Jamais Peça Faixa Ou Graus Ao Seu Mestre De Jiu Jitsu!

Jamais Peça Faixa Ou Graus Ao Seu Mestre De Jiu Jitsu!

Ano novo é sinônimo de vida nova, novas metas, novos projetos dentro e fora do Jiu Jitsu. No entanto, durante o ano ainda podem permanecer alguns velhos hábitos inadequados, como por exemplo, pedir faixa ao professor.  Infelizmente,  ainda há aqueles alunos que tem esse comportamento, só não dá para afirmar se é por falta de desconhecimento da filosofia do esporte ou se é por falta de noção mesmo.

A faixa independe da cor que seja, tem um grande valor para o aluno, porque ela certifica que ele venceu bravamente uma etapa e está pronto para o próximo degrau. Conquistar uma mova faixa é uma das melhores sensações da vida de um Jiujiteiro, ela vem junto com a sensação de dever cumprido ao mesmo tempo em que acompanha aquele frio na barriga causado pela ansiedade perante os novos desafios da nova graduação.

Porém uma das coisas mais desagradáveis que um aluno pode fazer é pedir ao professor a nova faixa. Isso não quer dizer que você não pode questioná-lo educadamente para esclarecer em sua cabeça os verdadeiros motivos pelos quais você não foi ou não será graduado.

Fique tranquilo, seu professor não vai esquecer de você, se ele resolveu esperar mais um tempo para amarrar uma nova faixa em sua cintura ele tem seus motivos e saberá exatamente a hora certa de te dar essa nova missão dentro do BJJ.

Quais são os critérios de graduação mais utilizados

Cada academia tem suas regras e seus critérios no entanto, podemos destacar três deles que são os mais comuns dentro das academias de Jiu Jitsu:

1)Exame de Faixa

Muitas academias adotam esse sistema de exame de faixas. Para conquistar sua faixa o aluno faz um exame, como o próprio nome já diz. Neste método de graduação o mestre ou professor pedirá ao aluno que execute algumas posições como quedas, raspagens, passagens e finalizações, a quantidade de posições e o nível de dificuldade variam com cada graduação. A partir daí o aluno é avaliado e o exame define se será graduado ou não. O ponto positivo deste sistema é que demonstra na prática o nível de conhecimento do aluno, no entanto, alguns não adotam esse método por acharem que fica algo robótico já que o aluno decora as posições com finalidade de passar no exame, o que não indica que ele saberia utilizá-las em uma situação real, seja no rola ou em competições.

Mesmo com os que são contra esse procedimento, ele é considerado eficiente, pois obriga, de certa forma, que o aluno estude e entenda mesmo que forçadamente o Jiu Jitsu e suas técnicas.

2)Graduação por merecimento

Essa graduação é bem comum, não há muitos questionamentos a cerca dela. O objetivo de graduar por merecimento e nivelar os alunos da mesma academia. Por exemplo, quem nunca torceu para um faixa branca sinistro da academia pegar faixa azul logo porque ele passa o carro em muitos graduados? É de vez em quando aparecem uns aliens nas academias que precisam graduar logo. O problema desta graduação é que existem alguns casos que a faixa exige um tempo mínimo de permanência. Os prazos são estabelecidos pela Confederação Brasileira de Jiu Jitsu. Esse é o caso em que poderá haver alguns questionamentos, mas o nível do atleta responde por si só.

3)Tempo

Além do que já foi abordado acima ainda existe o fator tempo. Esse sistema é mais utilizado para aqueles atletas que utilizam o esporte como hobby e não se preocupam em manter uma rotina diária de treinos intensos, estão ali para praticar uma atividade, ou então porque gostam de artes marciais ou simplesmente para aliviar o estresse do dia a dia. Neste caso é difícil estabelecer um critério de graduação mais específico do que o tempo, geralmente esse caras não são os ninjas da academia, não são competidores e não há outro modo de graduarem senão pelas horas de tatame. O maior problema desta graduação é a formação de atletas que tenham um nível que não seja o adequado a faixa que ele virá a carregar na cintura, porém a experiência e o conhecimento adquirido na caminha precisam ser levados em consideração.

Enfim, o aluno deve procurar saber qual é o critério que seu professor utilizará para graduá-lo. Esse esforçar ao máximo para ser um bom atleta, pois ele deve ter a consciência de que graduar é lindo, mas a faixa não desamarra da cintura dele e vence o adversário sozinha!Pedir faixa só reforça que ele ainda não a merece, pelo fato de não ter entendido a essência do Jiu Jitsu!

O que fazer para graduar mais rápido?

Se você não é o cara mais talentoso da sua academia, você deve treinar e estudar Jiu Jitsu duas vezes mais que qualquer pessoa que conheça. O Jiu Jitsu é um esporte que utiliza mais a mente do que o corpo. Se você se dedicar muito, fazer repetições, estudar posições, conhecer a história do Arte Suave, a graduação chegará até você antes do que imagina. Preocupar-se somente com a faixa afasta você ainda mais dela.

Aprenda novas posições, foque nos detalhes, saia da sua zona de conforto e busque o máximo de conhecimento que puder e assim você será bem sucedido no BJJ.

Quer alavancar seu jogo dentro do Jiu Jitsu?

Conte com a equipe do BJJFANATICS!! Nossa site está cheio de posições especialmente para você que quer ser diferenciado dentro do seu esporte, desde as mais básicas como a kimura de Robson Mau Mauaté a infalível meia guarda invertida de Jake Mackenzie .

Não perca tempo e se torne uma fera no BJJ!!

COMPRE AQUI

O MANUAL DA MEIA GUARDA INVERTIDA COM JAKE MACKENZIE (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

A KIMURA DO “MAU-MAU” - A KIMURA COMO UM ESTILO DE LUTAR JIU-JITSU (ACESSO ONLINE)

COMPRE AQUI

 

Marcadores