Yoga E Jiu Jitsu Saiba Mais Sobre Os Benefícios
Muitos de nós sabemos da importância em ter um bom condicionamento físico no Jiu Jitsu, porém nem todos os praticantes conseguem ter essa habilidade, hoje mostraremos um pouco mais sobre uma arte extremamente essencial para os lutadores e praticantes da Arte Suave. A Yoga é um mantra onde conectamos de uma só vez o nosso corpo, nossa mente e alma. É nada mais do que um sistema holístico que tem a capacidade de trabalhar todo o conjunto corporal e psíquico no mesmo tempo.
A Yoga também tem a capacidade de trabalhar as emoções, ajudando as pessoas a agirem de acordo com seus pensamentos e sentimentos, além de trazer um profundo relaxamento, concentração, tranquilidade mental, fortalecimento do corpo físico e o desenvolvimento da flexibilidade. Yoga significa controlar, unir. É um termo de origem sânscrita, uma língua presente na Índia, em especial na religião hinduísta.
TUDO SOBRE O LOOP CHOKE COM ALEXANDRE VIEIRA (ACESSO ONLINE)
Yoga é uma filosofia de vida que tem sua origem na Índia, há mais de 5000 anos, e atualmente é conhecida não apenas por seu benefícios e filosofia de vida, mas sim por seus inúmeros benefícios aos atletas que a praticam. Essa atividade é relacionada ao budismo e ao hinduísmo, com práticas como exercícios e meditação para trabalhar a parte física e também a mente.
Existem diversos ramos do yoga, como o Hatha Yoga, Karma Yoga, Mantra Yoga, Bhakti Yoga, Jnana Yoga, Raja Yoga, e cada uma delas possui ações e atividades diferentes para trabalhar com os indivíduos. Essas são as sete linhas principais da ciência da Yoga, segundo o livro “A Yoga de Jesus” de Paramahansa Yogananda.
- Hatha Yoga: Sistema de posturas físicas ou “asanas”, cujo propósito superior é purificar o corpo, dando à pessoa consciência e controle de seus estados interiores, tornando-a apta para a meditação.
- Karma Yoga: Serviço isento de egoísmo aos outros como partes do Eu mais amplo da pessoa, sem apego aos resultados, e prática de todas as ações com a consciência de que Deus é o Fazedor.
- Mantra Yoga: Concentração da consciência no interior por meio de japa, ou repetição de certos sons de palavras-raízes universais que representam aspectos particulares do Espírito.
- Bhakti Yoga: Devoção de entrega total, por meio da qual a pessoa empenha-se em ver e amar a divindade em todas as criaturas e em todas as coisas, sustentando, desse modo, um culto incessante.
- Jnana Yoga: Caminho de sabedoria, que dá ênfase à aplicação da inteligência discernida para alcançar a libertação espiritual.
- Raja Yoga: O caminho “régio” ou supremo da Yoga, que combina a essência de todos os outros caminhos, sistematizado formalmente, no segundo século a.C., pelo sábio indiano Patânjali.
Após entendermos um pouco mais dos seus conceitos e das ramificações da Yoga, citaremos agora 30 motivos para você praticar e desfrutar de todos os benefícios da Yoga. A partir desse post você tem obrigação de incluir a Yoga nos seus treinos de Jiu Jitsu:
1 - Melhora a flexibilidade:
O aumento da flexibilidade é um dos benefícios mais óbvios e fáceis de se compreender no início. Talvez durante a sua primeira aula você provavelmente não conseguirá tocar seus dedões dos pés, mas não se preocupe.
Com a frequência de treinamentos você vai notar uma melhora gradual, e eventualmente, poses que eram impossíveis de fazer vão ser realidade na sua vida.
GUARDA DE GANCHO DO BÁSICO AO AVANÇADO COM THOMAS LISBOA (ACESSO ONLINE)
Ao mesmo tempo você também vai notar que algumas dores vão desaparecer. Não é coincidência. A Yoga tem o poder de ensinar à sua mente como conectar diferentes músculos, para que seu corpo trabalhe em sinergia.
Quer um exemplo? Quadris travados podem exigir muito da articulação do joelho, levando ao desalinhamento dos músculos da coxa e dos ossos da perna, e daí esses problemas na coxa trazem dores na lombar, que causam dores nas costas, e por aí vai. Está tudo conectado, além disso, a falta de flexibilidade em outros tecidos, como ligamentos, pode causar uma postura ruim.
