X Close
Your Cart
Keep Shopping
Será Que Realmente É Possível Aprender Jiu Jitsu Quando Está Cansado?

Será Que Realmente É Possível Aprender Jiu Jitsu Quando Está Cansado?

Quem nunca ouviu essa frase de seu mestre ou de um professor de Jiu Jitsu que atire a primeira pedra. Não há nada pior do que você estar extremamente cansado, exaurido e seu professor mandar você fazer mais um treino. Nesse momento temos vontade de sair correndo dali, mas só não fazemos porque não temos força para isso. Então querendo amenizar a situação você diz que não irá treinar no momento porque está muito cansado. E aí ele solta a famosa e fatal frase: “Jiu Jitsu se aprende quando está cansado”.

Nesse momento sentimos um aperto no peito, uma mistura de emoções, um “não sei se vou” ou “não sei se fico”, seria engraçado se não fosse trágico. Porém esta frase de que Jiu Jitsu se aprende quando estamos cansados não está totalmente equivocada.

É natural que naquele dia em que estamos mais cansados o treino não renda tanto e acabamos por ficar um pouco frustrados por não termos rendido como deveríamos. Um erro que cometemos sempre é nos frustrar por um ou dois dias em que o treino não foi como o esperado.

E ai começa a formar uma bola de neve e passamos a dar desculpas e evitamos treinar naquele dia em que não estamos 100 %. Só que tem um grande problema nessa história, um atleta de Jiu Jitsu dificilmente estará no seu 100 %. Sempre terá uma ou outra lesão, problemas em familiares, excesso de trabalho, estresse do dia a dia e o famoso cansaço que vira e mexe aparece e atrapalha nossa vida... Enfim, se você esperar o dia em que você estará 100 % para treinar, você nunca ficará bom de Jiu Jitsu.

O ser humano em si já tem em seu DNA a vontade de trabalhar na zona de conforto, por esse motivo aqueles que se recusam a seguir essas regras são chamados de heróis ou ninjas, porém eles são ser humanos normais que decidiram fazer um pouco a mais por si, mesmo naqueles dias em que nada está propício para dar certo.

Quando vemos lutadores de alto nível pensamos que eles já nasceram com um dom e por isso são tão bons no que fazem e conseguem seus bons resultados por esse motivo. É muito fácil ver o cara atrás do troféu, mas não vemos o que ele fez para chegar até ali. Mesmo os talentosos precisam trabalhar para se aperfeiçoar, pois se eles não correrem atrás e contar só com o seu talento provavelmente podem ficar atrás daqueles que não possuem tanto talento mas são extremamente dedicados.

Mas porque treinar cansado pode ser bom?

É muito fácil se dar bem nos treinos quando estamos bem dispostos, o problema é que precisamos saber o que fazer nas adversidades, quando as condições não forem favoráveis. Pense bem, imagine que você fez 5 lutas e precisa apenas de mais uma para ser campeão mundial, você está cansado, fadigado e não sente nenhum de seus músculos, o que você faria? Ia se entregar ao seu cansaço que é mais mental do que físico ou iria dar o seu máximo para sagrar-se campeão e alcançar o título mais almejado por todo lutador de Jiu Jitsu?

O mais certo é que você vá lutar e dê o seu melhor para conquistar o que almeja, mas como você fará essa proeza se nos seus treinos você está acostumado a se manter na zona de conforto, fazer um treino e descansar dois? Sinto muito, mas dificilmente você sobreviveria a tantas lutas.

O nosso corpo é altamente adaptável as condições que impomos a ele. No começo será difícil, você irá querer desistir, vai doer o corpo e a mente também, porém a cada dia se torna mais fácil e menos doloroso.

Você se torna mais forte e seu corpo começa a aprender a trabalhar sob pressão, quando estiver sentindo um grande cansaço procure fazer pelo menos mais um dois rolas, mesmo que com menos graduados ou com pessoas mais leves , com o passar do tempo você vai aumentando a intensidade dos treinos nos dias que você está mais cansado do mesmo modo que descansará bem para cansar novamente.

Descanso

Vale a pena ressaltar que mesmo em fase de adaptação do corpo o descanso não deve ser negligenciado nunca.  Ele é de suma importância para a recuperação do corpo, previne lesões e ajuda a melhorar o desempenho do atleta.

Porque o quando o atleta está cansado ele aprende Jiu Jitsu?

É simples, quando está cansado ele não pode recorrer a força, o que o obriga a pensar duas vezes mais nos movimentos que vai fazer para não se desgastar do mesmo modo que faz com que ele imprima primeiro seu jogo evitando cair no jogo do oponente e sofrer ainda mais por estar cansado.

Treinar cansado realmente deixa você mais inteligente, você precisa conter a força e as investidas do seu adversário do mesmo modo que precisa atacar e não se expor atoa.

O Jiu Jitsu é um jogo de xadrez, e aquele que pensa mais para fazer uma jogada certeira e traça corretamente a estratégia sairá na frente do seu adversário. Então quando seu professor disse para você treinar cansado que ficará mais inteligente e aprenderá o objetivo do Jiu Jitsu ele está correto e quer lhe ensinar que Jiu Jitsu é realmente a técnica sobre a força e se usar a movimentação correta não importará se está cansado ou não, você conseguirá sobrepor seus oponentes.

Para conseguir treinar cansado as técnicas precisam estar em dia

Se você não dá a devida atenção as técnicas você irá sofrer nos dias em que estiver destruído, porque precisará treinar e não saberá como vencer sem gastar força. Por isso preocupe se em aprimorar seu jogo técnico, estude novas posições, fique atento aos detalhes de cada uma delas, repita incansavelmente até que você perceba que já não é possível mais errar aquela posição e o principal arrisque-se.

Você precisa estar preparado para contornar o pior caso ele apareça, isso molda não só o atleta mais também o caráter dele, assim como melhora sua vida dentro e fora dos tatames. Por isso preocupe-se em aprender posições fortes e eficientes como o triângulo de  Rodrigo Cavaca, que pode ser um ataque fulminante em um momento perigoso.

Leia Mais Sobre Cavaca...

Do mesmo modo que você precisa estar atento aos ataques não pode negligenciar as defesas pois elas podem te salvar quando menos você imaginar. Bernardo Faria desenvolveu um verdadeiro manual com as defesas dos golpes mais complicados dentro do Jiu Jitsu como certas finalizações, montada, pegada de costas e muito mais.

Leia Mais Sobre Bernardo...

E essas duas feras junto com a equipe do BJJFANATICS ajudarão você a revolucionar seu jogo e se tornar um lutador de verdade, que conseguirá superar seus oponentes independente do cansaço. Nossa plataforma contra com cursos feitos por esses dois campeões onde eles contarão todos os seus segredos e muito mais!!! Você não pode ficar fora dessa!!

Adquira logo o seu!!!!!

O TUTORIAL DO TRIÂNGULO COM RODRIGO CAVACA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

O MANUAL DAS DEFESAS COM BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Marcadores

Produtos recentemente vistos