Será Mesmo Que Berimbolo Não Funciona Nas Lutas De Jiu Jitsu?

Será Mesmo Que Berimbolo Não Funciona Nas Lutas De Jiu Jitsu?

Se tem um posição que diverge opiniões dentro dos tatames e entre os lutadores de Jiu Jitsu é o tal de berimbolo. Aclamada por uns e odiada por outras essa posição realmente é intrigante, mas não há dúvidas de que existem grandes feras no esporte que são especialistas nessa técnica e conseguem bom resultados a partir da mesma. Mas afinal berimbolo é funcional ou apenas firula?

É meus caros amigos fanáticos se tem uma coisa que o nosso esporte não é, é estático! A arte suave já passou por grandes mudanças desde que foi criada e principalmente quando disseminada pelo Brasil e pelo mundo pela grandiosa família Gracie. Muito mudou de lá para cá, a arte marcial se voltou mais para o viés esportivo, muitas posições surgiram, as regras foram alteradas e também a mentalidade do praticantes. Não há como dizer que ela se manteria idêntica, a evolução é importante para o crescimento da mesmas de seus praticantes também.

Há coisas que não mudam nunca e muitas delas nem devem ser alteradas como a filosofia do esporte de prezar sempre pelo respeito e pela disciplina, porém no quesito de técnica houve sim muita mudança e ainda haverá, até porque a arte é praticada por humanos e não por robôs, nesta situação cada um colocará sua particularidade em determinada técnica e a partir daí vão surgindo novos detalhes, novas variações e porque não novas posições.

Esse é o caso do berimbolo!

Para quem ainda não conhece essa técnica o berimbolo na forma mais básica, se caracteriza quando o guardeiro entra como os ganchos da guarda De La Riva com o intuito de ganhar as costas do adversário. E apesar de ser uma posição “relativamente” recente já existem inúmeras variações e muitas formas de execução a partir de varias guardas também.

Mas afinal como surgiu o famoso berimbolo?

A técnica em si é rodeada de polêmicas tanto na sua aplicação, eficiência e claro que no seu surgimento também. Não se pode precisar exatamente o momento de seu surgimento e nem o seu idealizador, mas não há como questionar que a técnica ficou amplamente conhecida após a utilização por duas grandes feras do esporte: Os irmãos Mendes. A partir disso muitos acham que eles foram os idealizadores da técnica.

Porém Marcel Ferreira afirma que o berimbolo já era feito por ele desde 1993. Marcel, faixa preta de Jiu Jitsu que treinava na academia do grande Carson Gracie afirma que ele criou o Berimbolo com o intuito de evitar que seu companheiro de treino, Eduardo Lerner passasse a sua guarda.

Outro que também reivindica a criação do berimbolo é Samuel Braga, pertencente a academia Gracie Barra da cidade de Belo Horizonte em Minas Gerais, conta que ele foi o primeiro atleta a utilizar essa posição curiosa, antes mesmo dos irmãos Mendes explodirem.

O fato é que não há como corroborar e dizer ao certo quando o golpe surgiu, no entanto sua eficiência é inegável. E se tem pessoas que possam atestar a eficiência deste golpe são os Irmãos Miyao,.

Os irmãos Miyao são os melhores guardeiros da atualidade, e os dois acumulam diversos títulos expressivos em suas carreiras muitas das vezes utilizando essa técnica como a chave principal de seus jogos.

E o mais interessante é que quando alguém afirma que berimbolo não funciona e analisamos as lutas dos Miyao eles basicamente fazem as mesmas coisas e sempre buscam as costas do seus oponentes a partir do berimbolo.

Se não funcionasse eles não conseguiriam tantas vitórias utilizado uma mesma técnica e principalmente o berimbolo que tem certo grau de complexidade. Quando uma pessoa afirma que determinado golpe não funciona provavelmente é porque ela não o treinou o suficiente. É óbvio que os Irmãos Miyao, não saíram distribuindo berimbolo da noite pro dia, foram não necessários muitos anos de empenho, dedicação, estudo e centenas de repetições para chegar neste nível de perfeição e funcionalidade da técnica desses dois gênios do Jiu Jitsu!

Pegar as costas é uma ótima estratégia

Nos sempre buscamos em nossa lutas um finalização ou então conquistar um posição de supremacia, quer algo mais supremo do que conquistar as costas do seu adversário? Ali você computa 4 pontos em seu placar, além de poder permanecer ali até o fim da luta sem contar a infinidade de ataques que podem surgir desta posição e um ótimo meio de chegar rapidamente às costa é recorrendo ao famoso Berimbolo!

Então caro fanático não descredibilize uma posição antes mesmo de conhecê-la a fundo, estudá-la e repeti-la com afinco você após ter essa conduta pode dizer se gosta ou não de utilizar a posição em seu jogo, mas já mais poderá afirmar que ela não funciona e as provas disso tem nome e sobrenome Paulo e João Miyao!

Quer descobrir todos os segredos dessa técnica incrível?

Se quer aprender a berimbolar ninguém melhor que os maiores especialistas na posição para lhe ensinar! Os irmãos Miyao em conjunto com a equipe do BJJFANATICS prepararam um curso completo onde essas feras lhe contarão e ensinarão todos os SEGREDO DE SEU TEMIDO BERIMBOLO!

Venha logo aprender tudo sobre o berimbolo e surpreender os seus oponentes.

O BERIMBOLO E MUITO MAIS COM IRMÃOS MIYAO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

Marcadores