e no absoluto e 2004 na sua categoria), 2 vezes Vice Campeão do Pan Arms (IBJJF) (2005, 2006).

Ainda no seu currículo da faixa preta, conta como principais conquistas o título de Campeão Pan Arms (IBJJF)(2007), 2 vezes vice campeão Mundial (IBJJF) (2008 e 2010) e o título Mundial Sem Kimono (IBJJF) em 2015.

Com seu Jiu Jitsu considerado “diferente” ele fez seu nome e revolucionou essa posição dos quatro apoios, tornando-a ofensiva e colocando medo em seus adversários, pois já sabiam o perigo que corriam quando cresciam o olho para pegar ás costas de Telles.

Confira o vídeo com Eduardo Telles em ação ensinando a sua temida Tartarugaplata

O Jiu Jitsu é um esporte que está em constante evolução, não podemos enfatizar que uma posição será sempre ruim, uma vez que sempre pode aparecer alguém que dê um jeito de transformá-la em uma posição de ataque. Na arte suave não existe posição boa ou ruim, existe a posição que funciona ou não para você, isso faz parte da individualidade de cada atleta. Muitos tomam sufoco no quatro apoios, já Eduardo Telles faz seus adversários sofrerem quando ele está nesta posição. Isso faz com que o Jiu Jitsu seja um esporte tão especial, pois há capacidade de ser versátil e ir contra o tradicional.

Quer aprender os maiores segredos de Eduardo Telles e sua infalível Guarda Tartaruga

O site do BJJFANATICS disponibiliza um conteúdo completo, com todos os detalhes dessa posição tão polêmica e ao mesmo tempo tão efetiva e você poderá aprender tudo sobre ela com o próprio Eduardo Telles sem sair de casa. Se torne também um mestre da guarda tartaruga e surpreenda seus maiores adversários. O curso está incrível!

Não perca mais tempo e adquira já o seu!!!

TUDO SOBRE A GUARDA TARTARUGA COM EDUARDO TELLES

COMPRE AQUI

Marcadores