Dificuldades Em Raspar Seu Oponente No Jiu Jitsu? Invista Na Pegada De Costas!
O objetivo de qualquer lutador que é um fanático pelo Jiu Jitsu é vencer o seu oponente. Mas ás vezes encontramos alguns oponentes cascas grossas que dificultam nossa vida dentro da arte suave. Porque ele tem um pegada muito forte, ou porque bota pressão que nem o Rodolfo Vieira, ou até mesmo por ter um equilíbrio tão bom que torna quase impossível raspá-lo, pois a todo tempo ele defende as investidas de raspagens do guardeiro.
Nesse momento alguns lutadores desistem de fazer de guarda, por acharem complicado demais raspar, que dirá conseguir finalizar, além de tudo fica tomando pressão de graças... Mas nem tudo está perdido!!!
Já falamos mil vezes que Jiu Jitsu é mais um jogo de inteligência do que de força propriamente dita. Se você pensa mais que seu oponente um hora ou outra você o surpreende e sai na frente dele. Mas é preciso ter calma, paciência, treino, repetição e muita, mais muita dedicação mesmo.
Se você tenta raspar seus oponentes e por algum motivo não consegue, ou então sabe que ele também é um bom guardeiro e não é uma boa estratégia raspar ele e correr o risco de cair em sua guarda, você deve investir na pegada de costas.
A pegada de costa é considerada uma posição de supremacia dentro do Jiu Jitsu, assim como as montadas pela frente e pelas costas, a própria regra do Jiu Jitsu que é formulada pela CBJJ ( Confederação Brasileira De Jiu Jitsu ) nos confirma isso, uma vez que essas são posições que conferem maior pontuação ao atletas, valendo 4 pontos quando estabilizadas. E ao conseguir chegar nessa posição e estabilizar o atleta pode ficar nela até o fim da luta, sem que sofra qualquer punição por esse comportamento.
É claro que como qualquer outra posição sempre haverá perigos, já que a todo momento o esporte está evoluindo e estão sendo criados antídotos para combatê-las, nas costas esse perigo também existe, principalmente quando o atleta que está exercendo a posição de pegada de costas cruza os pés na frente do adversário, e este último exerce um chave de pé fulminante, capaz de gerar algumas lesões. Então a primeira dica é: NUNCA CRUZE OS PÉS ENQUANTO ESTIVER NAS COSTAS DO OPONENTE!
Confira aqui um post completo que trata desta polêmica chave que parte das costas.
Voltando ao assunto da pegada de costas, mesmo com algumas armadilhas ela ainda é uma das melhores posições a serem conquistadas dentro do Jiu Jitsu, já que não há muito recursos para que seu oponente o surpreenda, principalmente se você já estiver atento a chave de pé que pode partir dali.
Quando você pega as costa, além de garantir quatro pontos, e também de poder ficar ali até o fim da luta sem preocupações, ainda há uma infinidade de finalizações que você pode fazer desta posição.
Pegar as costas não é tão simples, para aquele que não estão preparados para realizar os movimentos certos, mas a partir do momento que você aprende como pegar corretamente as costa, ninguém irá te segurar meu amigo!!!
O maior exemplo de que a pegada de costa funcionam são os Irmão Miyao, Paulo e João Miyao são mundialmente conhecidos por serem um dos guardeiro mais chatos da nova geração do Jiu Jitsu, com extrema habilidade, muita flexibilidade, um jogo técnico, muita dedicação, um berimbolo que coloca qualquer passador em maus lençóis sem contar a pegada de costas mortífera esses dois jovens talentosos fizeram sua história no Jiu Jitsu e se tornaram grandes referências dentro da arte suave.
Quem são os irmãos Miyao?
Paulo e João Miyao são irmãos gêmeos descendentes de japoneses, que nasceram em uma cidade no interior do Paraná,largaram tudo para viver do Jiu Jitsu e conseguiram!
Esses dois jovens iniciaram suas carreiras nas artes marciais através do judô, mas aos 16 anos começaram a treinar Jiu Jitsu e se apegaram tanto ao esporte, que se tornaram os principais nomes da atualidade entre os competidores das categorias pena e pluma.
O primeiro professor deles foi Adriano Carvalho, que desde cedo reconheceu o talento que esses dois garotos possuíam e os encorajou a treinar e lutar campeonatos. Buscando se profissionalizar eles se mudaram para São Paulo e começaram a treinar em um projeto social de Cícero Costha. O talento dos rapazes era indiscutível, mas a dedicação sempre foi o maior ponto desses dois atletas e logo começaram a se destacar e vencer vários campeonatos de renome incluindo campeonatos fora do país.
Desde 2015 os irmãos mudaram-se para a cidade de Nova York nos Estados Unidos, onde ministram aulas na academia Unity, localizada no lado leste de Manhattan, juntamente com Murilo Santana.
Essa duas feras sabem chegar as costas do oponente como ninguém!! Confira abaixo um vídeo onde eles demonstram a posição de pegada de costas partindo da guarda X
Saber como pegar as costas pode te ajudar e muito nos treinos ou nas competições, lembre-se que para surpreender você tem que ser um lutador completo e estudar e saber aplicar a maior quantidade de posições que conseguir, assim você ter êxito no seu esporte e conseguirá alcançar o lugar mais alto do pódio mais rápido do que imagina, você só precisa estudar e trabalhar muito!!
Quer aprender mais com essas duas fera e pegar as costa de todos os seus adversários?
O site do BJJFANATICS disponibiliza para você um curso completo com os Irmãos Miyao, onde eles desvendarão todos os segredos de seu famoso berimbolo, além de ensinar a você a pegar as costas do oponente partindo de várias guarda!!!!
Não perca tempo e adquira logo o seu!!!
O BERIMBOLO E MUITO MAIS COM IRMÃOS MIYAO (ACESSO ONLINE)