X Close
Your Cart
Keep Shopping
Você Cruza Os Pés Quando Está Nas Costas Do Adversário? Cuidado Com Uma Terrível Chave De Pé!

Você Cruza Os Pés Quando Está Nas Costas Do Adversário? Cuidado Com Uma Terrível Chave De Pé!

A posição de pegada de costas geralmente é considerada uma posição de supremacia, onde subentende que o atleta que está aplicando ela exerce o domínio da luta. No entanto como o Jiu Jitsu é uma arte que está em constante aprimoramento sempre haverá um antídoto para qualquer ataque.

Já sabemos que a posição de pegadas de costas é muito eficiente para aquele que conseguir conquistá-la garantindo a ele 4 pontos e ali ele pode permanecer por tempo indeterminado até o fim da luta , entretanto para que os pontos sejam computados o atleta deve manter seus pés apoiados na parte interna das coxas de seu adversário.

No entanto alguns atletas gostam de fechar um triângulo na cintura do adversário ou até manter os pés cruzados, lembrando que ao ter esse comportamento não serão validados os pontos e o tempo não será mais indeterminado, isso só ocorre com quando os pés estiverem na coxa do oponente.

Pegar as costas não é uma tarefa tão fácil, é preciso técnica e esperteza e mesmo assim nem sempre dá certo. A grande verdade é que conseguir pegar as costas é algo bem difícil, só não é  uma tarefa tão difícil para os Irmãos Miyao.

Paulo e João Miyao são dois atletas muito competentes conhecidos por sua garra e dedicação, esse dois largaram toda uma vida para ir atrás de seus sonhos e hoje pode viver do Jiu Jitsu. Falar nos Irmãos Miyao e o mesmo que falar guardeiro natos são conhecidos também por seu incrível berimbolo, uma técnica relativamente moderna que está sendo muito utilizada pela nova geração do Jiu Jitsu.  

Graças a sua flexibilidade e suas façanhas eles conseguem pegar as costas dos adversário com muita facilidade. Esse dois ícones do Jiu Jitsu mundial possuem também  um completo e eficiente jogo por baixo que inclui, guarda De La Riva, guarda X, guarda fifty, ataques de pé, chaves de braço.

Leia Mais Sobre os Miyao...

O perigo de pegar as costas sem o devido cuidado

O grande problema ocorre quando o atleta cruza os pés, ele se sente confiante por estar nas costas e acaba ficando vulnerável em alguns pontos. Ele acha que esta ganhando a luta de repente não dá tempo nem de dar os três tapinhas e a única coisa que sai da boca e um “ai” de dor e frustração ao mesmo tempo.

Existem alguns atletas que são especialistas em aplicar estas chaves, eles esperam o adversário ganhar confiança, pegar as costas, achar que estão na vantagem quando de repente dão o bote certeiro.

Essa chave é conhecida vulgarmente em algumas academias como “CHAVE DE GORDO” OU “CHAVE DE BOBO”, não se sabe ao certo o porquê dessas nomenclaturas, no entanto é uma chave fulminante que pega rápido é a capaz de gerar sérias lesões nos adversários ou companheiro de treinos.

Essa chave é liberada para todos os atletas desde a faixa branca, sendo considerada pela regras da Confederação Brasileira De Jiu Jitsu ( CBJJ ) como uma chave de pé válida, ou seja, não há nenhuma ilegalidade ao aplicá-la.

Como essa chave se caracteriza

Essa chave se dá quando o atleta que está sofrendo a pegada de costas, percebe que seu oponente cruzou os dois pés ou ele mesmo faz com que os pés estejam cruzados, a partir daí, a forma mais usual desta posição é : fecha-se um triângulo com as duas pernas em cima do pé do adversário projetando as pernas para baixo e elevando o quadril, essa cruel chave viria a pegar o joelho ou o pé como se fosse uma americana.

Grosseria ou técnica? 

Isso é uma questão que gera muita polêmica, é uma chave que pega muito e muito rápido e as chances de lesões são enormes, o fato é que se está presente nas regras da CBJJ há pouco o questionar, se é valida pode ser aplicada se problemas.

Porém apesar de válida a prática desse golpe é vedada em algumas academias, visando garantir a integridade física dos alunos e evitando lesões. O problema é: na sua academia pode não ser permitido realizar essa chave durante os treinos , mas no campeonato é. E nada impede de que você tome ela numa competição e acabe se machucando.

A maioria dos professores que não permitem que este tipo de chave seja realizada dentro de sua academia sempre orientam seus alunos a cerca delas, para que ela já estejam cientes que há uma possibilidade de ocorrer esta chave em um campeonato.

O questionamento de alguns é que Jiu Jitsu vai muito mais além de simplesmente acabar com uma luta de uma maneira drástica, Jiu Jitsu foi uma arte muito bem pensada e elaborada pelos patriarcas, todo golpe tem um fundamento, baseado no sistema de alavancas criado pelo Grande Mestre Hélio Gracie.

Então ao invés de focar nessas chaves que são permitidas, mas que podem machucar seu oponente ou até o companheiro de treino, por que você não foca nas defesas corretas? Além de salvar sua pele demonstra um Jiu Jitsu muito mais técnico e refinado bem diferente daquele Jiu Jitsu de finalizar a qualquer custo e de qualquer jeito.

Quer aprender defesas corretas e eficientes?

É para isso que o site BJJFANATICS disponibiliza para você um completo MANUAL DE DEFESAS como a fera Bernardo Faria . Neste curso o multicampeão de Jiu Jitsu ensinará a você a sair dos golpes mais difíceis e mais perigosos usando técnica pura. O segredo de um campeão e ter estratégia e confiança para poder se defender dos ataques de seus adversários tendo contra ataques muito eficazes que irão mudar sua forma de treinar Jiu Jitsu!

Neste curso incrível você aprenderá a sair das maiores perigos e sair numa posição favorável para você como:

Defesa do 100 kilos indo para a single leg,Defesa das costas simples,Defesa do arm lock da guarda,Defesa da Kimura,Defesa do omoplata girando,Defesa da botinha.Isso é muito mais você confere no nosso site.

Não perca tempo e adquira logo o seu!!

O MANUAL DAS DEFESAS COM BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

Marcadores

Produtos recentemente vistos