A Meia Guarda E A Sua Grande Evolução Ao Longo Dos Anos

A Meia Guarda E A Sua Grande Evolução Ao Longo Dos Anos

Durante muito tempo no Jiu Jitsu, a meia guarda foi tratada como uma posição de transição, onde os guardeiros estavam prestes a terem suas guardas transpostas e apelavam para esta posição de forma a se resguardarem de cair em uma posição mais desconfortável como os 100 kilos e a montada, por exemplo.

Inicialmente eram pouquíssimas as alternativas para o meio guardeiro que de maneira geral se via tomando um “amasso” e tentava fugir o quadril para progredir para uma guarda fechada ou então uma guarda mais ofensiva como a aranha e a De La riva, por exemplo, mas isso com o passar do tempo isso mudou...

Há cerca de 20 anos mais ou menos Roberto “Gordo” Correa descobriu que esse tipo de guarda poderia ser uma excelente opção para aqueles que estão por baixo e revolucionou o Jiu Jitsu a partir dessa posição, inventando raspagens e ótimas transições saindo desta posição.

Antes do desenvolvimento da meia guarda de Gordo, a meia guarda era uma posição tão negligenciada que poderia muito bem ser chamada de “meia passada”, porque em quase 90% dos casos em que o passador chegava nesta posição ele conseguia transpor a guarda de seu oponente.

Hoje em dia a meia guarda evolui bastante e o conhecimento de técnicas a partir dessa posição, tanto por baixo quanto por cima é fundamental para aqueles que treinam Jiu Jitsu, não só para os que competem mas também para aqueles que gostam de treinar duro e estar sempre na frente de seus parceiros de equipe durante um rola na academia.

O grande nome desta posição sem sombra de dúvidas é Bernardo Faria, este que pode ser considerado um gênio da meia guarda e atleta mais vitorioso utilizando tal posição é o cara que conseguiu melhores resultados utilizando sempre de sua meia guarda.

Ao longo de sua carreira como competidor Bernardo ganhou todos os principais títulos da IBJJF na faixa preta, tanto na sua divisão de peso quanto no absoluto, sempre utilizando da meia guarda. Quando as lutas de Bernardo começavam, todo já imaginavam o que iria acontecer, mesmo lutando na divisão dos Pesados ou Super-Pesados ele sempre puxava seus adversários para a meia guarda e os raspava, sempre, sempre mesmo!

O sistema de meia guarda de Bernardo era bem simples e baseado em 2 principais raspagens, meia guarda profunda (deep guarda) soltando as lapelas e meia guarda indo para o Single leg. Sempre saindo dessas posições ele conseguia êxito em suas raspagens e aniquilava seus adversários.

Leia Mais Sobre Bernardo...

Outro meio guardeiro de sucesso é o ex parceiro de equipe de Bernardo Faria, Leonardo “Cascão” Saggioro. Este atleta que hoje em dia brilha entre os peso penas é um dos caras nos quais Bernardo Faria mais treinou ao longo de sua vida. Treinando e aprendendo com Bernardo, Saggioro desenvolveu um jogo bem parecido com o de Faria, entretanto o adaptou para os adversários de sua categoria.

Também utilizando da meia Guarda, Saggioro já venceu muitos campeonatos, inclusive sendo campeão deste evento que está acontecendo nesta semana em Abu Dhabi, o World Pro, além de ser Bi-Campeão Brasileiro e ter ficado 2 vezes com o Vice campeonato Mundial IBJJF. Leonardo conseguiu raspar todos os principais nomes de sua categoria sempre partindo da sua temida meia guarda

Leia Mais Sobre Cascão...

Outro cara que domina a meia guarda como ninguém é o canadense Jake Mackenzie, o canadense que veio morar no Brasil para treinar com os Leões da GF Team desenvolveu um jogo muito pouco conhecido da meia guarda. Enquanto seus parceiros de treino ensinados por Julio Cesar eram moldados para destruir todos os tipos de Guarda, Jake achou nesta posição uma grande alternativa para segurar esses tratores como Rodolfo Vieira e Victor Honório por exemplo.

Leia Mais Sobre Jake...

Com um Jogo tão diferente e eficiente Jake certamente é um dos atletas que mais domina os conceitos da meia guarda invertida em todo o mundo, sabendo todas as pegadas, truques e ajustes para raspar e pegar as costas mesmo dos melhores passadores do mundo!

E você, gosta de meia guarda? Quer aprender com esses craques?

O BJJ Fanatics juntamente com essas 3 lendas vivas de nosso esporte gravou incríveis cursos onde eles nos ensinam tudo aquilo que desenvolveram ao longo de muitos anos de treino para que tivessem posições tão fortes partindo da Meia Guarda!

CONFIRA!

OS SEGREDOS DA MEIA GUARDA TESTADA E APROVADA DE BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

OS SEGREDOS DA MEIA GUARDA TESTADA E APROVADA DE BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

RASPE TODO MUNDO POR LEONARDO SAGGIORO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

O MANUAL DA MEIA GUARDA INVERTIDA COM JAKE MACKENZIE (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

Marcadores