Jamais Converse Durante O Rola Nos Treinos De Jiu Jitsu

Jamais Converse Durante O Rola Nos Treinos De Jiu Jitsu

Todo praticante de Jiu Jitsu em todos os treinos espera ansiosamente pela hora dos rolas, pois é nesse momento em que ele coloca em prática suas técnicas, sua, cansa, relaxa a mente. Para muitos é a hora em que o Jiu Jitsu se concretiza, e assim muitos atletas negligenciam a parte técnica para dar atenção somente aos rolas.

Tanto a parte técnica quanto a parte dos rolas são importantes na mesma medida, porém se negligenciar a parte técnica, seus rolas não fluirão da maneira que deveriam, por isso as duas partes precisam ser trabalhadas em conjunto.

Mas mesmo assim a preferência da maioria é a hora do rola, o embate, a luta, a disputa de ganhar ou perder, mexe com a cabeça da galera dando mais emoção a vida de lutador.

A hora dos treinos é a hora sagrada para os praticantes onde eles tentarão de todas as maneiras vencer a técnica de seu amigo de treino utilizando sua técnica. Porém em toda academia tem aquele cara que a todo o momento interrompe o rola, para conversar, brincar ou fazer explicações. Geralmente as interrupções antecedem uma finalização que ele poderá vir a sofrer ou então quando o mesmo se encontra em situações de riscos e mesmo com a desculpa de ensinar todos sabem que o objetivo da interrupção é se livrar do perigo sem passar vergonha.

Mas o que ocorre é totalmente o oposto. O praticante deve saber que esta conduta é uma das que mais desagradam seus colegas de treino. Todos estão concentrados em ter a melhor performance possível e conseguir aplicar aquilo que aprendeu da maneira correta e quando ele consegue encaixar seu oponente o interrompe. Uma ou outra vez pode ser até tolerável dependo de quem você está treinando, no entanto se for algo recorrente algumas pessoas irão evitar o treino com essa pessoa, pois não considerariam como um treino válido.

Sempre que estiver no espírito de treinar deixe seu ego do lado de fora do tatame, ali não é uma competição e vocês estão ali um para ajudar o outro e não para decidirem quem é o melhor ou pior da academia. Se por acaso seu companheiro encaixar uma finalização e você perceber que, apesar de todas as tentativas você não consegue se livrar da posição e ainda corre algum risco de se lesionar, tenha a hombridade de dar os três tapinhas e deixe o orgulho de lado e comece de novo. Isso é bom para você e para seu amigo que todos os dias empresta seu corpo para que você possa refinar a sua técnica.

Seus treinos devem ser um teste para a competição, a hora que o bicho pegar mesmo você terá que dar seus pulos e tentar se livrar da posição na técnica, conversar, brincar, tentar explicar qual é o ajuste da posição não vai te salvar.

Por isso a melhor maneira de se livrar de posições perigosas e finalizações encaixada é saber as defesas corretas de cada golpe. Todos nós falhamos ás vezes em dar mais ênfase aos ataques do que as defesas que também são importantes para nos preparar para lidar com inesperado. “É sempre melhor saber e não precisar, do que precisar e não saber”.

Se precisar aprimorar suas defesas você pode contar com uma das maiores feras do esporte que desenvolveu um manual de defesas para te ajudar a se livrar das piores posições possíveis: o nome desse monstro é Bernardo Faria! Esse cara já é conhecido por ter uma meia guarda infalível, além de uma passagem de guarda assustadora e também e um mestre nas defesas, onde ele consegue transformar situações ruins em favoráveis e ainda consegue surpreender seus adversários.

Leia Mais Sobre Bernardo...

Brincadeiras Durante o Rola

O tatame é um local de amizade onde as pessoas acabam se afeiçoando umas as outras, aumentando a intimidade entre elas podendo fazer com que surjam brincadeiras e conversar alheias ao Jiu Jitsu durante o treino. A academia não é um quartel general porém em respeito a seus amigos e a seu mestre ou professores evite conversar durante o rola, deixe para conversar fora do horário do treino ou naqueles momentos em que estão descansando. Brincadeiras agressivas devem ser evitadas, ali é um lugar onde deve imperar o respeito e a disciplina que são os princípios em que se baseia a nossa arte.

Devo então ficar mudo?

Não é isso que queremos dizer, hora de treino é hora de treino, depois dele sobra muito tempo para conversar ainda. Porém haverá momentos em que você precisará se comunicar com seu companheiro seja para protegê-lo, ou para informar alguma lesão, por exemplo.

Suas forças e sua mente devem estar totalmente focadas ao objetivo do treino que é fortalecer seu jogo, afiar sua técnica e corrigir seus erros, para que na hora da competição você esteja totalmente preparado para vencer os oponentes que irão cruzar o seu caminho.

O seu tempo é preciso cada minuto é importante sugue o máximo que puder de seus professores e de seus companheiros de treino. Se quer se tornar um atleta profissional e vencer competições seus treinos deve simular o que seria o mais próximo da realidade e assim quando chegar na hora do confronto real você estará habituado com treinos firmes.

Quer melhorar seus rolas?

Se você precisa melhorar seus rolas provavelmente você precisa investir nas repetições. Trabalhar a parte técnica é de suma importância para ter um bom resultado tantos nos treinos quantos nas competições.

Por isso a equipe do BJJFANATICS preparou para você um excelente material onde você aprenderá as posições mais maneiras e mais eficientes para incluir no seu jogo e poderá assim surpreender todos os seus oponentes.

Feras como Eduardo Telles Bruno Malfacine e Rodrigo Cavaca e eles estão esperando você para te ensinar todos os detalhes e todos os segredos de suas principais posições para que você consiga revolucionar seus treinos, seus resultados e possa se tornar verdadeiros campeões assim como eles!!

Não fique de fora e venha adquirir logo o seu!!

O TUTORIAL DO TRIÂNGULO COM RODRIGO CAVACA (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

COMO LUTAR CONTRA O ADVERSÁRIO MAIOR, MAIS FORTE E MAIS PESADO: GUARDA BY BRUNO MALFACINE (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

TUDO SOBRE A GUARDA TARTARUGA COM EDUARDO TELLES

COMPRE AQUI

 

 

Marcadores