Federação Árabe De Jiu Jitsu Anuncia Mudanças Na Pontuação, Tempo De Luta E Utilização Do VAR

Federação Árabe De Jiu Jitsu Anuncia Mudanças Na Pontuação, Tempo De Luta E Utilização Do VAR

Nessa semana, a antiga UAEJJF e atual AJP Tour, anunciou em seu site oficial algumas mudanças em seu manual de regras com o objetivo de tornar as lutas mais dinâmicas e menos passíveis de erros.

De acordo com o site essas regras já começaram a valer a desde o dia 1º de janeiro deste ano (2020) serão válidas para os eventos do Grand Slam, pelo mundo a fora (Abu Dhabi, Rio de Janeiro, Tokyo, Moscou e Los Angeles) e pelo evento principal da organização, o World Pro realizado em abril na cidade de Abu Dhabi.

O novo sistema de pontuação será muito semelhante aquele aplicado na ultima edição do King Of Mats do Brasil, quando as vantagens e punições foram substituídas por um ponto, negativo no caso das punições e positivo no caso das vantagens.

Ou seja, o placar agora está simplificado, com apenas pontos e não mais pontos, vantagens e punições. Sempre que o atleta chegar em uma situação de luta antes considerada como vantagem agora terá um ponto assinalado em seu placar e quando este for penalizado, automaticamente seu oponente receberá um ponto referente aquela antiga punição.

No regulamento não foram alterados os critérios para se aplicar uma vantagem ou punição, ou seja, a única coisa que mudará é a forma de marcação dessas pontuações, seja ela positiva ou negativa.

De acordo com a organização, o evento utilizado como teste para esse novo regulamento foi a disputa do King Of Mats no Rio de Janeiro que condecorou Leonardo Saggioro (Brazilian Top Team) como campeão dos leves, Isaque Bahiense (Alliance) campeão dos médios e Jackson Souza (Checkmat) campeão dos pesados. Nesse evento tivemos lutas muito movimentadas e dinâmicas e o público foi ao delírio, o que corroborou para que a organização mudasse em definitivo para 2020 as regras. 

Relembre esse evento aqui

O AJP também anunciou mudanças nas durações das lutas e nas decisões sobre os resultados empatados. As mudanças também já estão vigentes e definem que todas as lutas anteriores as finais terão 5 minutos de duração enquanto as decisões finais terão 8 minutos.

Em relação aos resultados das lutas, não haverá mais decisões dos árbitros. Quando uma luta terminar empatada, ocorrerá um minuto extra e o atleta que conseguir marcar o primeiro ponto será declaro vencedor e caso ninguém marque o ponto nesse tempo extra, o atleta que tiver marcado o último ponto será declarado vencedor.

Outra coisa que passa a valer é o sistema de revisão de pontuação. Os professores poderão solicitar uma vez por luta a revisão de algum movimento que ele tenha considerado polêmico, cabendo ao árbitro rever o vídeo no momento da luta e definir a pontuação.

O BJJ Fanatics acompanha diariamente tudo que acontece no universo do Jiu Jitsu e traz pra você através de nosso Blog as melhores novidades! Continue acompanhando nossas postagens! Além disso, nosso site disponibiliza o maior acervo de cursos online com os maiores atletas da atualidade!

Já imaginou aprender com aulas particulares e exclusivas desses caras? Sim, isso é possível! Nosso site possui cursos com atletas com grandes campeões como o campeão do King Of Mats  Leonardo Saggioro, o ídolo de Abu Dhabi Rodolfo Vieira, dentre outros. Não deixe de conferir nosso conteúdo!

 

RASPE TODO MUNDO POR LEONARDO SAGGIORO (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

O DOMÍNIO DO JIU-JITSU AMASSE, PASSE E FINALIZE POR RODOLFO VIEIRA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

 

Marcadores