Como O Jiu Jitsu Pode Combater A Depressão
Atualmente todos os dias nos deparamos com uma rotina bem desgastante, a cada dia que passa temos a impressão de que estamos cada vez mais sem tempo e todas as pessoas ao nosso redor estão correndo, seja para realizar um sonho, para se manter no trabalho, ou até mesmo correndo para procurar um grande amor. Com o passar do tempo essa rotina dos desgasta e acaba fazendo com que tenhamos um péssimo rendimento pessoal, podendo desencadear uma série de doenças, entre elas está a Depressão.
Todos já fomos expostos a situações difíceis que acabaram nos afetando emocionalmente, mudam completamente nosso humor. Mas e quando isso se torna algo recorrente? Como podemos inverter esse quadro? e como o Jiu Jitsu pode nos auxiliar no combate a Depressão?
O DOMÍNIO DO JIU-JITSU AMASSE, PASSE E FINALIZE POR RODOLFO VIEIRA (ACESSO ONLINE)
Para respondermos essas questões é necessário entendermos o nível e o tipo de Depressão em que o paciente se encontra, no geral a Depressão nada mais é do que um distúrbio, que gera uma tristeza profunda no indivíduo, além da perda de interesse generalizado, falta de ânimo, de apetite, ausência de prazer e oscilações de humor que podem acabar em pensamentos suicidas.
Tristeza ou Depressão
Há uma grande diferença entre tristeza e depressão. A tristeza pode ocorrer desencadeada por algum fato do cotidiano, onde a pessoa realmente sofre com aquilo até assimilar o que está acontecendo e geralmente não dura mais do que quinze a vinte dias. Já a depressão se instala no indivíduo e se não for tratada pode piorar e passar por três estágios: leve, moderada e grave.
Como identificar o início de uma depressão?
Geralmente o indivíduo pode apresentar dois ou mais dos seguintes sintomas:
- Apatia
- Falta de motivação
- Medos que antes não existiam
- Dificuldade de concentração
- Perda ou aumento de apetite
- Alto grau de pessimismo
- Indecisão
- Insegurança
- Insônia
- Falta de vontade em fazer atividades antes prazerosas
- Sensação de vazio
- Irritabilidade
- Raciocínio mais lento
- Esquecimento
- Ansiedade
- Angústia.
RASPE TODO MUNDO POR LEONARDO SAGGIORO (ACESSO ONLINE)
Além disso, o indivíduo pode apresentar alguns sintomas físicos que os médicos não conseguem encontrar causas aparentes, como:
- Dores de barriga
- Má digestão
- Azia
- Constipação
- Flatulência
- Tensão na nuca e nos ombros
- Dores de cabeça
- Dores no corpo
- Pressão no peito.
Estes são alguns dos indícios da depressão. Mas, se houver dúvida, procure um especialista para ter um diagnóstico e tratamento corretos. Não tenha medo ou vergonha de expressar o que realmente está sentindo e vivenciando, pois esses profissionais irão se basear nestes dados para poderem prescrever um tratamento e a partir daí, o paciente voltar a ter qualidade de vida, com alegria e bem estar.
Tipos de Depressão:
Existem diversos tipos de distúrbios de depressão. Os mais comuns são:
Episódio Depressivo:
Um episódio depressivo costuma ser classificado como um período de tempo em que a pessoa apresenta uma alteração em seu comportamento, passando por um episódio depressivo apresenta sintomas da síndrome depressiva, como:
- Humor deprimido
- Falta de energia
- Falta de iniciativa e vontade
- Falta de prazer
- Alteração do sono
- Alteração do apetite
- Lentificação do pensamento
- Lentificação motora.
OS SEGREDOS DA MEIA GUARDA TESTADA E APROVADA DE BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)
Depressão Profunda (Transtorno Depressivo Maior):
Se uma pessoa começa a ter quadros depressivos recorrentes ou mantém os sintomas de depressão por mais de seis meses com uma intensificação do quadro, pode-se considerar que ela esteja passando por uma depressão profunda (ou transtorno depressivo maior).
