Como Ser Um Bom Faixa Azul De Jiu Jitsu?
Estamos para lhe dizer que a faixa azul é uma das faixas mais aguardadas pelos praticantes de Jiu Jitsu. Isso ocorre pelo fato que de que é a primeira graduação que “concretiza” o Jiujiteiro. Quando ainda é uma faixa branca o aluno não se sente um lutador, se sente menosprezado e diminuído pelos demais, não podemos dizer que um faixa branca não tem importância, pelo contrário a faixa branca é a faixa mais importante, pois aquele que tem um boa base será um excelente lutador.
Mas de fato ainda há aquela cultura de que faixa branca é iniciante, não sabe de nada, só faz força faz tudo errado e por isso a maioria deles deseja sair o mais depressa possível dessa faixa. Todo Jiujiteiro precisa entender que não é a cor da faixa que está em sua cintura que lhe ensinará Jiu Jitsu e sim aquilo que ele faz repetidamente todos os dias, quanto mais comprometido e dedicado for mais preparado ele estará e dessa forma estará mais próximo da sua nova faixa.
A chegada na faixa azul realmente é algo muito importante ela fecha um ciclo e inicia outro com mais responsabilidades e mais aprendizados. Por muitos ela é considerada a faixa mais bonita, inclusive reza a lenda que o grande mestre Hélio Gracie, que era visto constantemente usando a faixa azul, a utilizava por esse motivo. No entanto há algumas teorias que explicam esse fenômeno. O BJJFANATICS já se aprofundou neste assunto e já realizou um blog contando essa curiosa história de um dos maiores mestres do Jiu Jitsu, abordando as possíveis teorias que justificariam o uso da faixa azul, por um mestre consagrado dentro do esporte.
Mas como já dissemos anteriormente um faixa branca deseja logo chegar nessa faixa e muitas das vezes ele se esquece que não é só ser graduado a nova faixa, amarrá-la na cintura e iniciar os seus treinos, há muita coisa envolvida quando se troca de faixa e é preciso se adequar ao que ela espera do aluno.
Mas afinal o que um faixa azul precisa saber
Na verdade não há nenhuma cartilha pronta que determine isso, porém a vivência dentre do Jiu Jitsu e a experiência faz com que tenhamos uma ideia do que no mínimo um faixa azul precisa saber e dominar para se dar bem na nova graduação.
História do Jiu Jitsu
Muitos se esquecem que não basta apenas conhecer a técnicas da luta, mas saber tudo que envolve a arte marcial, inclusive sua história. Para muito parece algo irrelevante porém, um bom lutador é aquele que domina a origem de sua arte, conhece os nomes que foram importantes para sua disseminação pelo mundo. Se quer saber se sabe pelo menos o mínimo da história do Jiu Jitsu, pergunte-se se você sabe quem é Hélio Gracie, Carlos Gracie, Conde Koma, entre outros. Se você souber um pouco da história desses caras e sua importância dentro do Jiu Jitsu, pode-se dizer que você conhece um pouco da origem da arte, mas nada impede que você se aprofunde, lembre-se sempre o conhecimento nunca é de mais.
Regras e pontuações básicas
Independente de você ser competidor ou não, ser a favor do Jiu Jitsu esportivo ou não,você precisa saber as regras que envolvem o Jiu Jitsu, as regras não estão ali só regular o esporte e sim para proteger a sua integridade física também. Um faixa azul não é obrigado a conhecer todas as regras do esporte, mas o mínimo que ele deve saber são os golpes permitidos, proibidos e claro as pontuações básicas: Queda equivale a 2 pontos, raspagem 2 pontos, passagem de guarda 3 pontos, montadas 4, pegada de costas 4. Para saber mais sobre regras você pode conversar com seu professor ou acessar o site da Confederação Brasileira de Jiu Jitsu.
Quedas
Agora falando já do conhecimento técnico é muito importante que o faixa azul saiba ao menos 2 quedas e consiga executá-las. Você não precisa ser um judoca e dominar centenas de quedas, você precisa apenas saber como projetar o seu oponente ao solo, visto que apesar de muitas academias começarem seus treinos de joelho, na hora da competição a luta se inicia em pé, se você dominar quedas e conseguir aplicá-las você já sai na frente de seu oponente, com 2 pontos no placar.
Raspagens
As raspagens são aquelas “inversões” realizadas pelo oponente que está fazendo guarda, essa prática vale 2 pontos. Um faixa azul precisa dominar ao menos 2 raspagens bem feitas que são simples e eficazes. De acordo que for caminho ele aumentará o seu arsenal de técnicas, não adianta saber centenas de posições e não conseguir aplicar nenhuma com efetividade.
Passagens de Guarda
A passagem de guarda se caracteriza quando um dos lutadores consegue transpor a guarda o oponente, essa posição quando estabilizada por 3 segundo confere ao atleta que conseguiu executá-la 3 pontos no placar. No Jiu Jitsu existem muitos tipo de guarda, mas para o faixa azul é importante saber abrir uma guarda fechada e ter ao menos 2 tipos de passagens para as guardas mais usadas como meia guarda, de la Riva, aranha.
Finalizações
Um bom jiujiteiro deve ser finalizar, afinal a finalização decide uma luta independe de pontuações. Um faixa azul deve dominar finalizações básicas como arm lock, triângulo, americana de braço e Kimura.
A plataforma do BJJFANATICS tem tudo o que você precisa para se tornar um bom faixa azul, aqui você encontrará cursos completos para aprimorar sua técnica e se destacar no Jiu Jitsu!
Nós temos um curso completo sobre o segredo do triângulo fatal de Rodrigo Cavaca para ajudar você a finalizar todos os seus oponentes.
Para aprender mais como passar um guarda com eficiência a equipe do BJJFANATICS tem para você um gama de curso com os melhores passadores de guarda de todos os tempos como Rodolfo Vieira, Julio Cesar !
Se você quer aprender a ter um guarda efetiva e perigosa venha aprender com os guardeiros mais sagazes do mundo do Jiu Jitsu como Bruno Malfacine e os Irmãos Miyao.
Não perca tempo e venha logo conferir!!
OS SEGREDOS & TRUQUES DAS PASSAGENS DE GUARDA DA GFTEAM JULIO CESAR PEREIRA (ACESSO ONLINE)
O TUTORIAL DO TRIÂNGULO COM RODRIGO CAVACA (ACESSO ONLINE)
O BERIMBOLO E MUITO MAIS COM IRMÃOS MIYAO (ACESSO ONLINE)
O DOMÍNIO DO JIU-JITSU AMASSE, PASSE E FINALIZE POR RODOLFO VIEIRA (ACESSO ONLINE)