X Close
Your Cart
Keep Shopping
Como Combater A Ansiedade Antes Das Competições De Jiu Jitsu?

Como Combater A Ansiedade Antes Das Competições De Jiu Jitsu?

A ansiedade antes das competições de Jiu Jitsu é um dos principais fatores que atrapalham o desempenho do atleta nas lutas. Isso é algo que afeta a maioria dos atletas, para não dizer que afeta a todos mesmo que em níveis diferentes.

Nós que somos fanáticos pelo Jiu Jitsu e dedicamos cada suor do nosso corpo para a nossa arte, criamos expectativas nos nossos resultados e muitas das vezes essa expectativa reflete de maneira negativa e acaba nos prejudicando dentro dos campeonatos.

Não se preocupe até os atletas mais experientes sobre com isso, esse sentimento é não é algo exclusivo dos Jiujiteiro, isso faz parte da essência humana. Todos nós quando vamos fazer algo novo seja uma viagem, ou comprar algo que desejamos muito, por exemplo, ficamos ansiosos e nem sempre essa ansiedade é saudável, pois desencadeia tristeza, medo e nos atletas pode gerar dúvidas em relação ao que ele escolheu para a vida.

Se você gosta de competir precisa sim tratar esse ponto com seriedade, uma vez que você vive inteiramente para aquilo e tem grandes planos na sua carreira como lutar e possuir títulos e importante para o seu sucesso no esporte, na verdade eles até ajudam, mas você nunca pode encarar os campeonatos como obrigação e sim com divertimento. Existem excelentes atletas de Jiu Jitsu no mundo a fora que nunca foram campeões mundiais, mas isso não atrapalhou em nada o seu sucesso.

Quando encaramos a competição como algo ruim, deixamos de sentir prazer em participar dela e com isso o nosso interesse pela Arte Suave tende a diminuir já que você começa a se frustrar se acha que não é bom o suficiente.

Se você sente o que foi citado acima e gosta de competir, acalme-se!! Vamos dar algumas dicas para você lidar com essa ansiedade pré competição, melhorar seus resultados e principalmente ser  mais feliz dentro do BJJ!

Treine todos os dias como se fosse competir amanhã

O maior erro dos competidores e quererem aprender e lapidar todas as suas técnicas semanas antes das competições. Isso não é algo interessante, pois além de cansar a mente do atleta, a chance é grande dele se frustrar por não estar conseguindo assimilar as coisas tão rápido. Por esse motivo mesmo não tendo nenhuma competição em vista treine como se fosse competir todo fim de semana, não estamos falando em intensidade e sim qualidade, desta forma você estará sempre preparado e mais confiante diminuindo aquela sensação de ansiedade.

Não preocupe com a opinião do outros

Muitos atletas se frustram por se preocuparem demais com a opinião dos outros em relação a sua performance e seu resultados, geralmente a opinião de nossos mestres amigos e familiares. É claro que eles ficarão felizes com sua vitória e sofrerão com você na derrota, mas você não pode entrar para lutar se preocupando com quem achará o quê. Lute para você e não para os outros!

Cuide de sua mente

Já é costume preparar o corpo para as competições, musculação , treinos de Jiu Jitsu, preparação física, treino técnico e por aí vai, no entanto o que muitos atletas deixam a desejar é a sua preparação mental que é tão importante quanto preparar os músculos par batalha. A ansiedade vem da nossa mente, nosso pensamentos e convicções então blindar a sua mente é uma excelente forma de afastar de vez tudo aquilo negativo que ocupa a sua cabeça deixando você livre para lutar do jeito precisa lutar!

Procure coisas que te distraiam antes de suas lutas

Talvez o momento mais complicado para o atleta são os minutos que antecedem a sua luta, ali geralmente é quando o atleta fica mais nervoso. Por isso procure ver vídeos que gostar, ou ouvir uma música que te acalme, desse forma você desvia o seu pensamento e não pensa tanto na competição.

Trabalhe sua respiração

Uma respiração controlada é capaz de coisas maravilhosas, ajuda diminuir a os batimentos cardíacos e trazer calma para o competidor. Exercícios de respiração além de tranquilizar aumentam o nível de concentração, o que o torna uma boa pedida antes das lutas.

Ame o que você faz!

Não traga essa carga negativa para aquilo que tanto gosta perder ou ganhar é indiferente quando verdadeiramente se ama o que faz, e verdade que ninguém quer perder e todos entram na luta para sair vitorioso, mas quando você para e pensa que o que você faz todos os dias e muito mais importante do que uma simples medalha! Quando você pensa assim e começa a entender que não são os títulos que você tem que irão definir que você é tudo se torna mais leve e é ai que seus resultados começam a aparecer!

Tenha um grande arsenal de técnicas

Quanto mais preparado você tiver, mais confiante será e menos ansiedade vai ter. Um soldado não se prepara somente em tempo de guerra, ele está sempre preparado para quando a guerra chegar. Se manter focado nos seus treinos e buscar aprender novas técnicas e aprimorar aquelas que você já sabe é crucial para que você se sinta confiante para lutar e é nessa parte que você poderá contar com a ajuda do BJJFANATICS!!

Em nossa plataforma você encontrará uma gama de técnicas feitas pelos maiores especialistas da arte suave para incrementar o seu jogo e fazer de você um grande competidor!

Aqui você aprenderá todos os segredos e detalhes do incrível berimbolo que é marca registrada dos Irmãos Miyao. Também encontrará tudo o que precisa saber para passar qualquer guarda com muita técnica e muita categoria com a fera Lucas Lepri, além do mais ainda vai ter a orientação de um pequeno gigante do Jiu Jitsu, Bruno Malfacine, que ensinará a você tudo o que precisa saber para lutar contra os adversários que são mais fortes e mais pesados que você!

Nós disponibilizamos tudo e isso e muito mais para que você tenha mais sucesso e mais confiança no seu jogo durante as suas competições!!

Não espere mais e venha turbinar seu jogo!!

A CIÊNCIA DA PASSAGEM DE GUARDA COM LUCAS LEPRI (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

COMO LUTAR CONTRA O ADVERSÁRIO MAIOR, MAIS FORTE E MAIS PESADO: GUARDA BY BRUNO MALFACINE (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

O ESPECIALISTA DA GUARDA LASSO (GUARDA LAÇADA) COM MARCOS TINOCO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

Marcadores

Produtos recentemente vistos