Masahiko Kimura, O japonês Que Venceu Hélio Gracie
Você sabe quem foi KIMURA?
Masahiko Kimura, foi um judoca japonês nascido na cidade de Kumamoto, em 10 de setembro de 1917. Ele tinha 85kg, 1,70m de altura, sendo considerado um dos maiores judocas de todos os tempos!
Com 18 anos, Kimura foi campeão japonês colegial, conquistando seu primeiro grande título, e se tornando o 1º estudante a conseguir permissão para participar do campeonato profissional japonês e conquistando o mesmo, logo em sua primeira participação.
Após o campeonato, Kimura comeu treze tigelas de arroz e foi para academia treinar, ele estava preocupado com o fato de ter tomado um wazari, traçou como seu objetivo manter o título pelos próximos 10 anos, para isso, chegou a conclusão de que deveria treinar muito mais do que qualquer outro judoca.
Kimura ganhou o campeonato japonês por treze anos seguidos, mas sua consagração aconteceu em 1940 ao vencer o Ten Ran Shiai, um campeonato especial realizado na presença do imperador japonês.
Kimura x Hélio Gracie
Em 1951 á convite do Jornal São Paulo Shinbun, Kimura o número 1 do Japão, veio ao Brasil juntamente com outros dois lutadores (Kato e Yamagushi).
Seu amigo, Kato havia sido desafiado por Hélio Gracie, onde na primeira oportunidade a luta foi declarada como empatada, e no segundo encontro Hélio venceu Kato, com um arrochado estrangulamento levando seu adversário a desmaiar. Kimura ao ver o companheiro derrotado, entrou no ring e desafiou Hélio para um confronto, Hélio por sua vez, não titubeou e aceitou a briga!
O confronto foi marcado o dia 23 de outubro de 1951 em pleno gramado do Maracanã, para uma épica luta de vale-tudo com direito à presença do vice-presidente da república Café Filho.
Masahiko ganhou o combate usando a chave de braço conhecida no judô como ude-garami. Tempos depois, Hélio Gracie, admitiu que foi realmente um combate muito difícil, em um momento da luta ele ficou inconsciente ao ser estrangulado, mas reviveu e continuou lutando. A luta terminou com Kimura aplicando a chave no braço esquerdo de Hélio, que se recusava a "bater", resistindo durante 18 minutos, e só foi vencido quando seu irmão, Carlos Gracie, jogou a toalha, temendo fratura séria.
Hélio declarou no dia seguinte:
“Kimura, como grande esportista que é, demonstrava surpresa quando constatava que eu tinha recursos técnicos para escapar dos golpes que ele me armava.Com isso, logo compreendeu que teria que adotar outra tática para chegar a vitória: Martelar uma parte só do meu corpo. Suas seguidas chaves acabaram por quase inutilizar meu braço para a luta. Eu não esperava tamanha insistência no mesmo golpe. Fico com o consolo que só a superioridade física permitiu ao campeão realizar tantas vezes o mesmo golpe.”
O golpe "ude garami invertido" foi batizado de "chave Kimura", como uma homenagem a vitória de Masahiko Kimura ou simplesmente Kimura, no Jiu-Jitsu, e se tornou muito popular entre os praticantes da arte.
Robson “Mau Mau” Lima
Faixa preta formado pela GF Team, Robson se tornou especialista no golpe de Masahiko, desenvolvendo ataques da chave em diversas situações de luta e surpreendendo sempre seus adversários com sua Kimura.
Mau Mau utiliza a Kimura como defesa de queda, ao atacá-la quando o adversário entra um Double leg ou Single leg, utiliza a Kimura por cima, durante sua passagem de guarda e também nos 100Kg, por baixo, na meia guarda ou guarda. É incrível!
Seja qual for a situação de luta, Robson consegue visualizar a Kimura e executá-la como ninguém! O melhor de tudo, é que todos os ajustes e detalhes estão disponíveis em um de nossos cursos! Adquira nosso curso e comece a aplicar a histórica chave Kimura de Masahiko Kimura com os ensinamentos de um especialista na posição!
A KIMURA DO “MAU-MAU” - A KIMURA COMO UM ESTILO DE LUTAR JIU-JITSU (ACESSO ONLINE)