Como Vencer Gigantes No Jiu Jitsu?

Como Vencer Gigantes No Jiu Jitsu?

Nem todos nós somos uma pilha de músculos e dotados de uma força fora do comum, mesmo os campeonatos sendo divididos por categorias de pesos existem aqueles atletas que decidem se aventurar nos absolutos, onde se encontram todas as categorias incluindo os levinhos e os gigantes.

Não é segredo para ninguém que o intuito da Arte Suave disseminada pela família Gracie é dar chances aos mais fracos de vencerem oponentes bem mais pesados. Porém mesmo tendo isso em mente muitos atletas “tremem na base” quando se deparam com um adversário maior do que eles. E isso não ocorre só nos campeonatos, dentro da academias é possível observar aqueles que fogem dos treinos com os grandões.

Mas por que isso acontece se o Jiu Jitsu é a técnica vencendo a força?

Muitas das vezes nossa mente no sabota, ou melhor, na maioria das vezes ela é a grande culpada por muitas de nossas derrotas. Um atleta de Jiu Jitsu não precisa ter uma força física fora do normal, ele precisa ter uma mente blindada e técnicas afiadas.

Por mais forte que você seja um hora sua força vai acabar e é nesse momento que a técnica sobressai a força.

O próprio atleta se menospreza e acha que não é forte o suficiente, que seu peso é o culpado por não vencer campeonatos e etc... Se essa é a sua desculpa meu amigo, sinto lhe informar mais você ainda não entendeu o verdadeiro objetivo do Jiu Jitsu.

Para quem não sabe Hélio Gracie, um dos patriarcas do Jiu Jitsu era franzino e de saúde frágil, por esse motivo não podia praticar as mesmas lutas que seus irmãos pois sempre acharam que ele era muito fraco para isso.

Contrariando tudo e a todos Hélio desenvolveu um estilo próprio de luta, que através do sistema de alavancas permitia que os mais fracos obtivessem vantagem, mesmo perante a oponentes que tivessem o dobro do seu peso, isso tudo utilizando um simple e eficaz sistema de alavancas.

Então se objetivo principal do nosso amado BJJ é dar as mesmas chances a atletas diferentes porque você não consegue vencer os oponentes mais fortes?

O problema não é o seu peso, seu tamanho ou a força de quem está de outro lado e sim a sua estratégia de preparação e de luta.

Se você pesa 50kg e puxar um atleta de 150 kilos para sua guarda fechada é óbvio que ele vai te amassar se você não tiver um ataque fulminante que não dê tempo para que ele exerça a sua força em você.

Apesar da sua ferramenta de luta ser o seu próprio corpo você precisa utilizar mais a sua inteligência. O Jiu Jitsu brasileiro pode ser comparado ao jogo de xadrez onde o que estiver mais compenetrado no jogo e tiver a melhor estratégia será o vencedor.

A sua estratégia deve estar presente no seu dia a dia, você precisa treinar com os caras mais pesados para definir o que funciona e o que não funciona. Se você não testar na prática ficará dificil quando você se deparar com um gigante na sua chave.

Força e técnica devem andar lado a lado você não pode negligenciar nenhuma das duas. Sua força e seu condicionamento físico precisam estar em dia para que você tem gás para colocar em prática sua estratégia. Do mesmo modo seu foco deve ser maior na técnicas, usadas corretamente elas vencem qualquer oponente de qualquer idade e de qualquer peso.

Como vencer oponentes maiores?

Trabalhe sua velocidade

Quanto mais veloz você for mais confuso seu oponente ficará, você deve estar sempre um ou dois passos a frente de seu adversário, se você o deixar pensar primeiro é bem provável que ele coloque você em maus lençóis. Malfacine é um dos atletas mais velozes da atualidade, pequeno no tamanho e gigante na técnica esse mostro tem em sua carreira dez títulos mundiais.

Leia Mais Sobre Malfacine...

Descubra técnicas novas

O básico funcionará sempre, porém você precisa acompanhar a evolução da arte, se não gostar de aplicá-las e importante sabê-las nem que seja para se defender. Os Irmãos Miyao mesmo sendo franzinos e leves consegue usar o berimbolo efetivamente contra os grandões.

Leia Mais Sobre os Miyao...

Use o a força de seu oponente contra ele

Se toda vez que o seu oponente mais pesado fizer força contra você e você revidar, você saíra na desvantagem. Tente utilizar os movimentos de força dele em seu favor investindo no desequilíbrio e nas alavancas.

Trace sempre uma estratégia

Ficar por baixo nem sempre é uma boa opção contra atletas pesados, porém isso não é uma regra temos inúmeros exemplos de guardeiros excepcionais que vencem oponentes de qualquer peso. Saiba o que vai fazer e treine exaustivamente, se vai fazer guarda o melhor e não deixar o grandão te selar no chão, use sua pegadas e suas pernas para mantê-lo longe e poder efetivar suas técnicas com precisão e sem sofre muita pressão.

Mantenha se em movimento e chegue em posições seguras

Se ficar parado de certo ele complicará a sua vida, se não pode não tem força para revidar use a cabeça, não pare enquanto não estiver seguro e pense antes de atacar. Os ataques devem ser certeiros e não podem dar chances de defesas ao grandão.

Deixe o ego de fora

Treinar com os pesados te deixará apto para lutar absoluto, então tenha em mente que até estar afiado para vencê-los você perderá algumas vezes, não deixe que isso desmotive você, pelo contrário use como fonte de motivação para querer sempre mais.

Repita, Repita e Repita

Quando mais repetir mais excelência no golpe você terá, descubra com vencer os grandões e treine diariamente essas técnicas, quanto mais treinar será mais difícil errar.

Um cara que sabe exatamente como vencer Gigantes é  Cláudio Calasans, mesmo não sendo tão levinho nunca temeu adversários mais pesados ou mais fortes.

Com um exímio jogo tanto no chão quanto em pé Claudio se manteve disputando os principais campeonatos de Jiu Jitsu, e conquistou muitos títulos importantes, como o Bi Campeonato Pan Americano (IBJJF) em 2011 e 2012, o Tri Campeonato Europeu (IBJJF) em 2011, 2013 e 2014 e o Campeonato Sul Americano (IBJJF) em 2016, além de vencer o absoluto do ADCC, um dos mais respeitados campeonatos do Jiu Jitsu.

Especialista em chaves de punho e com uma perigosas guarda ele sabe exatamente como vencer gigantes e você pode aprender com ele todos os seus segredos e desvendar os mistérios de como enfrentar os adversários bem maiores.

Juntamente com a equipe do BJJFANATICS,  Cláudio Calasans preparou um curso perfeito para você, que revolucionará o seu Jiu Jitsu e vai ajudar a surpreender seus adversários.

Venha logo conferir!!

MATADOR DE GIGANTES POR CLAUDIO CALASANS (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

 

 

 

Marcadores