Finalização Mão De Vaca No Jiu Jitsu

Finalização Mão De Vaca No Jiu Jitsu

A Mão de Vaca no Jiu Jitsu

Para os leigos (não praticantes de Jiu Jitsu) o termo “mão de vaca” tem o sentido de avarento, mesquinho, miserável etc... Para nós a mão de vaca trata-se de um poderoso golpe que quando aplicado tem um tempo de defesa muito curto, sendo assim, um golpe com grande poder de finalização.

A mão de vaca no Jiu Jitsu, nada mais é do que uma finalização que força a articulação do punho. Por se tratar de uma finalização com alto poder lesivo, só pode ser aplicada por atletas da categoria Adulto e Master, da faixa azul em diante, de acordo com as regras da IBJJF. Até a categoria Juvenil, e faixas brancas de qualquer categoria são proibidos de aplicar a mão de vaca e caso apliquem serão desclassificados imediatamente.

A mão de Vaca não é um golpe que quando encaixado pode ser forçado aos poucos como a maioria dos outros golpes, arm-lock, uma americana ou uma kimura, etc... Quando a mão de vaca pega é para valer! Muitas vezes não dá tempo nem de bater, restando ao atleta apenas gritar como forma de se livrar do golpe.

Este golpe por possuir grande poder de finalização é visto por alguns praticantes com certo preconceito por acreditarem que a fronteira entre a dor e a lesão da mão de vaca ser muito curta, acarretando em lesões aos companheiros de esporte, e gostariam até mesmo que este golpe fosse proibido.

Mas a realidade é outra, e de acordo com as restrições já mencionadas, a mão de vaca é permitida. E como todos os golpes de Jiu Jitsu, caso você queira evoluir dentro do esporte, deve estuda-la, para tenha o conhecimento necessário para aplicá-la e até mesmo defende-la. 

Acreditamos que proibir golpes seria limitar o esporte, a mão de vaca existe, é um excelente golpe que finaliza lutas e também pode ser utilizada principalmente como defesa pessoal. Então caso você ainda não tenha conhecimento, ou pouco conhecimento desse golpe já está na hora de aprender!

A Mão de vaca pode te salvar ou te aniquilar nos campeonatos

Imagine que você esteja perdendo de 7 a 0 falta apenas um minuto para o fim da luta e você encontra-se com o adversário dentro de sua guarda fechada. Nessa situação, mesmo que o raspe e monte, só terá feito 6 pontos e perderia a luta, essas são as melhores horas para se aplicar a mão de vaca, nos momentos de “surpresa” onde o adversário acha que tem o controle da luta e que nada tiraria dele esta vitória.

Do mesmo modo, imagine que você está vencendo uma luta por 3 a 0 faltam apenas 40 segundos para o término e a luta se reinicia de pé, você está relativamente tranquilo, pois acredita que mesmo tomando uma queda sua vitória já está assegurada. Porém ao fazer a pegada no kimono do adversário é surpreendido com uma mão de vaca em pé.

Ambas as situações descritas acontecem, e você deve estar preparado e ter o conhecimento, tanto para defender quanto para atacar este golpe.

Veja um aperitivo com um especialista da posição

 

Claudio Calasans é uma verdadeira fera do Jiu Jitsu e um mestre na mão de vaca, dominando esta posição melhor do que qualquer um no mundo. Ele sempre pega alguém com essas técnicas em praticamente todos os
campeonatos!

O BJJ Fanatics disponibiliza dentro de um de nossos cursos todos os detalhes desse golpe fatal, com ele, o renomado Claudio Calasans especialista do assunto! Não perca a oportunidade de aprender tudo sobre a mão de vaca de Calasans, com aulas totalmente em Português!

 

MATADOR DE GIGANTES POR CLAUDIO CALASANS (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

Marcadores