Como Turbinar Meus Treinos De Jiu Jitsu?

Como Turbinar Meus Treinos De Jiu Jitsu?

E então meu caro amigo Jiujiteiro, você também já passou por aquela fase em que seu Jiu Jitsu parece que está estagnado? Onde nada funciona e suas posições mais fortes não estão mais sendo eficientes? Acalme-se você não está sozinho!!

Quase 99% dos alunos da arte suave já passaram por isso em algum momento de suas vidas como praticantes de Jiu Jitsu. Não importa se você é um veterano ou um iniciante, esse momento faz parte do crescimento de qualquer atleta. E há algumas coisas que você pode fazer para contornar essa situação e dar um “upgrade” no seu Jiu Jitsu.

Essa fase é bem complicada, na vida de qualquer atleta. Muitos não conseguem aceitar essa situação, ter paciência de vencê-la e acabam por desistir do esporte. Ela pode aparecer em qualquer uma das etapas em que o praticante se encontrar e talvez aconteça mais de uma vez.

Suponhamos que há um faixa roxa “embaçado” e de repente chega um novo faixa azul casca grossa na academia que passa o carro nele em todos os treinos, mesmo usando de todas as suas artimanhas não consegue segurar o menos graduado. Isso causa no atleta uma sensação de impotência e desânimo. Fazendo com que ele se sinta inferior e não acredite mais no seu potencial.

Para vencer essa fase, é o atleta ter a consciência que ela vai passar. O aprendizado é algo que nunca para de acontecer, enquanto você estiver buscando conhecimento você aprimorará o que faz. E o Jiu Jitsu é aquela arte idealizada para que os mais fracos consigam ter a possibilidade de sobressair os mais fortes, o que quer dizer que quem for mais técnico estará na frente. Se você estiver tomando um atraso de um menos graduado ou mais levinho não de desespere!

Como evoluir seu Jiu Jitsu

O primeiro passo para evoluir e melhorar seus treinos é... TREINAR MAIS! Parece óbvio, mas você deve se perguntar se no seu dia a dia de treinos você esta dando seu melhor, se não consegue encaixar mais um horário de treino na sua agenda corrida, ou talvez ficar um tempo a mais na academia fazendo rolas ou repetições. Você precisa colocar na sua cabeça que a pratica leva a perfeição, mas no Jiu Jitsu o muito ainda é pouco, pois é uma arte que está em constante evolução. Novas posições e variações estão sendo aplicadas a todos os momentos.

Grande exemplo disso são os Irmãos Miyao, seus companheiros de equipe já afirmaram várias vezes que ninguém treina mais do que eles. João e Paulo Miyao treinam com todos, fazem todos os rolas, treinam todos os dias, às vezes mais de um horário. Os títulos que os dois colecionam não é por sorte e sim por muita perseverança, trabalho, abdicação e MUITO treino.

Leia Mais Sobre os Miyao...

Tenha atletas como referência

Outra coisa que pode ajudar muito no seu desenvolvimento no Jiu Jitsu é procurar uma referência. Mas o que seria isso? Nós devemos sempre seguir e aprimorar aquilo que nos é passado por nossos professores, mas além de usar aquilo que é passado em sua academia, uma dica super válida é que você tenha referências do esporte que tenha seu biotipo, por exemplo, se é peso leve procura assistir lutas de atletas que possuem o peso que equivale ao seu. Isso trará ao seu jogo trejeitos e técnicas que são ou podem ser utilizadas por pessoas da sua categoria.

Melhore seu Gás

Um ponto de grande relevância e que estar ligado diretamente á evolução do seu Jiu Jitsu e que você tem que dar muita importância é o seu GÁS! Um atleta de ponta deve estar com seu condicionamento físico em dia. Não adianta o cara saber mil posições e não conseguir render num rola de 5 minutos. Uns cansam rápido outros demoram mais, mas o fato é que se o treino for mais puxado, com uma intensidade um pouco mais forte é certo que uma hora todos iram cansar.

