X Close
Your Cart
Keep Shopping
Conheça E Se Inspire Na História Da Fera Do Jiu Jitsu E Do MMA, Ronaldo Jacaré

Conheça E Se Inspire Na História Da Fera Do Jiu Jitsu E Do MMA, Ronaldo Jacaré

Esta semana foi comemorado o aniversário de uma das maiores lendas do Jiu Jitsu, Ronaldo Jacaré. Dono de um Jiu Jitsu impecável, pela sua garra e determinação, inspirou e ainda inspira muitos praticantes da arte suave.

E nós vamos contar um pouco da história desse cara que usou as adversidades para mudar a sua vida e fez do esporte sua profissão.

Ronaldo de Souza Santos nasceu no dia 7 de Dezembro de 1979, em Vila Velha Espírito Santo, teve uma infância conturbada marcada pela violência. Ele mesmo já se declarou que era uma má influência para seus amigos naquela época.

O ponto crucial de sua história ocorreu quando Jacaré tinha 15 anos, um dia estava com um amigo jogando sinuca em um bar da cidade, quando foram surpreendidos quando um cara apareceu colocando um revolver na boca de seu amigo atirando e o matando na hora. Jacaré conseguiu escapar e sair ileso dessa confusão.

Nesse momento sua mãe percebendo a gravidade da situação e prevendo o fim que teria seu filho, resolveu escondê-lo por um tempo na casa de uma amiga dizendo no bairro onde moravam que Ronaldo havia ido para a cidade de Belo Horizonte em Minas Gerais. Nesse período dona Antônia, mãe de Jacaré estava esquematizando a ida do filho para Manaus, onde ele moraria com seu irmão, tentando assim dar um outro rumo na vida do jovem rapaz. O que ela não imaginava é que essa história teria esse desfecho, que seu filho tornaria um exemplo dentro do Jiu Jitsu.

Diante da situação caótica, Jacaré em Dezembro de 1995 na data de seu aniversário, dia 7, estava a caminho da cidade de Manaus, onde sua história mudaria da água para o vinho.

O início no Jiu Jitsu

Ronaldo passou a morar com seu irmão Reginaldo e com alguns marinheiros com quem o irmão dividia a casa, ainda sem rumo não sabia o que a vida reservava para ele. Passado um tempo os irmãos precisaram mudar de casa e a nova residência ficava quase em frente a uma academia de Jiu Jitsu, e nessa academia que Reginaldo começou a praticar arte suave. Ele tentou inserir Jacaré no BJJ, entretanto ele não gostava muito da ideia de ficar se embolando com outros homens, achava um aquele arte marcial muito estranha.

Reginaldo treinava com o professor Henrique Machado, e certo dia ele se lesionou ficando impossibilitado de treinar, então Jacaré que na época tinha por volta dos seu 17 anos de idade pegou o kimono no irmão e decidiu começar a treinar aquela arte que antes tinha receio de praticar. Ele conta que no primeiro dia tomou levou um “couro” dos outros praticantes, e com um espírito muito competitivo decidiu voltar e tentar novamente, e levo outro “carro” e desde então nunca mais parou de treinar, a cada dia melhorava um pouco mais.

Na segunda semana de treino Jacaré decidido a focar no Jiu Jitsu, foi morar na academia  e permaneceu lá de 1997 até 2003, ano que pegou a faixa preta.

Ronaldo de Souza recebeu o apelido de Jacaré nessa época, pois ele como ele morava na academia e o símbolo dela era um Jacaré, então os amigos de treino começaram a chamá-lo assim. O apelido pegou e hoje esse nome estremece seus adversários.

A história é que o mestre Henrique fazia Jacaré treinar muito, que muitos não aguentavam essa pressão, mas Ronaldo permanecia fiel ao seu objetivo ficando cada vez mais forte.

Campeonatos

O primeiro campeonato dele foi um campeonato interno que ele sagrou-se campeão, mas o primeiro grande campeonato que ele participou foi um Brasileiro quando ainda era faixa azul, esse campeonato ele perdeu na final ficando em segundo lugar. Como parte da personalidade de Jacaré ele não se abalou e disse que daria a volta por cima e voltaria ainda melhor.

Em 2001 já era faixa roxa, mesmo ano em que ganhou seu primeiro mundial. Na faixa marrom continuou se destacando, entretanto foi parado por aquele se tornaria seu maior rival chamado Roger Gracie.

Em 2003 recebeu a tão esperada faixa preta das mãos de seu mestre Henrique Machado. Lutando o mundial de 2004 enfrentou novamente seu grande rival Roger Gracie, os dois no auge de suas carreiras se esbarraram na final para decidir quem ficaria com esse título tão importante para os lutadores de Jiu Jitsu.

Esta luta foi a final da categoria de peso absoluto do Mundial de jiu-jítsu de 2004 entre Jacaré e Roger Gracie, e ela é considerada uma das melhores lutas de Jiu Jitsu de todos os tempos. Nessa luta Jacaré estava vencendo por 4 x 0 quando o pupilo dos Gracie, Roger encaixou um justíssimo Arm Lock em Jacaré que resistiu o máximo que pode até se livrar daquela terrível chave de braço. No entanto era visível que ele teria lesionado o braço, aparentemente estava quebrado. Com um espírito guerreiro o destemido Ronaldo De Souza permanecer firme até o fim da luta onde de se sagrou campeão.

Esse momento histórico trouxe muito reconhecimento para Ronaldo Jacaré. Dono de um jogo ofensivo, com muita pressão e sempre na buscar de finalizar seus oponentes.

Roger e Jacaré se esbarraram em algumas competições, Roger Gracie superou Jacaré no Absoluto do Europeu de 2005, também o venceu no ADCC do mesmo ano. E no mundial de 2055 a história de 2004 se repetiu. Ronaldo Jacaré venceu a categoria e enfrentou Roger na final do absoluto e novamente teve o título de campeão absoluto do mundial.

Transição para o MMA

No ano de 2003, já havia feito sua estréia no MMA e fez uma luta válida pelo evento Jungle Fight, no entanto o resultado não foi satisfatório e acabou perdendo por nocaute para o Jorge Patino Macaco.

Mesmo com muitos títulos e com um nome expressivo no Jiu Jitsu, em relação ao dinheiro Jacaré teve muitas dificuldades, e como queria mudar de vida investiu pesado no MMA.

Jacaré com excelente desempenho no MMA estreou no UFC no dia 18 de Maio de 2013, no evento que aconteceu na cidade de Jaraguá do Sul aqui em Santa Catarina. Ele ainda continua fazendo sua história e inspirando uma legião de fãs por sua garra coragem e determinação.

Quer afiar suas técnicas e se tornar um verdadeiro campeão?

O site do BJJFANATICS possui o melhor e maior conteúdo de Jiu Jitsu, nossa plataforma conta com cursos detalhados das melhores posições da arte suave que são passadas por grandes campeões do BJJ como Jake Mackenzie o rei da meia guarda invertida e Bernardo Faria o pentacampeão mundial que sabe as melhores defesas para se livrar das posições mais complicadas.

E você pode aprender tudo isso com essas duas feras e muito mais. Revolucionando seu jogo e alcançando seus objetivos!!!

Não perca tempo e venha conferir!!!!

O MANUAL DA MEIA GUARDA INVERTIDA COM JAKE MACKENZIE (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

O MANUAL DAS DEFESAS COM BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

Marcadores

Produtos recentemente vistos