Normalmente o transtorno depressivo maior é um quadro mais grave e também tem grande relação com a herança genética. Nele há uma mudança química no funcionamento do cérebro, que pode ser desencadeada por uma causa física ou emocional.
Depressão Bipolar:
As fases de depressão dentro do transtorno bipolar também são consideradas um subtipo de depressão. Os sintomas apresentados na fase de depressão são os mesmos de um episódio depressivo. Já nas fases de euforia, o paciente pode apresentar sintomas como:
A ENCICLOPÉDIA DA PASSAGEM NA PRESSÃO COM BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)
Tratamento da Depressão:
Como se trata de uma família grande de “depressões” com múltiplas causalidades,; antes de se iniciar qualquer tratamento é necessário que seja feita uma investigação etiológica rigorosa.
Após o levantamento das causas envolvidas pode-se fazer um planejamento terapêutico adequado. Existem diversas “ ferramentas “ terapêuticas, e a medicamentosa é uma das mais importantes.
Existem mais de 30 antidepressivos disponíveis. Ao contrário do que alguns temem, essas medicações não são como drogas, que deixam a pessoa eufórica e provocam vício. A terapia é simples e, de modo geral, não incapacita ou entorpece o paciente.
Alguns pacientes precisam de tratamento de manutenção ou preventivo, que pode levar anos ou a vida inteira, para evitar o aparecimento de novos episódios de depressão. Um dos principais fatores para a cura da Depressão é a atividade física, incluindo as Artes Marciais.
Um estudo realizado pelo Centro Médico de Southwestern, na Universidade do Texas (EUA), descobriu que a prática de exercícios aeróbicos regulares pode reduzir os sintomas de depressão pela metade. De acordo com a pesquisa, o grupo que praticou exercícios aeróbicos cinco vezes por semana reduziu os sintomas em 47% após três meses de treinos. Já o grupo que se exercitava três vezes por semana melhorou seus sintomas em 30%.
MATADOR DE GIGANTES POR CLAUDIO CALASANS (ACESSO ONLINE)
A atividade física proporciona distração e convívio social, além de liberar substâncias como Endorfina e Serotonina, responsáveis por melhorar o humor. Praticar esportes, seja de curta ou longa duração, causa bem-estar mental e melhora psicológica na maioria das pessoas. Bastam no mínimo 15 minutos de exercícios em dias alternados para sentir os efeitos positivos.
Uma das principais atividades que os indivíduos buscam praticar são os esportes de contato, principalmente o Jiu Jitsu, além de trazer grandes benefícios para saúde corporal, os praticantes podem usufruir dos benefícios mentais, além de aprender técnicas de Defesa Pessoal. O Jiu Jitsu tem a capacidade de mudar vidas, e ao longo do tempo vem mostrando que muitos atletas melhoraram de vida e tiveram mais oportunidades através do esporte.
Os esportes de contato em geral tem o benefício de diminuir os níveis de Stress no organismo, e por ser muito complexo o Jiu Jitsu exige um pouco mais dos praticantes, tornando assim um esporte único para o tratamento da Depressão.
Nós da BJJFANATICS gostaríamos de dizer a todos os praticantes da Arte Suave que vocês tem total capacidade para vencer e conquistar grandes objetivos dentro do esporte, e principalmente capacidade para ajudar aqueles companheiros que aparentemente não estão cem por cento, assim que ler esse post envie uma mensagem para aquele amigo que se distanciou do treino, para aquela pessoa que tem vontade de treinar mas nunca aparece na academia, vamos nos ajudar como uma família, e fazer com que o Jiu Jitsu possa melhorar a vida de outras pessoas assim como eu tenho certeza que ele melhorou ainda mais a sua.
E no intuito de incentivar nós da BJJFANATICS disponibilizamos grandes cursos com os melhores atletas da atualidade, você poderá aprender o que há de melhor no Jiu Jitsu, com técnicas que variam do Básico ao Avançado. Não perca tempo e adquira já o seu super curso, aprenda com os melhores e faça a diferença na comunidade do Jiu Jitsu.
O MANUAL DAS DEFESAS COM BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)
O ESPECIALISTA DA GUARDA LASSO (GUARDA LAÇADA) COM MARCOS TINOCO (ACESSO ONLINE)