2 - Constrói Músculos Fortes:
Ter músculos fortes é muito mais importante do que ter uma boa aparência. Eles nos protegem de uma série de lesões no esporte, além de melhor nossa postura e alinhamento corporal, fazendo com que nosso corpo trabalhe da melhor maneira possível. Quando você constrói seus músculos através da Yoga, balanceia esse ganho com o aumento de flexibilidade, combinado com o Jiu Jitsu o atleta terá uma gigantesca consciência corporal.
3 – Emagrece:
A Yoga tem o poder de fazer grandes mudanças na vida de quem a pratica, além de tonificar seus músculos e acelerar seu metabolismo, com o tempo você também pode sentir os benefícios dos efeitos secundários dessa atividade, como a diminuição da ansiedade, dos níveis de açúcar no sangue e a melhora do seu sono, consequentemente acompanhada de uma dieta balanceada pode ter excelentes resultados em relação a perda de peso
4 – Melhora a Postura:
Imagine sua cabeça como uma bola de boliche redonda, grande e pesada. Quando ela está alinhada à coluna vertebral, seu pescoço e suas costas não vão ter problemas para suportá-la. No entanto, se você se mantiver alguns centímetros para frente vai tencionar esses músculos. A maioria de nós fica até 12 horas ao dia segurando essa bola de boliche e ainda nos perguntamos o motivo de estarmos cansados e doloridos.
OS TRUQUES DA GUARDA ARANHA COM THAMIRES AQUINO (ACESSO ONLINE)
E se isso piorar, seu corpo começa a compensar o esforço desalinhando outros músculos e principalmente a coluna vertebral, o que pode causar ainda mais dores e doenças incuráveis, como a artrite reumatoide. A Yoga ajuda te dando uma maior consciência corporal, fortalecendo o corpo e melhorando a sua postura no dia a dia.
5 – Previne Dores Nas Articulações:
Toda vez que nós praticamos Yoga, levamos as nossas articulações ao máximo do movimento em que elas podem fazer. Isso previne a artrite porque faz o liquido sinovial (que nutre a articulação) fluir, diminuindo o atrito entre cartilagens e ossos.
A cartilagem é como uma esponja: recebe nutrientes novos quando é apertada, empurrada, usada. Sem esses nutrientes, o atrito aumenta podendo chegar até os ossos, nessa hora você vai saber o que é dor de verdade.
6 – Protege a Coluna:
Nós acabamos exigindo muito de nosso corpo durante o treino de Jiu Jitsu, todos nós possuímos discos intervertebrais (os amortecedores da sua coluna), se ficarem estáticos por muito tempo podem causar hérnias e comprimir os nervos. Por isso precisam se movimentar, pois essa é a única maneira deles conseguirem nutrientes. Se você tem uma pratica regular de Yoga, com movimentos específicos para essa área, sua coluna estará saudável.
7 – Melhora a Saúde dos Ossos:
É de senso comum que os exercícios que utilizamos uma determinada carga fortalecem os ossos e previnem a osteoporose. Várias posições no Jiu Jitsu requerem que você levante seu próprio peso, algumas delas específicas para os ossos dos braços, os mais vulneráveis a fratura por osteoporose.
OS SEGREDOS & TRUQUES DAS PASSAGENS DE GUARDA DA GFTEAM JULIO CESAR PEREIRA (ACESSO ONLINE)
Um estudo conduzido pela Universidade da Califórnia, descobriu que dá para melhorar a densidade óssea nas vértebras com algumas semanas de Yoga. Além disso, como essa prática controla os níveis de cortisol, ajuda a manter o cálcio nos ossos.
8 – Melhora a Corrente Sanguínea:
O Yoga faz seu sangue fluir através dos exercícios de relaxamento, principalmente a circulação nas extremidades dos pés e das mãos, auxiliando na recuperação das pegadas. Quando estão bem oxigenadas, as células funcionam melhor.
As inversões, como paradas de mão e de ombro fazem o sangue venoso (não oxigenado) fluir das pernas e pélvis de volta ao coração mais rapidamente. Isso alivia inchaço nas pernas e pode ajudar a amenizar problemas renais.
Além disso, a Yoga turbina os níveis de hemoglobina no sangue, célula que carrega oxigênio para outros tecidos. Mais fino, o sangue flui melhor, o que previne ataques cardíacos e derrames.