Uma solução para melhorar seu gás nos rolas é fazer mais rolas. Mas caso seja difícil para você encaixar mais um horário de treino no seu dia, uma saída para dar uma melhorada no seu condicionamento é tirar uma tempo, mesmo que curto, para trabalhar e aumentar sua capacidade cardiorrespiratória. Se você tirar 20 minutos do seu dia para dar uma corridinha, já estará ar seu condicionamento físico e é certo que seus treinos irão começar a render muito mais.

Alimente-se bem

Não adianta você estar bem tecnicamente e fisicamente preparado, mas não estar se alimentado corretamente. Há inúmeros estudos científicos que já provaram que a alimentação tem influência direta no rendimento nas atividades físicas sejam ela quais forem. Nunca é tarde para melhorar sua alimentação, procure evitar fazer lanches prontos e gordurosos, refrigerantes, doces em excessos. E para ser ainda mais eficaz consulte um profissional da área, ele saberá adequar sua dieta à sua rotina de treinos de acordo com seu biotipo. O acompanhamento de um nutricionista e de vital importância para sua saúde e para que seu Jiu Jitsu seja aprimorado.

Faça um Trabalho de Força

Por mais que se saiba que Jiu Jitsu é só técnica, sabemos que técnica aliada à força é ainda melhor. Haverá uma hora que você precisará usar força, mas ela deve ser utilizada com medidas, não é para sair que nem um maluco se matando de fazer força, mas utilizá-la para controlar seu adversário ou para estabilizar uma posição. Fazer um treino de força 2 ou 3 vezes na semana, de curta duração, também terá um grande efeito positivo nos seus treinos.

Treine com e sem kimono

Com kimono o jogo muitas das vezes é mais técnico, mais travado, com as pegadas você controla mais seu adversário, no sem kimono você terá que aprender como usar mais seu peso, terá que descobrir maneiras de travar mais seu oponente pra que ele não gire tanto, terá que ajustar mais as posições e nele trabalha-se muita explosão e agilidade. Treinando as duas modalidades perceberá que uma traz benefícios, completa  e aprimora a outra.

Lute Campeonatos

Por mais que treine bem e consiga aplicar boas posições no rola, a sensação e a experiência que um campeonato traz a um praticante são inigualáveis. Independente do resultado da competição saiba que você voltará diferente, com mais foco e com mais vontade. Então procure lutar campeonatos para se testar e colocar suas técnicas em prática.

Faça Repetições

Quando seus professor passa uma técnica e disponibiliza um tempo para que você pratique o que ele ensinou, use o da melhor forma, faça o máximo de repetições que conseguir, é preciso fazer inúmeras repetições até que seus corpo assimile os movimentos e eles se tornem automáticos na hora dos treinos. Quanto mais repetir melhor você ficará.

Trabalhe seus pontos fracos e aprenda novas técnicas

Todos nós temos dificuldades em algum tipo de técnica, e se esquivar delas é totalmente contrário a sua evolução no esporte, quando trabalhamos aquilo que não dominamos automaticamente melhora aquilo que fazemos com habitualidade. Então a ultima dica para dar essa alavancada no seu BJJ é focar em técnicas novas, procurar aprender aquilo que não domina assim você se torna um atleta mais completo, que tem um leque de posições bem feitas e aprimoradas onde consegue controlar seu adversário com tranquilidade.

Quer aprender novas posições para incrementar seu jogo, ou então afiar aquelas que já sabe? O BJJ Fanatics traz para você uma seleção de cursos com as mais variadas técnicas executadas pelas maiores feras do esporte.

Aprenda como ter a pressão de Rodolfo Vieira e amassar seus oponentes ou então descubra com Leonardo Saggioro utiliza sua meia guarda para raspar geral!

Não perca tempo e adquira logo o seu curso!!

O DOMÍNIO DO JIU-JITSU AMASSE, PASSE E FINALIZE POR RODOLFO VIEIRA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

RASPE TODO MUNDO POR LEONARDO SAGGIORO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

Marcadores