X Close
Your Cart
Keep Shopping
Ensinar No Jiu Jitsu É Uma Das Melhores Formas De Aprender Mais Sobre A Arte

Ensinar No Jiu Jitsu É Uma Das Melhores Formas De Aprender Mais Sobre A Arte

Meu caro amigo fanático você lembra como foi o seu primeiro dia vestido de kimono e qual foi a sensação de pisar no tatame pela primeira vez? Provavelmente foi uma mistura de medo e euforia de conhecer algo tão maravilhoso e intrigante como o Jiu Jitsu. E neste momento aparecem verdadeiros anjos dentro do tatame que te acolhem e te ensinam coisas básicas que eles já sabem ajudando a você a compreender um pouco mais sobre o esporte.

Não necessariamente será um faixa marrom ou faixa preta que irá te ensinar estamos falando de algo totalmente informal onde alguns faixas azuis mais dedicados e faixas roxa experientes podem trocar conhecimento com você o deixando mais próximo com o que realmente é o Jiu Jitsu.

Sabemos que muitas das vezes temos apenas um professor para muitos alunos, e muitas vezes ele não consegue suprir todas as necessidades de seus alunos e é aí que os mais antigos entram em cena, ajudando os novatos a compreender a arte.

Cada um tem uma percepção diferente das posições e com o tempo eles começam a adaptá-la ao seu estilo de jogo criando sua própria variação que pode, e vai ajudar outras pessoas que tem estilo parecido com o dele.

Não existe nada absoluto no Jiu Jitsu, somos eternos aprendizes faixas brancas aprendem com os faixas pretas assim como os faixas brancas podem ensinar algo aos pretas.

No início parece tudo tão distante da nossa realidade, a impressão que temos é de que não aprenderemos nunca essa arte tão peculiar, porém com o passar do tempo algumas posições e movimentações começam a ficar mais fáceis e começam a se encaixar umas nas outras.

Porém a cada degrau alcançado as coisas começam a complicar e as técnicas começam a ficar mais avançadas. O esporte está em constante evolução e se quer se manter ativo dentro da arte suave precisa acompanhar estas mudanças para estar sempre atualizado.

E ai segue sua vida dentro do Jiu Jitsu por muito tempo você será apenas um iniciante, mas a cada período você começa a sentir que já domina certas coisas e começam a surgir duvidas e dificuldades em outras.

O "pulo do gato” está aí, quando você acha que já domina perfeitamente uma determinada posição no Jiu Jitsu e passa a não estudá-la mais isso faz com que seu jogo fique superficial atrapalhando seu desenvolvimento que poderia ser muito maior se você focasse nos detalhes daquilo que tem mais familiaridade.

Quando você se dispõe a ensinar uma menos graduado por exemplo, você começa a fixar aquela posição ma sua mente e pegar cada detalhe dela pelo simples fato que você está ensinando a alguém.

Os motivos para uma determinada pessoa decidir entrar no Jiu Jitsu podem ser os mais variados possíveis motivos, no entanto ao conhecer a arte mais afundo os objetivos vão se alterando, por exemplo, pessoas que entram com objetivo de emagrecer e de repente tem o sonho de ensinar a arte para outras pessoas.

Uma grande parte dos praticantes tem vontade de um dia se tornar um professor de Jiu Jitsu, mas já sabemos que por uma questão de segurança e pelas regras da confederação Brasileira de Jiu Jitsu somente algumas faixas tem autorização para dar aulas.

Mas isso não impede que você vá estagiando com seus companheiros de treino e o ajude a se enturmar e aprender mais coisas sobre a arte que para ele ainda é desconhecida.

Mas lembre-se de uma coisa não estamos aqui falando para você sair ensinando golpes perigosos e mirabolantes, mas nada impede de na hora destinada a fazer posições na hora do treino de você chamar um iniciante fazer suas repetições e dar dicas a ele e ajudá-lo a executar a dele.

Talvez você não tenha conhecimento técnico e nem permissão para dar aulas, mas ajudar os outros é uma forma de aprender e reforçar as posições em sua mente além de ajudar aquele praticante que esta iniciando a entender melhor o que é o Jiu Jitsu.

Quando se ensina aprende duas vezes!

Algumas posições no Jiu Jitsu precisam ser metódicas, na verdade a maioria delas. Os criadores do Jiu Jitsu tiveram muito trabalho para adaptar uma arte perfeita para que os lutadores tenha a mesma chance em um combate independente de altura, peso, idade ou sexo, não é a toa que é perfeita para o mais fraco ter possibilidade de vencer um oponente bem mais forte.

Neste ponto quando você ensina você consegue prestar mais atenção em pequenos detalhes delas que você não perceberia quando esta simplesmente a executando, e que podem fazer total diferença na eficácia da técnica.

Adotar um companheiro de treino para inseri-lo no Jiu Jitsu é bom para ele e principalmente para você. Além de estar se preparando para um dia ser um professor você az com que ele tenha mais apreço pelo Jiu Jitsu e dificulta com que ele abandone a arte por estar com dificuldade ou por não se sentir acolhido no tatame.

Lembre-se sempre de executar posições diante de um professor devidamente habilitado, no Jiu Jitsu seu corpo é sua ferramenta e o perigo de lesões é imenso!

Refine sua técnica

Se você quer ajudar alguém você não pode ser um praticante qualquer. Você precisa ter um diferencial, como você vai ensinar algo para alguém que nem você próprio domina?

Não tem como! E um atleta que se preze deve ter sim um refino técnico independente da faixa pois esse é o intuito do Jiu Jitsu: Máximo de técnica mínimo de força e. E a partir do momento que você compreende isso ninguém vai te parar, pois você terá plena consciência do que faz e o objetivo do Jiu Jitsu estará perfeitamente compreendido.

Se é técnicas que você quer aqui no site do BJJFANATICS você encontra tudo aquilo o que precisa para ampliar seu leque de técnicas e para aperfeiçoar as posições que já conhece e ao mesmo tempo lhe dará condições de ajudar seus amigos dando dicas corretas de como executar as posições.

 Aqui você terá os melhores professores do mundo do BJJ que além de exímios lutadores são grandes campeões que sabem ensinar de uma forma simples e de fácil compreensão que vai ajudar a você em seus futuros ensinamentos como as feras Bernardo Faria Jake Mackenzie e Bruno Malfacine.

Venha conferir e descubra sua melhor versão dentro do Jiu Jitsu!

COMO LUTAR CONTRA O ADVERSÁRIO MAIOR, MAIS FORTE E MAIS PESADO: GUARDA BY BRUNO MALFACINE (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

O MANUAL DA MEIA GUARDA INVERTIDA COM JAKE MACKENZIE (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

O MANUAL DAS DEFESAS COM BERNARDO FARIA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

 

 

 

 

Marcadores

Produtos recentemente vistos