X Close
Your Cart
Keep Shopping
O Que Fazer Quando Apagamos Nosso Companheiro De Treino No Jiu Jitsu?

O Que Fazer Quando Apagamos Nosso Companheiro De Treino No Jiu Jitsu?

Provavelmente todos os faixas pretas já foram protagonistas dessa cena em pelo menos uma vez ao longo de sua jornada dentro da arte suave. Contudo, “dormir” no tatame não deve ser algo que aconteça sempre, pois caso isso se repita muitas vezes o praticante estará sujeito a sérios danos irreversíveis ao seu cérebro.

Entretanto, essa cena pode ser considerada “comum” nas academias, é claro que não é algo que presenciamos todos os dias, mas algo que acontece e devemos estar preparados para lidar com essa situação da melhor forma possível.

A primeira coisa a ser dita é que, principalmente na academia, caso o estrangulamento de seu oponente esteja muito arrochado e você já tentou escapar de todas as formas mas não conseguiu, não pense duas vezes e dê os três tapinhas. Como dizemos anteriormente, tornar essa cena corriqueira poderá te trazer danos irreversíveis, então é melhor “bater” reiniciar o rola e tentar superar seu adversário no rola seguinte.

Mas por que nós apagamos?

De maneira geral se perguntarmos isso a qualquer pessoa na academia, quase que 100% das opiniões dirão que o “dormir” ocorre devido a asfixia causada pelos estrangulamentos. Contudo o que ocorre de fato é uma interrupção do fluxo sanguíneo que passa pelo pescoço em direção ao cérebro o que incorre no desligamento momentâneo dos sentidos.

O que fazer quando isso ocorre ?

Para que o individuo “acorde” é preciso apenas que ocorra a recomposição desse fluxo sanguíneo no pescoço da pessoa, e não é necessário utilizar de métodos completamente errados como dar tapas na cara ou então jogar água fria no rosto do companheiro.

A melhor forma de recobrar a consciência daquele que apaga num estrangulamento é deita-lo no tatame de barriga para cima e o ato de levantar as pernas do companheiro pode ajudar, porém deve ser feito com muito cuidado, pois uma colisão de cabeça, um chute ou algum contato traumático pode levar o indivíduo ao desmaio e levantar as pernas nessa situação pode agravar o problema, visto que a coluna cervical pode ser prejudicada nesse caso. Diante disso, só devemos levantar as pernas do indivíduo se tivermos certeza que o atleta apagou por um golpe de sufocamento.

Levantar as pernas em casos em que o desmaio não ocorreu por conta de um golpe de constrição pode trazer traumas na coluna, evoluindo o mesmo de um possível trauma parcial para uma lesão de coluna completa. Portanto, não levante as pernas de seu companheiro caso tenha dúvidas de o que ocasionou o seu desmaio.

Outra alternativa comum é abrir o kimono e/ou abanar o companheiro, contudo, assim como no caso de levantar as pernas esses procedimentos só são válidos para quando o indivíduo apagou por conta de uma asfixia.

Como podemos evitar tudo isso?

A resposta para isso é simples, não deu para defender? Bata! Não é vergonha nenhuma ser finalizado, principalmente dentro de sua academia. A academia é o local de treinos, onde devem ser construídos os campeões e não pessoas soberbas que não tem a humildade de reconhecer a eficiência de um golpe aplicado por um parceiro de equipe.

Dessa forma, treine duro, finalize, seja finalizado, raspe seja raspado que no fim das contas o que prevalecerá será o conhecimento e as experiências adquiridas. Nunca se esqueça que ali dentro estamos sujeitos a sermos finalizados por qualquer um que venha rolar conosco, por isso esteja sempre preparado para ao invés de ser surpreendido você surpreender seus adversários com um de técnicas mais eficientes que as dele.

Nosso site disponibiliza o mais completo conteúdo de vídeo aulas com os maiores nomes do Jiu Jitsu Mundial! Grandes professores como Julio Cesar da GF Team, Rodrigo Cavaca da Zenith, e Marco Barbosa da Barbosa JJ nos ensinam todos os ensinamentos que os fizeram ser reconhecidos mundialmente como alguns dos professores da elite mundial do Jiu Jitsu!

Não deixe de conferir nosso conteúdo super organizado e altamente didático em vídeo-aulas fantásticas que revolucionarão o seu Jiu Jitsu!

 

OS SEGREDOS & TRUQUES DAS PASSAGENS DE GUARDA DA GFTEAM JULIO CESAR PEREIRA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

O TUTORIAL DO TRIÂNGULO COM RODRIGO CAVACA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 O MANUAL DA PASSAGEM NA PRESSÃO COM MARCO BARBOSA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

 

Marcadores