9 – Drena a Linfa e Aumenta a Imunidade:
Quando você contrai e alonga o músculos entre as poses da Yoga, melhora a drenagem da linfa, um líquido que contém células que lutam contra doenças.
Como esse sistema não tem bombeamento como os vasos sanguíneos, movimentar-se ajuda o sistema linfático a lutar contra infecções, células cancerígenas e limpar as toxinas do corpo de forma mais eficiente.
O TUTORIAL DO TRIÂNGULO COM RODRIGO CAVACA (ACESSO ONLINE)
10 – Abaixa a Pressão Arterial:
A Yoga possui uma série de movimentos que nos auxiliam em nossa consciência corporal, além de provocar um grande relaxamento, um dos benefícios desse relaxamento é a diminuição da pressão arterial, por isso é super recomendada por médicos e profissionais esportivos, visando sempre o alto rendimento.
11 – Diminui o Açúcar no Sangue:
A Yoga também pode nos ajudar a controlar o açúcar no sangue e a diminuir o LDL, o colesterol ruim, enquanto aumenta o HDL, o colesterol bom.
Pessoas com diabetes encontraram na Yoga uma forma de prevenção: por abaixar os níveis de adrenalina e cortisol, além de auxiliar na perda de peso e na sensibilidade aos efeitos da insulina. Controlar os níveis de açúcar sanguíneo também contribui para diminuir o risco de ataque cardíaco, falha renal e até cegueira.
12 – Auxilia no Foco:
Um dos principais fatores antes de uma competição é se manter concentrado e focado no seu objetivo principal, um componente importante da Yoga é manter você focado no presente. Estudos descobriram que a Yoga pode melhorar sua coordenação motora, o tempo de reação, sua memória e até mesmo seu QI.
A CIÊNCIA DA PASSAGEM DE GUARDA COM LUCAS LEPRI (ACESSO ONLINE)
Praticantes de meditação se mostraram excelentes solucionadores de problemas, além de reter mais informações, provavelmente estavam menos distraídos por outros pensamentos e focados na tarefa que tinham pela frente. Para atletas de alto nível essa capacidade de concentração é mais do que necessária para um bom desempenho.
13 – Auxilia no Relaxamento:
O Yoga ativa o sistema nervoso parassimpático, o que causa uma queda na hipertensão e a melhora do fluxo sanguíneo em intestinos e órgãos genitais, provocando assim um relaxamento, diminuindo a respiração, focando no presente e no controle de seu sistema nervoso de perto.
14 – Melhora o Seu Equilíbrio:
A Yoga é capaz de melhorar sua propriocepção que nada mais é a consciência de sentir seu corpo em relação ao espaço, para os lutadores isso é mais do que excelente. Pessoas com a postura torta e movimentos debilitados geralmente tem uma propriocepção ruim, o que pode estar atrelado a problemas no joelho e nas costas.
Mais equilíbrio é igual a uma base forte e sólida, só os melhores lutadores investem no equilíbrio corporal.
EXORCISTA COM FABIO PINHEIRO (ACESSO ONLINE)
15 – Turbina Seu Sistema Imunológico:
As poses e a respiração durante a aula de Yoga provavelmente também ajudam a aumentar a função imunológica, mas até agora a meditação é quem tem o maior efeito sobre ela, de acordo com a ciência. O corpo pode ou aumentar seus anticorpos, em doenças normais, ou os diminuir como em doenças autoimunes como a psoríase.
Nós da BJJFANATICS temos o prazer de compartilhar essas séries de benefícios trazidos pela Yoga, um dos principais adeptos a essa atividade são os irmãos Miyao, os dois possuem uma consciência corporal muito grande, além de uma incrível elasticidade, os dois disponibilizaram um super curso de Berimbolo, mostrando absolutamente tudo sobre essa técnica moderna. Não perca tempo e adquira já o seu super curso dos Irmãos Miyao, e aprenda tudo sobre as mais refinadas técnicas do Jiu Jitsu moderno.
O BERIMBOLO E MUITO MAIS COM IRMÃOS MIYAO (ACESSO ONLINE)
O DOMÍNIO DO JIU-JITSU AMASSE, PASSE E FINALIZE POR RODOLFO VIEIRA (ACESSO ONLINE)