X Close
Your Cart
Keep Shopping
Aprenda Mais Sobre Os Cuidados Com A Pele Durante Os Treinos De Jiu Jitsu

Aprenda Mais Sobre Os Cuidados Com A Pele Durante Os Treinos De Jiu Jitsu



Todos nós sabemos que o tatame é um lugar que envolve muito mais do que Jiu Jitsu, e infelizmente envolve também muitas bactérias e fungos, além de misturar o suor de muitas pessoas em um mesmo ambiente. O suor tem a função de resfriar o nosso corpo, quando ele se encontra além da sua temperatura normal.  A temperatura normal do nosso corpo está entre 36C e 36.5C, e se passar dessa temperatura, as glândulas sudoríparas produzem o suor para que o corpo não esquente demais. Se o corpo esquentar muito, podem ocorrer muitos problemas com o nosso organismo.

Hoje falaremos das doenças mais comuns em academias e dos cuidados que os praticantes devem ter com a pele, para que não se contamine e nem passe nenhuma infecção para os companheiros de treino. A Arte Suave no geral produz grandes benefícios para a saúde do indivíduo que a pratica, porém é necessário se atentar quanto a saúde da pele, as lutas agarradas de modo geral são muito propícias para a contaminação dos indivíduos, pois como o próprio nome já fala são “agarradas”, produzindo grande contato entre as peles dos atletas.

RASPE TODO MUNDO POR LEONARDO SAGGIORO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI


Um dos principais fatores para evitar esses problemas de pele é relacionado a higiene. Nossos Kimonos possuem muitos fungos e bactérias, por isso é necessário sempre lava-los após os treinos, o ideal é que se tenha no mínimo três Kimonos, para que ocorra um revezamento com muito mais higiene. Uma maneira de diminuir o contato com o suor de várias pessoas é utilizando por baixo do Kimono uma RashGuard e uma Calça de Compressão, isso fará com que sua pele não fique diretamente em contato com a pele de outros companheiros de treino, e muito menos diretamente com o tatame.

Uma ótima maneira de diminuir a possibilidade de fungos é manter as unhas das mãos e dos pés sempre aparadas, é necessário também levar um chinelo ou algum calçado, para ser sempre utilizado quando for sair do tatame, procure NUNCA ir ao banheiro descalço, muito menos tomar banho sem nenhum calçado, essa pequena prática ajuda na diminuição dos fungos e bactérias, além de manter sua pele sempre saudável e livre de doenças.



Tenha o hábito de fiscalizar a limpeza do tatame, o principal fator das infecções é a falta de higiene no tatame, o ideal para que se tenha um tatame adequado é varre-lo antes de qualquer atividade, e logo após isso é necessário passar um pano molhado com cloro ou bactericida, para eliminar quaisquer focos de fungos ou bactérias. Agora que você já sabe um pouco mais sobre os procedimentos necessários para evitar as infecções daremos algumas dicas para que você consiga manter a higiene de sua pele.

1 - Evite utilizar os sabonetes anti bactericidas:

Eles são ótimos contra as bactérias mas podem desbalancear a flora de sua pele, abrindo caminho para os fungos e bactérias.

OS SEGREDOS DA MEIA GUARDA TESTADA E APROVADA DE BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI


2 - Deixe o Sabonete agir sobre a pele:

Durante o banho algum tempo antes do enxague, isso faz com que as impurezas sejam alcançadas e sua pele fique bem mais limpa.

3 - Tenha o hábito de utilizar uma esponja para limpar seu corpo:

Quando utilizamos esse acessório nosso corpo se torna mais limpo, pois conseguimos retirar ainda mais os restos de células mortas de nossa pele, apenas esfregue moderadamente.



4 – Nunca divida equipamentos pessoais:

Todos nós temos equipamentos pessoais como RashGuards e Calças, jamais empreste para algum colega de treino, isso pode ajudar a não contaminar outras pessoas e pode também se prevenir de algumas infecções, que talvez o nosso companheiro de treino ainda nem tenha percebido que tenha.

5 – Treine apenas em ambientes limpos e higienizados:

Essa prática é nada menos que o básico de todo treino de Jiu Jitsu, além de ajudar na saúde do atleta, pois apenas em um ambiente esterilizado o atleta pode treinar com a consciência tranquila, livre dos fungos e bactérias.

A ENCICLOPÉDIA DA PASSAGEM NA PRESSÃO COM BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI


6 - Evite os Pelos: 

Muitos homens ainda tem o preconceito de se depilar ou até mesmo raspar seus pelos, isso na verdade não é associado a um ponto feminino e sim a um ponto HIGIÊNICO, ninguém merece treinar com pessoas que parecem lobos de tão peludas, todo pelo em excesso na verdade se transforma em um verdadeiro ninho para os fungos e bactérias, por isso seja higiênico e mantenhas seus pelos sempre aparados.



Nós da BJJFANATICS disponibilizamos um super curso de Guarda Laçada com Marcos Tinoco, um dos maiores nomes da atualidade nessa estilo de Guarda, se você quer melhorar ainda mais o seu estilo de luta dentro da Arte Suave a hora é agora, não perca tempo e adquira já o seu super curso de Guarda Laçada.

O ESPECIALISTA DA GUARDA LASSO (GUARDA LAÇADA) COM MARCOS TINOCO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 
O BERIMBOLO E MUITO MAIS COM IRMÃOS MIYAO (ACESSO ONLINE)

 

COMPRE AQUI

 
O DOMÍNIO DO JIU-JITSU AMASSE, PASSE E FINALIZE POR RODOLFO VIEIRA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

Marcadores

Produtos recentemente vistos